Cemitério do Axixá, o descaso continua | Blog do Louremar

terça-feira, 19 de julho de 2011

Cemitério do Axixá, o descaso continua

Até o portão da entrada privativa que o vereador Nezinho Moura construiu já foi arrancado

Túmulo aberto, localizado à direita do portão principal do cemitério
Acredito na vida depois da morte do corpo. O corpo é um invólucro que contém a alma. Depois de extintas as forças vitais resta o corpo que se desintegrará com o passar do tempo. Não imagno - como os egípicios com suas mumificações - que o corpo deva ser preservado para uma nova vida. Nem por isso acho que devamos jogar aos cachorros os restos mortais dos nossos parentes que falecem. Além de falta de respeito seria uma questão de saúde pública.

Há dois destinos possíveis para o corpo de uma pessoa que falece: o sepultamento ou a cremação. No Maranhão não há forno crematório. Resta aos vivos sepultarem os mortos, seja em covas simples – de 7 palmos cavados na terra – seja em mausoléus. É uma providência para dignificar a passagem de pessoas que viveram, criaram famílias inteiras, trabalharam, contribuíram para o progresso da cidade.

Pena que nem todos pensem assim. A Administração Pública de Bacabal não pensa.

Essas fotos são do cemitério do Axixá, na rua Djalma Dutra. Foram tiradas ontem. É um descaso total com os falecidos. O cemitério é administrado pela Secretaria de Obras, que tem como titular o engenheiro Nonato Chaves. Para informação do leitor, ele quer ser candidato a prefeito.


Dia desses vi o engenheiro Welbert Oliveira, que também é do quadro da Secretaria de Obras, no maior sufoco. Haviam carregado a proteção de ferro do túmulo da sua mãe. Dona Santa faleceu há pouco tempo. O ladrão chegou, arrancou o gradeado e foi embora. Não fosse pela intervenção de policiais militares, a família teria que mandar fazer outro gradeado. O ladrão carregava o gradeado de ferro nas costas, quando foi abordado pelos PMs abandonou o produto do furto e fugiu.

A família de Dona Santa, composta por pessoas que trabalham honestamente e pagam seus impostos, precisava passar por esse constrangimento? O problema é que o descaso existe em todos os setores e ninguém contesta nem reclama. Dá nisso.

Ontem, cheguei no cemitério. Fui com meu irmão visitar o túmulo do nosso pai. Ao vigilante perguntei se não tinha uma enxada. Ele me veio com essa: eu tenho em casa, não deixo aqui senão a turma leva.

Precisamos contratar um vigilante para vigiar o vigilante? Na verdade ele não tem culpa. Eles não tem apoio nenhum. Os marginais chegam e os ameaçam. Eles não tem coragem de ficar no cemitério depois das 17 horas e se tornarem alvo dos delinqüentes.

Precisamos de verdade é contratar administradores que tenham compromisso com o povo. Com o povo vivo e com o povo que já faleceu. Ano que vem será aberta a temporada de contratação desses administradores, é a eleição.


A foto abaixo  é do mausoléu da família Moura. O expoente político da família é o vereador Nezinho Moura. Usando da sua influência ele construiu uma entrada particular para a sua família. Colocou um portão no muro que dá para a BR 316. Gastou dinheiro para ter mais comodidade. Foi o caminho mais curto do que cobrar um cemitério adequado para todos os cidadãos.

O portão vivia trancado. Só era aberto quando alguém da família ia visitar o suntuoso túmulo recoberto de granito. O problema é que os marginais não respeitam nem vereador. Arrancaram o portão de alumínio e levaram para vender no quilo. As pedras de granito estão sendo retiradas pouco a pouco.

Entrada privativa da família do vereador Nezinho Moura
Será que desta vez o vereador vai mandar por um novo portão, cuidar apenas de si? Ou será que vai engrossar a voz da Imprensa que denuncia, clamando que tenham mais respeito para com todos os cidadãos?

Fotos: Lourenço Alves Júnior

16 comentários:

  1. Ora, se nem com os vivos esses pilantras se preocupam, imagine com os mortos.
    Não deveria acontecer esses descasos, porque verbas veem. Porém, a incompetência e a corrupção os dominam.
    Quando fazem alguma coisa é com fins eleitoreiro; e pior é que existem muitos tolos que por qualquer realização de suas obrigações, os enchem de elogios.

    ResponderExcluir
  2. Falta de vergonha e de respeito isso mais tambem quem toma de conta dos cemiterios é o lezado do irmão do prefeito agora duvido se as fazendad e a mansão dele estão assim .

    ResponderExcluir
  3. Caro Louremar.Primeiramente parabéns pela matéria,principalmente quando você menciona a familia Moura a qual tem a representação do Edil Nezinho Moura. Sempre disse que a construção daquela entrada privada era totalmente imoral. Mas por outro lado chego a dar-lhe razão. Então vejamos: ja pensou que para chegar até o tumulo dos nossos mortos, precisamos fazer um grande malabarismo e não podemos deixar de passar em cima das demais sepulturas, porque o cemitério foi construido sem nem uma organização.Tem pessoas que não sabem mais onde estão sepultados os restos mortais de pessoas da familia e no dia de finados acendem velas no cruzeiro. Culpa da atual administração...eu acho que não. Culpa seria, se esse cemitério tivesse sido construido há dez anos atrás. Todos estamos carecas de saber, que cemitérios os administradores só olham para eles no mês de outubro para que no dia de finados esteja limpo e pintado, não é pratica especificamente do atual prefeito e sim de todos que passaram comandando o município.Quem tem culpa dos vigias serem medrosos e não ficarem no seu local de trabalho à noite e os marginais já sabem disso e aproveitam. Vi na matéria muitos tumulos quebrados e violados,é uma tristeza. Cabe a familia de cada um dos mortos ir a policia e fazer BOS. O prefeito não pode ser responsabilizado pelo vandalismo.Os vigias estão lá para evitar. Fico triste com essa situação aqual Dr. Nonato Chaves também não tem nem uma culpa e não podemos associar a sua suposta candidatura, seria querer cruscificá-lo

    ResponderExcluir
  4. Caro RC. A atual administração nao tem culpa pelo traçado dos tumulos no cemitério. Por isso, deveria fechar os olhos?

    Falei do Secretário Nonato Chaves pq os cemitérios - dentro do organograma do município - são responsabilidade da Secretaria de Obras.

    Culpar os vigias é demais. Se são inoperantes, a culpa é de quem permite que sejam assim, e quem é que tem poder para puni-los? ta vendo onde é que o Scretario de Obras entra na história?

    Compete aos vigias conservar o cemitério? Roçar, drenar um túmulo que está debaixo d´água bem por trás da Duvel? Dê uma olhadinha caro leitor.

    Sobre ele ser candidato. Só citei para demonstrar o tino administrativo com a coisa pública. Como disse o outro leitor, se fosse com a coisa privada, teriam mais zelo. Lamentável.

    E para que não paire dúvida. O túmulo do meu pai, não foi violado. Está intacto. Clamo pelo dos outros. Não denuncio coisas que afligem apenas a mim, mas à coletividade.

    ResponderExcluir
  5. esse povo naum tem jeito o que custa conservar os cemiterios ???

    ResponderExcluir
  6. Defenda essa R.C o transito de Bacabal ta uma baçunça ninguem ver mais faixas ,sinais estão quebrados,guardas só olham,ta tudo uma baçunca

    A saude então vixe nem se fala nem seringa tem os pobres dos funcionarios estão com 3 meses de salario atrasados ahh fiquei sabendo que sua boquinha lá tambem ta atrasada ...agora defenda e diga que é mentira.

    ResponderExcluir
  7. SOMOS GÓTICOS E FREQÜENTO O CEMITÉRIO POSTADO
    EM REPORTAGEM NO RONDA DA CIDADE (PROGRAMA DE IMBECIL)COLOCARAM CULPA EM NOSSA EXISTÊNCIA, MAS SOMOS COMPLETAMENTE INOCENTES E SEMPRE SEREMOS... AMAMOS CEMITÉRIOS E PARA NÓS GÓTICOS É COM SE FOSSE UMA PRAÇA OU ATÉ MESMO NOSSO CONFORTO QUE NÃO ENCONTRAMOS EM CASA E NEM EM "TURMINHAS".
    VAMOS AO CEMITÉRIO PARA LER LITERATURAS GÓTICAS, BEBER VINHO. LER POESIAS ROMÂNTICAS E TRÁGICAS, FAZER POESIAS,COMPOR MÚSICAS, EXPRESSAR À UMA PESSOA DA MESMA CULTURA OU classe SOCIAL EM QUE VIVEMOS, PENSAR NA VIDA, NAMORAR... MAS NÃO VADIAR COMO JÁ VI VARIAS PESSOAS DROGADAS
    VICIADAS EM ALGUM TIPO DE DROGA FURTANDO TÚMULOS.

    COMO JÁ SE É DE LEI TODO CEMITÉRIO DO BRASIL E DO MUNDO TEM QUE TER SEGURANÇA " 24 HORAS" E TAMBÉM MAIOR CONFORTO PARA OS VISITANTES DE PARENTES FALECIDOS,COMO: PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO DENTRO DO CEMITERIO, PRAÇA DE REPOUSO E SANTUARIO; QUE É O QUE NÃO ACONTECE EM NOSSA CIDADE...

    ABRAÇO A VOCÊ E SUA FAMILIA ESPERO QUE TENHA COMPREENDIDO TUDO QUE EU DISSE... BEIJOS NA ALMA ... DE "VAMPPDARK"

    ResponderExcluir
  8. Sim,vamos cuidar dos cemiterios, conservando o patrimonio que ali existe expulssando daquele espaço os usuarios de droga que ali se alojam como tambem essa turma dos góticos que nada tem a oferecer de bom a nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  9. Só em bacabal, determinada familia tem acesso diferenciado ao cemitério, será pela importancia economica, politica, ou pelo descaso administrativo das autoridades representativas do povo...

    ResponderExcluir
  10. É MAS A REALIDADE VAI MUDAR A POLITICA ESTÁ CHEGANDO E MAIS DO QUE NUNCA ESSE GRUPO VAI MOSTRAR SERVIÇO...E O POVO CARENTE E NECESSITADO VAI AGRADECER COM MAIS UM VOTO DE CONFIANÇA E 4 ANOS DE AGONIA CONTINUARÃO...É A REALIDADE A CONSCIENCIA POLÍTICA NÃO É PARA TODOS. VAI SER SEMPRE JOGANDO COM OS SENTIMENTOS DE POVO, COM A NECESSIDADE DOS MESMOS, POR ISSO QUE NÃO DESENVOLVEM PLANOS DE EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA NÃO ESCLARECER AS PESSOAS.

    ResponderExcluir
  11. MEU IRMÃO ESSA E A CARA DE BACABAL...SE OS ATUAIS POLITICOS Ñ ESTÃO RESPEITANDO NEN OS VIVO Q AINDA PODE REIVINDICAR ALGO....ELES VÃO RESPEITAR OS MORTOS???
    OS POLITICOS DE BACABAL SÓ SE PREOCULPA NOS ENTERRESE DELES PROPRIOS

    ResponderExcluir
  12. GÓTICOS ??? VAGABUNDO JA MUDOU DE NOME VCS SÃO UM BANDO DE DESOCULPADOS DEVIAM TA EM CASA ESTUDANDO ..

    ResponderExcluir
  13. R.C- Ruy Carvalho20 julho, 2011 18:52

    Querido anonimo, como você espera mudar essa situação? com a política que vem ai? É só mais uma politica companheiro. Tantas já tiveram mais a situação é a mesma.Não vai mudar nada...ou nelhor só vai mudar a colêra...o resto você sabe.

    ResponderExcluir
  14. Concordo plenamente quando você se refere ao pessimo estado do transito de Bacabal. Na realidade o descaso é muito grande. Os poucos semaforos que tem, a sua maioria não funciona e causa uma bagunça terrivel nos cruzamentos, e o pior é que os chamados guardas municipais que não servem para coisa alguma não fazem nada para amenizar a situação muito embora eles esteja sempre de bando conversando nos cantos ignorando o que está acontecendo. O que eles mais aprenderam no treinamento que fizeram, foi extrair multas.Quanto a salários de saude que está atrasado e a situação da saude em Bacabal, é um problema da administração municipal. Você está mal informado a meu respeito...não sou funcionario da prefeitura e nem recebo por nem um serviço prestado.As vezes defendo porque vocês que não olham com bons olhor só tem criticas destrutivas. Um abraço

    ResponderExcluir
  15. Que bom que o tumulo do seu querido pai "ainda" não foi violado. Caro Louuremar, vigia não é para capinar cemitério, você tem toda razão, mas você é testemunha durante toda a sua existe
    ência, me fale com honestidade: quais dos prefeitos que você conheceu que conservava cemitério limpo o ano todo? Você sabe que ninguem. No mês de outubro todos serão limpos, os tumulos serão consertados e o povo por alguns dias vão esquecer este nosso questionamento. Te admiro pela tua inteligencia e por ter resposta pra tudo.

    ResponderExcluir
  16. Os políticos deveriam respeitar os mortos, afinal até eles, respeitosamente, votam nas eleições. Vez ou outra a Justiça Eleitoral descobre que vários eleitores já falecidos estão votando

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com