Igreja reconhece comunidade quilombola de São Pedro, em São Luis Gonzaga | Blog do Louremar

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Igreja reconhece comunidade quilombola de São Pedro, em São Luis Gonzaga

A Comunidade Quilombolas de São Pedro recebeu na semana passada, dia 27, pela primeira vez a celebração de uma missa, a Comunidade é certificada pela Fundação Palmares como Comunidade Quilombolas e ate então vem lutando para receber infraestrutura ou políticas sociais. A Comunidade vem sofrendo há anos pressão do suposto dono da terra Zé de Sousa para que saiam das terras. Ele vem impedindo a implantação dessas infraestruturas na Comunidade.

A Comunidade foi impedida de receber implantação como escolas, igreja, estrada, energia e unidade habitacional; mais com a realização dessa primeira missa na comunidade, o sonho de ter essas infraestruturas aumentou.

Na organização dessa primeira missa que serviu como um protesto estava o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras rurais e a Igreja Católica de Bacabal e São Luis Gonzaga, com apoio de varias instituições como, Associações Quilombolas e não Quilombolas, Secretaria de Educação, Museu Ivaldo Ribeiro da Silva, Caritas, vereador Eleonilson e outros.

Com essa missa e o apoio das organizações que manifestaram o repudio ao descaso com aquela Comunidade, todos esperam dias melhores. O Secretário Agrário do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras rurais, Nelson Castro de Aguiar, informou a todos da luta do Sindicato junto a órgãos de governos estadual e federal para que seja implantada a infraestrutura básica na Comunidade. Disse ainda que esta acompanhando e denunciando os desmandos que vem ocorrendo ali.

A Secretária de Educação, Carmem Lucia, comunicou a Comunidade que foi conseguida junto a Secretaria de Igualdade Racial, convênios para ser implantada uma escola quilombolas na Comunidade, e que em breve a escola será construida pelo governo municipal.

Depois da missa a manisfestação continuou com as Comunidades Quilombolas fazendo apresentação culturais; bumba-meu-boi, tambor de criola, terecô e outras.

Extraído do site http://www.g1sucesso.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com