Obra de esgotamento em Bacabal é uma sucessão de desatinos | Blog do Louremar

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Obra de esgotamento em Bacabal é uma sucessão de desatinos


Com recursos do Governo Federal, a Prefeitura de Bacabal está realizando uma obra de esgotamento sanitário. É uma rede que vai levar o esgoto das casas para um lugar incerto. A confusão é grande.

Há quem considere que os canos não suportarão a demanda. Ninguém explica nada.

Todo tipo de erro há na obra. Não existe quem sinalize o trânsito nas áreas onde está sendo realizado o trabalho. Não há sinalização. A construtora responsável não cumpre com o seu papel, deixa o serviço ao ‘deus dará’ e os funcionários ainda negociam o patrimônio público.

Construtora Consulplan expõe funcionários a graves riscos


A construtora Consulplan é a empresa contratada para cortar as ruas da cidade, instalar a tubulação central e deixar caixas de contenção na calçada das casas, tudo interligado.

Está faturando rios de dinheiro para isso. No entanto, os funcionários da empresa são expostos a toda sorte de perigos. Trabalham com calçados em sandálias de dedo, de calção, sem capacete e sem óculos de proteção.

Uniforme é luxo. As ferramentas são aquelas usadas desde a antiguidade da história humana. As ruas são cortadas na picareta. Os pedaços do asfalto saltam longe a cada golpe do instrumento. Se vão atingir os olhos do funcionário ou não, isso não importa para a Consulplan.

Depois dos canos enterrados no solo. A Consulplan age como se não tivesse mais nada a ver. Joga terra em cima e sai de fininho. Pelo contrato deveria fazer o recapeamento asfáltico. Não faz. Vai sobrar para a Prefeitura fazer o serviço. Logicamente que sobra para o bolso do contribuinte que paga duas vezes pelo mesmo serviço.

O material extraído, o cascalho do asfalto, está sendo negociado. O material retirado de muitas ruas já foi, parte doado, parte vendido. Um absurdo.

Prefeitura se comunica muito mal


Até o prefeito Lisboa já sabe que a sua Administração se comunica muito mal. Isso não é novidade. O que se espera de toda Administração é que informe ao povo como está trabalhando. Isso quando trabalha.

Comunicar as ações de Governo é algo muito distante de fazer propaganda do Governo. É preciso profissionalismo e técnica, acima de tudo, para não cair no engano de que divulgar é fazer campanha eleitoral.

O resultado é o que apontou a pesquisa qualitativa que o prefeito Lisboa encomendou e que repousa na sua mesa de trabalho como ponto de reflexão de todos os dias.

A população não confia na Administração. Nem reconhece que o Administrador tenha boas intenções. Um exemplo é a antiga 'Praça do Bolo'. Uma praça tradicional, mas feia. Muito feia.

Agora resolveram construir uma nova. As árvores que existiam foram arrancadas pela raiz. Mas quem disse que o povo confia que será feito algo de bom?

Os comentários são de que será nos padrões da praça Cleomenes Falcão. Todo mundo sabe no que resultou. Cimentaram a praça que virou um grande largo. Apenas isso.

No caso da obra do esgotamento é a mesma coisa. As pessoas não confiam que será concluída. E se for, não crêem que será útil para a coletividade. Lisboa chega ao final do seu mandato blindado em relação à realidade e muito mal assessorado.

10 comentários:

  1. agente ja sabe aonde esse dinheiro ta indo parar nas mãos dos agiotas e em compras de fazendas

    ResponderExcluir
  2. Caro Louremar,
    em primeiro lugar parabéns por você voltar a postar matérias como essa, para que possamos postar os nossos comentários. Essa obra de esgotamento sanitário é um verdadeiro fiasco. Está ligando nada a coisa alguma.Para você constatar essa malandragem, basta você acompanhar discretamente as cavações, na hora que inicia até a hora que finaliza para você ver como estão roubando a consciencia dos contribuintes de Bacabal. Os canos são finissimos e num futuro bem proximo em todos os cantos da cidade vai haver uma explosão de merda justamente por falta de escoamento dos dejetos que estão sendo acumulados naquilo que eles chamam de cano central. Essa obra está causando muito constrangimento principalmente para que tem carro. São muitos buracos que estão danificando a maior parte dos veículos de Bacabal. O mais interessante é que escavaram a porta da casa de Lisboa até mais para a frente, e com menos de 24 horas a porta de Lisboa já estava totalmente asfaltada.Para Lisboa, o resto que se exploda.

    ResponderExcluir
  3. Essa obra é a prova viva do dinheiro público caindo pelo ralo. Não chega a dois anos para haver entupimentos e mais uma a vez quebra das rua, isso se realmente for feito as ligações das casa para esse famigerado cano central. Pois só se não ligarem as casas ao cano central para não haver entupimento. Parabéns Louremar pela excelente matéria jornalística.

    ResponderExcluir
  4. louremar que tal localizar alguen da construtora . e fazer todos os questionamentos nescessario. ao inveis de ficar especulando sem nenhum conhecimento tecnico.

    ResponderExcluir
  5. falar sem conhecimento tecnico é tentar advinhar, bom mesmo e ouvir algum engenheiro ou algum tecnico de quem esta execultando a obra, ou um engenheiro da nossa cidade

    ResponderExcluir
  6. Penso eu que o esgotamento se refere à água, esgoto e fezes. Precisamos nos reeducar para colocar lixo na lixeira e parar de jogar plástico, garrafas, palitos de picolé e etc. na rua. A cidade é nossa, Precisamos Ajudar.
    Agora é triste ver que a empresa contratada não valoriza seus funcionários, nem se preocupa com seu bem estar.
    Louremar, a quem caberia uma intervenção: Ministério Publico ou Ministério do Trabalho?

    ResponderExcluir
  7. Ótima matéria Louremar, quero aqui frizar sob a praça São José, a conhecida "praça do Bolo", desde pequeno resido na rua Rui Barbosa e foi crescendo e acompanhando a decadência deste bem público, que deveria servir de ponto turístico de Bacabal, já que possui uma excelente localização e por ser vizinha ao colégio 17 de Abril que é bastante popular. Nas últimas administrações a praça não foi bem tratada pelos gestores e agora vem com esta reforma, atrasada e com fins puramente eleitorais, com toda sinceridade, espero que esta praça fique bonita, porém já começaram mal ao cortar duas árvores antigas, que faziam sombra, e com sua simplicidade traziam beleza ao lugar; isto para mim foi um crime ambiental. Reformar eles podem, já era para terem feito isso, agora destruir não, isso não; Não quero que a praça do Bolo siga o exemplo da Pç. Cleomenes Falcão ou do nosso Calçadão.

    ResponderExcluir
  8. Louremar e a praça do bolo???????????? O que vc acha daquela destruição???????

    ResponderExcluir
  9. louremar sera que esses canos vão suportar?precisamos fiscalizar esses recursos do governo federal,porque esse prefeito é capas de tudo pra se dá bem...

    ResponderExcluir
  10. Entro com uma pergunta: como o Prefeito conseguiu estes recursos federais?

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com