Mais um clube social é vendido em Bacabal | Blog do Louremar

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Mais um clube social é vendido em Bacabal

Depois da venda nebulosa do Clube Recreativo Icaraí, agora foi a vez de ser comercializada a sede da União Artística e Operária Bacabalense.

Eram dois ícones dos tempos de glória da cidade, onde a sociedade se reunia em clubes. O Icaraí era o clube da elite dominante (releia), onde não entrava nem pobre, nem negros. Restou aos operários criarem seu próprio espaço de diversão e assim ergueram a União. Em tempos de eleição para diretoria, o termo menos adequado era ‘união’, até tiros chegaram a ser disparados em mais de uma eleição, daí o apelido jocoso usando entre os sócios de ‘desunião artística’.

Foto: Google Maps

O prédio, na rua Magalhães de Almeida,  foi vendido para a construção de uma clínica particular, segundo apurou o blog. Existe a intenção da diretoria de construir uma nova sede, nos moldes mais modernos, com parque aquática, em um terreno situado na avenida João Alberto de Sousa.

A União guarda muitas histórias. Da apresentação de artistas famosos e outros nem tanto, como o episódio protagonizado no início dos anos 80 pelo jovem Antonio Cutrim. Filho do conhecidíssimo Gramichó, Antonio resolveu incorporar o cantor Sérgio Rickete e apresentou aquele que talvez tenha sido o único show da sua carreira. Em destaque as músicas ‘Filé sem osso’ e  ‘No pilão da vovó’.

10 comentários:

  1. muito triste, esse predio tem valor de patrimonio historico em Bacabal, contudo, nossa cidade nao tem noção desses termos tendo em vista o pouco acesso a leitura principlamente de historia e patrimonio. Nao esqueço do cinema no centro q ao inves de reformarem, destruiram tudo... Cidade sem memoria, sem historiografia, sem instituto historico, sem museu... estao enterrando a historia de nossa cidade com atos como esse, e tudo em nome do "progresso"... muito triste viu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que pelo menos o registro fotográfico vamos ter?!!

      Excluir
    2. É SIMPLES, QUALQUER UM PODE TIRAR QUANTAS FOTOS QUISER E NÃO VAI PAGAR NADA.ORAS....

      Excluir
  2. Meu amigo louremar, acabo de voltar aos velhos tempos do sucesso ""filé sem osso e pilão da vovó"", rsrsrsrs, tão bem comentados pelo nosso saudoso amigo kebeke, naquelas rodadas de chopp após a apresentação do "Boi Bacaba", muito obrigado pelas lembranças e é lamentável saber que mais uma parte da história de Bacabal sairá de cena, mais o seu amigo SANDRO MARINHO, agora morando em Rosário nunca irá esquecer dessas coisas hilárias que nunca irão arrancar de nossas mentes. saudades desse tempo. "coisa nossa, vanguarda, barão de tefé etc.

    ResponderExcluir
  3. Aqui em Bacabal o povo tem mania, não sei se por falta de conhecimento cultural e histórico, de eclodir os princípios culturais. Quem não se lembra que Dr. Nonato Chaves, politico, presidente da Camara em tempos que não vão longe foi o demolidor da primeira casa sede da fazenda Bacabal(antes sitio dos Abreus) que foi construida quase no começo da nossa história sem nenhum sentimento e apego com as coisasa do passado? Foi dele a ideia dessa demolição sem dizer ao padre qual o significado daquela casinha que guardava um pouco do muito da nossa história e mesmo assim ele ainda queria ser prefeito de Bacabal. A venda do Clube Icarai para que no çocal venha a ser construido um conjunto habitacional, também e mais uma gressão a nossa história. Me lembro que a primeira vez que vim a Bacabal foi para trazer Nonato e eu conjunto para fazer uma grande festa na União. Nesse tempo a rua Magalhães nem sonhava com asfalto. Hoje vamos assistir mais uma vez o final triste daquela casa que deu muitas alegrias aos seu sócios nas festas que eram realizadas tradicionalmente aos domingos.É mais um patrimonio que dentro em breve desabara os seus escombros atropelando e rasgando mais uma página histórica da nossa cultura. Ainda resta um clube para vender e quem quise comprar deve logo ir apresentando seus lances ao presidente Nonato Chaves.

    ResponderExcluir
  4. É lamentável que em nome do progresso ou simplesmente do interesse de uns os poucos prédios de Bacabal que serviam para contar a história tenham deixado de existir. Bacabal é uma cidade sem passado? Não temos mais os pés de bacaba, não temos prédios antigos, os escritos sobre a história são poucos. Ao que me consta o conhecimento mais contumaz está contido no livro "Bacabal de Sempre", de seu Raimundo Sérgio de Oliveira, no qual ele traz relatos sobre o desenvolvimento da cidade. Enfim, "um povo sem memória é um povo sem história", como diz Emília Viotti. Prof. Rubenil Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Antes que cometam esse crime contra a historia de nossa cidade e contra o patrimonio cultural, acho que vou tentar escrever um artigo sobre a União... saber das festas, de quem as frequentava, contar a historia de nossa cidade e perceber como eram as sociabilidades bacabalenses naquele momento, fazendo inclusive uma ponte entre quem frequentava o Icarai e quem frequentava a União. Dessa forma, poderíamos perceber como se dava as relações sociais e os locais de sociabilidades em Bacabal numa determinada epoca... O dificil vai ser encontrar as fontes historicas, tendo em vista a falta que se faz um instituto historico em Bacabal. Professora Kelma

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Louremar, realmente é dificil ver a demolição de uma casa que lembra muitos momentos bons de nossa Cidade, mas, foi uma proposta tentadora e com grandes possibilidades de resgatarmos o nome; isto pelo nosso projeto teremos ainda a condição de vermos nossos filhos e netos gozando e vivenciando a história de uma forma atual, isto desfrutando em uma área de lazer de um trabalho iniciado por seus avós, bisavós; Tenho a certeza de que D. Eleuzina, Seu Lourenço, Neco Cutrim e outros mais, estarão lá em cima felizes, vendo o suor de cada um deles indo a frente!!!
    Profº Wagner Cutrim

    ResponderExcluir
  7. Agora que todo mundo contou um pouquinho sobre a história de Bacabal, vem em mente as perguntas que não querem calar.

    1º Quem comprou?
    2º Qual o valor?

    ResponderExcluir
  8. Primeira resposta:
    Quem comprou? Dr. Raimundo Salazar que vai construir uma clinica.
    Segunda resposta:
    Qual o valor? Estão falando de hum milhão de reais.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com