Jaiminho, o papagaio de funeral | Blog do Louremar

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Jaiminho, o papagaio de funeral

Foto: arquivo pessoal

Do: O Dia online
Já são pelo menos 1.150 caixões de celebridades com a marca das mãos de Jaiminho. De terno e gravata, ele chega com seu 1,60 m dando os pêsames e, sem ninguém se dar conta, de repente está carregando o caixão. Assim fez com Chacrinha, Daniela Perez, Tancredo Neves, Oscarito, Cazuza, Nelson Gonçalves, Tim Maia, Irmã Dulce.
O objetivo é um só: aparecer. Jaime Dias Sabino, 83, dedicou a vida a monitorar onde estariam as câmeras de jornais e TVs para tirar uma casquinha. Em sua casa, no Rocha, coleciona mais de 300 mil aparições. O mais famoso papagaio de pirata carioca aparece nas imagens atrás da Xuxa, ao lado da Angélica, dando abraço em Itamar Franco, em treino de futebol, em matéria de tragédia.
aime veio da Bahia aos 7 anos, fugido de uma educação repressora. O enterro de Getúlio Vargas foi seu primeiro. Amor à primeira vista. “Vi que era bom, me sinto orgulhoso de prestigiar alguém importante. Se não vou lá e não seguro o caixão, fico triste”, justifica. Funcionário da Prefeitura de Nilópolis desde 64, alega representar a cidade quando chega nos velórios.
E coleciona causos: no enterro da atriz Dina Sfat, caiu dentro do túmulo com o então prefeito Marcello Alencar. No do ex-presidente Castelo Branco, pegou no caixão errado. Quer entrar para o Guinness Book, como recordista de enterros de personalidades.
Além de adorar aparecer em reportagens, também teve faceta como ator. Estrelou mais de 40 filmes e fotonovelas. Este ano é homenageado no documentário “Aqui jaz Jaiminho”, de Alex Teixeira. Em 2010, concorreu a deputado estadual, tendo como bandeira a regulamentação da profissão de papagaio de pirata.
Seu Jaiminho é viúvo e teve três filhos; hoje tem até bisnetos. Só veste terno. São mais de 300 na coleção. Costuma deitar com eles para o caso de morrer dormindo. Já deixou claro que exige a presença de Roberto Carlos e Ivete Sangalo no seu ‘grande dia’. “Imagina se esse povo todo de quem eu carreguei caixão aparecesse para carregar o meu?”
1 - No enterro de quem mais ele foi?
De Bezerra da Silva, Tancredo Neves, Jorge Lafond, Ernesto Geisel, Lauro Corona, Roberto Marinho, General Médici, Costinha, entre outros.

2 - Onde ele compra seus ternos?
Nos camelôs da Uruguaiana. Já tem mais de 200 gravatas. Ele mesmo lava as roupas, e só pede ajuda na hora de passar.

3 - Quem foi Dina Sfat?
Destacou-se em grandes telenovelas como Selva de Pedra, O Astro, Bebê a Bordo e Gabriela. Morreu aos 49 anos, em 1989, vítima de um câncer de mama.

4 - E irmã Dulce?
Morreu em 92. Seu Jaiminho foi ao enterro na Bahia. A freira ganhou notoriedade por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados.

5 - Qual o último velório prestigiado por Jaiminho?
O da Hebe Camargo. Pegou avião e foi para lá. Lamenta não ter ido no de Ayrton Senna; a família de Jaiminho impediu. 

3 comentários:

  1. A vontade que dá é indicar ulguns políticos para seu Jaiminho se preparar. Relacionar algns nomes para ele ir, desde logo, "passando o terno", para prestigiar a autoridade. Mas a cristandede me impede. Acho até que já estou em pecado. Peredão Deus.
    Mas, se os caros colegas internautas quizerem se manisfestar, e relacionar alguns nomes (mas é pecado, aviso logo). Mas roubar também é...

    ResponderExcluir
  2. É um Raimundão irmão de Sheyla, só que de gravata!!!

    ResponderExcluir
  3. Louremar!!!!
    De tudo isso da para tirar uma grande lição: Que o homem quando em vida quer ser muita coisa, limitando o ser humano através de um muro social em que muitos não têm a oportunidade se quer de um dia falar ou pegar na mão dessas criaturas famosas; no entanto, quando uma personagem grandiosa morre tem o mesmo destino que um podre, ou seja, terra na cara!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com