Redução da idade para mudança de sexo divide especialistas | Blog do Louremar

terça-feira, 23 de abril de 2013

Redução da idade para mudança de sexo divide especialistas

Do: O Dia online

O Ministério da Saúde estuda reduzir de 21 para 18 anos a idade mínima para cirurgia de mudança de sexo na rede pública. Adolescentes de 16, então, iniciariam os tratamentos hormonal e psicológico que antecedem o procedimento cirúrgido, e que duram dois anos. Além disso, a portaria que poderá ser publicada nos próximos dias vai incluir na lista de serviços do SUS operação de troca de sexo feminino para masculino. Até agora só há o oposto.

Antes da decisão final, será realizada audiência com representantes do Ministério Público Federal do Distrito Federal e Territórios, esta semana.

“Depois de um tratamento psicológico em Roma, eu operei na Tailândia, em 2009, quando tinha 24 anos, mas desde os 7 sentia o desejo de ser mulher. Achava minha voz fina e meu corpo feminino, mas sofria por não poder usar saia. Acho ótima a decisão do Ministério da Saúde. Essa cirurgia não é uma besteira, mas ocorre por causa de uma doença que leva pessoas a não se encontrarem no próprio corpo. Acho que o tratamento pré-operatório deveria ser mais rápido do que os dois anos. É um transtorno e, em casos extremos, a pessoa se multila e tenta até suicídio”, opinou a ex-BBB Ariadna Arantes, de 28 anos.

Além da redução da idade, a novidade é que o governo deverá pagar por cirurgias para retirada de mamas, útero e ovários, além da terapia hormonal para crescimento do clitóris. Já as operações para construção do pênis (neofaloplastia) e de masculinização, com fechamento da vagina (metoidioplastia), não serão contempladas.

A técnica, segundo o ministério, ainda é considerada experimental pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O investimento inicial será de R$ 390 mil por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com