Louremar Júnior, ladeado por colegas de turma |
Feira de ciência, ou multidisciplinar, como queiram, é sempre a mesma coisa. Criança que dá no meio da canela, adolescentes super empolgados, o colégio cheio de gente. Um corre-corre, barulho, empurra-empurra pra ver mais de perto.
Mas vale a pena.
Vale a pena fugir do trabalho, quando o evento é realizado durante o dia. Vale a pena sair correndo do trabalho, quando o evento é à noite.
Conhecimento? Talvez se adquira algum sim, em meio aos estandes recheados de alunos, muitos com o texto decorado na ponta da língua. Mas tem também os experimentos, com tubos de ensaio, balões, soda cáustica, o escambau.
O mais importante de tudo isso, para o aluno, é a integração e o sentimento de realização em poder mostrar que é capaz. Que após horas e horas de ensaios, ele está pronto. Mostrar que aprendeu algo.
Vale a pena.
A reação dos filhos ao verem a presença dos pais e mães, é impressionante. É nesse instante que acontece algo que não conseguiram exercitar nos ensaios. Os olhos brilham. Para eles é a maior platéia do mundo. Pelo menos a mais importante.
Para os pais é a babação.
É aí que entra o maior conhecimento adquirido. Conhecer o sentimento, a importância de pequenos gestos. Resta daí a sabedoria de estarmos construindo um futuro melhor, mais humano. Os filhos de hoje, copiarão o exemplo dos seus pais no futuro. Prestigiarão seus filhos, incentivarão. Vão desligar a televisão, desligar dos problemas do mundo e fazer maquete, decorar texto, etc.
Tenho visto poucos pais nas feiras. A maioria do público é de mães. Foi assim há duas semanas no colégio Reis Magos, quando fui prestigiar o meu filho e o encontrei metido numas luvas, trabalhando com soda cáustica, papel alumínio e bexiga de ar. Foi um show de ciências, um estouro.
Posso compartilhar e relatar tim tim por tim tim o que aconteceu. Só que o mais importante, a emoção, só poderei compartilhar com as pessoas que algum dia já foram prestigiar esse tipo de evento. Na próxima, não deixe de ir. Você verá que não é tudo a mesma coisa para quem participa.
Publico algumas fotos da feira multidisciplinar do Reis Magos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com