Ao divulgar um novo mapa do risco de dengue no Brasil. O Ministério da Saúde constatou que Bacabal não apresenta risco muito alto de epidemia de dengue neste início de 2011. O diagnóstico foi feito com a atualização do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que indicou que o trabalho realizado em nossa cidade está em situação satisfatória, com índice de infestação inferior a 1%.
Apesar da boa notícia, a secretaria municipal de saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica continuará intensificando as ações de combate aos focos do mosquito, com ênfase na eliminação dos criadouros.
De acordo com o LIRAa, das seis cidades maranhenses com maior Índice de Infestação Predial, a capital maranhense, que em 2009 tinha o IIP em 1,2, está com 0,9. Já o município de Codó elevou o seu índice de 0,4 para 0,8.As outras quatro cidades - Caxias, Imperatriz, São José de Ribamar e Timon, tiveram os seus índices elevados entre os anos de 2009 e 2010.Nesta cidade as ações de combate a dengue devem ser contínuas, sob a pena da situação de risco se evoluir.
A divulgação do LIRAa 2010 é simultânea ao lançamento da Campanha Nacional de Combate à Dengue para reforçar o alerta que vem sendo feito pelo do Ministério da Saúde desde setembro, a campanha aumentará o tom de alerta, com o testemunho de pessoas que tiveram dengue e lembrando as que morreram em decorrência da doença.
Na manhã desta ontem, dia 11, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e representantes de outros 12 ministérios e órgãos do governo federal se reuniram com a presidenta Dilma Rousseff para articular a formulação de ações integradas capazes de prevenir e controlar a doença, bem como garantir atendimento de qualidade, em tempo adequado, para a população acometida pela dengue. Para maiores informações acesse: www.combatadengue.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com