Raimundo Lisboa |
O Juiz da 1ªVara de Bacabal, Celso Pinheiro Júnior, decretou a indisponibilidade dos bens da dupla atendendo a uma ação movida pelo Ministério Público. O Promotor de Justiça Márcio José Bezerra Cruz, iniciou uma Ação por Ato de Improbidade Administrativa pelo fato do prefeito Lisboa ter permitido que o município tenha sofrido uma multa que hoje chega a quase 3 milhões de reais. O juiz concluiu que “...restam indícios de improbidade ante a farta documentação que aparelha a presente demanda, revelando a forma negligente com que tem sido tratada a saúde pública deste município. Por óbvio, omissões dos requeridos”.
O prejuízo que o prefeito e o secretário deixaram o Município sofrer é decorrente da multa pelo descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta. No Termo, o Prefeito se comprometeu a reformar o pronto-socorro municipal no prazo de 180 dias. O termo foi assinado em maio de 2009. Até hoje a obra não foi concluída. O acordo com o MP prevê multa de 5 mil reais por dia de atraso nas obras.
O juiz Celso Pinheiro Júnior cita em sua decisão que o pronto-socorro está fechado há mais de 595 dias e o valor da multa está em R$ 2 milhões 975 mil. A decisão do juiz de tornar indisponíveis os bens do Prefeito e do Secretário atende em parte ao pedido do Ministério Público. No processo de número 1195/2011, o Promotor pediu a quebra dos sigilos bancários, fiscal e imobiliário e ainda o sequestro dos bens de Lisboa e Lilio Guêga.
Lilio Guêga e Raimundo Lisboa tem o prazo de 15 dias para apresentar defesa.
A história de um pronto-socorro fechado
No ano de 2007, no mês de junho, técnicos do laboratório móvel da Secretaria de Estado do Meio Ambiente visitaram o pronto-socorro de Bacabal. Comprovaram muitas irregularidades, inclusive a contaminação por coliformes fecais da água consumida pelos funcionários e pacientes.
No mês de agosto do mesmo ano, após uma fiscalização, a Promotoria ajuizou uma Ação Civil Pública contra a Secretaria de Saúde do Município. O ato seguinte foi levado a efeito pelo juiz Osmar Gomes. Ele concedeu uma liminar parcial à Ação Civil impetrada pelo Ministério Público. A Ação pedia o total fechamento do Socorrão. O juiz, em seu despacho, argumentou que tal medida penalizaria a comunidade bacabalense.
Lilio Guêga |
O pronto-socorro passou então a funcionar parcialmente, sendo depois transferido para o Hospital Regional Laura Vasconcelos. Ainda em 2007, quando Lisboa era o homem de confiança do ex-governador Jackson Lago, o governo do Estado liberou recursos financeiros para a execução da obra de reforma e ampliação. Os valores nunca foram divulgados pelo município.
A reforma só começaria em maio de 2008, com previsão de terminar em novembro do mesmo ano. Não foi o que aconteceu. Já em maio de 2009, foi realizada uma audiência pública onde entidades representativas da sociedade civil e o Ministério Público cobraram providências da Secretaria de Saúde do município sobre a reforma que, naquele mês, completava um ano. Foi redigido um acordo estabelecendo o prazo de 180 dias para a consecução da obra. Até hoje a reforma continua sem conclusão.
Demorou! Mas Lisboa se valerá dos agiotas do qual ele é freguês. Esse Lisboa é um tremendo de um irresponsável, desleixado e inoperante, tem como linha de frente da sua péssima administração, Lilio Guêga, secretário de Saúde do município, que manipula todo tipo de falcatrua e desvio do dinheiro público do município de Bacabal, ele é o tesoureiro mor de todo tipo de malservação do dinheiro público, seria bom que MP fiscalizassem o enriquecimento ilícito de ambos.
ResponderExcluirConcordo com o post acima deve ser criada uma espécie de fiscalização para provar de onde vem o enriquecimento do prefeito Lisboa.Só me arrependo de uma coisa, te ajudado na eleição deste corrupto, ah se eu pudesse votar no tempo!
ResponderExcluirJosé de Ribamar Alves
Vila Frei Solano
Já já ele recorre dessa decisão e terá os nossos bens disponiveis, sim, nossos, porque foram adquiridos com o dinheiro público. Decisão que merece elogios.
ResponderExcluirQuanto ao Lilio o lugar dele é na cadeia.
ResponderExcluirImagino que isso tudo não vai dar em nada. O dinheiro falará mais alto. aqui em bacabal nada funciona. tudo é uma esculambação: Trânsito, saúde, ninguém fica preso, ruas acabadas, jumentos e cachorros tomam conta das vias, em toda esquina pode se abrir um bar, não se ver um traficante preso, a droga campeia, etc, o que vale aqui é a lei do mais esperto e um faz de conta por parte das autoridade. A OAB e o legislativo deveriam discutir essses temas.
ResponderExcluirLuciano: Bairro da Areia
o povo fala mais o ex prefeito que agora ta do lado desse tambem inricou as custas dos cofres publicos então ambos são farinha do mesmo saco chega deles!!
ResponderExcluiros tecnicos de enfermagem do socorrão de Bacabal,não ganham nem um salário mínimo,e eles que realmente cuidam do paciente.
ResponderExcluirParabéns para o magistrado pela sábia decisão, concordo em parte com os comentários acima, também era do meu desejo e confesso que da maior parte da população que houvesse uma investigação dos últimos 15 anos nas contas da prefeitura de Bacabal, iriam descobri que o nosso dinheiro deixou rico muita gente. Brasil meu Brasil brasileiro...
ResponderExcluirParabéns ao MP e ao Juiz Celso Pinheiro por terem coragem de tomar esta decisão. Pois, as safadezas praticadas por esse Prefeito e seus secretários estão demais. Estavam nos levando a crer que não existia justiça aqui em Bacabal.
ResponderExcluirBem, apesar de tantas bandalheiras. Percebemos que o povo anda desacreditado da justiça. Mas eu quero crer, q esses promotores, juizes, do tao renomado MP. Levam realmente adiante, toda essa sede de justiça, de mim de todos os cidadãos de Bacabal. Faça valer, senhores da justiça essa "toga" q vossas excelências usam com tanta "pompa". Por favor vao ate o fim.. NÓS PRECISAMOS, NECESSITAMOS DE JUSTIÇA.. Pelo amor de DEUS. Muita sorte nessa empreitada.
ResponderExcluirMoradores do Centro de Bacabal.
Isso não dá em nada. Veja o caso do Zé Vieira que tem 52 processos. Que também é ficha suja. Ele assumiu o mandato de Deputado Federal. Só em pensar que eu cheguei a acreditar na estória da ficha suja...
ResponderExcluiro que mais me causa extranheza é a omissão da subserção da OAB de bacabal. olliver gomes
ResponderExcluirJá veio mt tarde essa decisao do MP,mas antes tarde do q nunca,so espero q isso nao fique so por aki,q essa decisao realmente tenha continuidade,e nao precisa mt investigaçao pra saber de onde vem o enriquecimento do NOSSO PREFEITO,ainda acredito nas leis do nosso pais.
ResponderExcluirParabens ao MP
Maria Antonia
Cohab
Cadeia nesses vagabundos,ladrões dos cofres públicos.
ResponderExcluirO que da mais pena é que quando chegar a proxima eleição o povo vota dinovo neles.Pois o povo pobre não gosta de votar em pobre e por isso enriquese só os que já tem,queria ver uma postura diferente da população de Bacabal,acreditasse em uma outra pessoa que não tenha vilculo com políticos "caso Alberto Filho"nem o ex-Prefeito de Bacabal mais sim alguem jovem de cara nova para apostarmos.Parabéns o Sr Juiz Celso Pinheiro Junior por ter corragem e pesso que envertige o enrequisimento de todos da prefeitura de Bacabal.
ResponderExcluirajudar atira pedra, é facil,dificil é ajudar rezouver o problema
ResponderExcluirMas, é dele que o povo gosta. (Lisboa)
ResponderExcluirLourimar,o sinismo e a cara de pau do então secretário de saúde Dr.Lílio em tentar esconder as falcatruas e as robalheras que aqui são praticados dar nojo só de ver.
ResponderExcluirqueríamos que o MP ficasse atento aos descasos que aqui são praticados.
o povo de de bacabal devia cria vergonha na cara e nao vota nesse povo fora lisboa taugi ze vieira joao alberto alberto filho e pai serafim maninho liduina carlinho frorencio jura manoel da concordia erivelton nesinho moura toda essa classe politica patetica atrasada defasada outra coisas certos apresentadores de tv nao defendem interesse do povo nao e sim dos seus patroes de quem sao os canais de tv daqui estudem idiotas para nao depender de politicos e tome vergonah se nao tem um bom candidato nao vote ou vote em branco pra depois nao chora triste sabe quem tem gente que aida briga ou tem paixao por grupo a ou b eles nao tao nem ai pra nos triste saber qui roseana foi campea de votos aqui em bacabal triste sabe de tudo isso mais no final vale aquela frase o povo tem o governo que merece xau populacao de idiotas me em vergonho de se do ma e de bacabal terra de muro baixo
ResponderExcluiras fazendas dele tambem estão indisponives????
ResponderExcluirolha louremar, eu postei um c0omentário sobre essetema e estou sempre acessando seu blog, e não vejo este comentário, inclusive eu pedi que voce postasse, por se tratar da corja da saúde e das cirurgias plásticas nas secretárias contratadas, dentre outras que fazem medicina em teresina. Estou de olho no teu blog. Quero ver o meu comentário postado.
ResponderExcluirEsse Povo eda nojo a Secretaria de Saude deve a minha empresa a mais de 2 anos e nunca me pagou.. todo mundo viu a materia no progama do Randyson ... Pague A SIM INTERNET Lilio
ResponderExcluirO que mais me irrita é o desprezo que esse prefeito tem pelos funcionários do município, que para sustentar seus luxos deixou vários pais de família em situação de penúria não pagando seus salários em dia.
ResponderExcluiresses ladrões devem apodrecer na cadeia pois so assim os outros da mesma laia deles talvez se eixeplem, o lisboa e tão senvergonha que mesmo o SECRETARIO LILIO com outros processos por ROUBO tambem em outras prefeituras o LISBOA tem a coragem de botar esse individuo para ser secretario, espero que algum dia LISBOA não precise do SOCORRÃO para cuidar dele ou de algum parente para ele sentir napele o que a gente sente DEUS ajude que elenão precise.
ResponderExcluirÉ e agora em 12 de setembro de 2011 os salários dos concursadso ja esta no terceiro mes sem pagar. Por favor promotoria, juizes tenham compaixão, nao temos mais como comprar alimentos, ja estouramos nossos cartoes, limites etc........
ResponderExcluir