![]() |
| Capitão Azevedo ministra treinamento sobre o uso da Taser. No detalhe, a pistola não-letal. Foto: Jeremias |
Os policiais militares do 15º Batalhão participam durante toda a semana de um treinamento sobre pistola Taser. O treinamento está sendo ministrado pelo Capitão Azevedo.
A pistola Taser é uma arma de pressão por ação de gás comprimido (nitrogênio). Quando o dardo atinge o alvo é disparada uma corrente que atinge até 50 mil volts e age diretamente sobre os sistemas sensorial e motor. A pistola Taser não mata o indivíduo, já que a sua amperagem é baixa: 0,0036.
O choque causado pela taser causa uma paralisia temporária na vítima. O que se verifica é uma interrupção nos sinais que o cérebro envia para os músculos do corpo. O corpo da pessoa fica como se fosse desligado permitindo ao policial agir na imobilização. Como os músculos ficam “confusos” e não sabem o que fazer, eles acabam se contraindo e ficando extremamente rígidos. Essa contração consome muita energia do corpo da vítima, fazendo com que ela fique incapacitada durante alguns segundos.
A duração de um disparo é de 5 segundos mas o policial pode prolongar a ação, mantendo o gatilho pressionado, dependendo da necessidade.
O Capitão Azevedo afirma: “os policiais de Bacabal estão preparados para fazer uso de uma arma moderna, eficiente e não-letal. A pistola Taser proporciona ao policial o tempo necessário para imobilizar um indivíduo de forma segura para o próprio PM e para o agressor”.

Por: Carina do Senna
ResponderExcluirPessoalmente falando este instrumento na mão de policias sem qualificação adequadas, sem conhecimento relação humana, a forma de abordar, conduzir o cidadão torna-se um instrumento a mais para aumentar a brutalidade e a incompetência. Esse que tá dando treinamento não inspira confiança na população por onde passa de Coelho Neto, São Luís Gonzaga, São José de Ribamar..... tem que melhorar sua qualificação desde do conhecimento de código do postura e costume de cada município e não ser usado para servir de interesse de desavença política local.
PARA alguns membros da corporação o TCO de forma arbitrária é a Solução. Reciclagem comportamental é uma serventia a ser destinada aos membros da briosa PM.
O CAMINHO É APROXIMAR OS POLICIAS DO SEU PRINCIPAL CLIENTE: a população devidamente DIAGNÓSTICADA.
Por: Carina do SENNA
ResponderExcluirNa mão de maus policias tornam-se letais (parada cardíaca).
Será que os mesmos policiais que fazem uso desse instrumento estão preparado para prestarem PRIMEIROS SOCORROS, tem conhecimento sobre DIREITOS HUMANOS, DEFESA PESSOAL, RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO e ARMAMENTO E TIRO.
EXEMPLO:
Já pensou numa situação em que o cidadão que resiste a ação da polícia ou numa manifestação lá em Coelho Neto, Bacabal, São Luís Gonzaga, São José de Ribamar, São José dos ìndios, Parque Vitórias, dentro da Escola Batista no João Paulo) o mesmo se aproxima de uma outra e que estar gravida, de uma criança, de um idoso, de um hipertenso e faz uso do TASER sem medir estes fatores e neste exato momento, a mesma trava o gatilho e o raio de ação se expande e atinge pessoas inocente. Será raio de ação perdida (bala perdida) ou mal uso da ferramenta?
O caminho é aproximar os policiais do seu principal cliente: a população devidamente diagnóstica e não ser bucha de gestores que fazem da brioso seus capangas para resolverem desavenças eleitorais. O sistema democrático permite ao cidadão protestar.
só uma pergunta o TASER,vai ser usado contra menores infratores, como sunjinho, cebinho e etc...
ResponderExcluirEste que fez estes comentários criticos no minímo é um bandido ou tem algum parente que vive dando trabalho para Polícia e deveria saber que este Capitão não é corrupto e muito menos aceita tráfico de influência, por isso, não é subserviente e não aceita ser manipulado por prefeitos ou vereadores, seja qual for o político corrupto, que acabam por determinar se o Oficial deve ou não permanecer em um municipio comandando, graças a "POLÍTICAAAAAA CORRUPITAAAAA" que é uma verdadeira ingerência e desmando para quem realmente quer combater a criminalidade, por onde este capitão passou sempre respeitou o cidadão e combateu a bandidagem, infelizmente quem trabalha sério neste país acaba sendo perseguido e/ou como a Juíza do RIO DE JANEIRO e a impunidade continua imperandooo; Não vai acabar nunca enquanto os corruptos estiverem no poder...Assistam "TROPA DE ELITE I e II" e verão uma "ficção" que é a pura REALIDADE do SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA NO PAÍS, os bandidos estam soltos e os cidadãos presos em suas casas e apartamentos que parecem uns vedadeiros presídios: grades, cercas elétricas, cães, seguança privada, tudo em busca de seguança que não encontrarão nunca, enquanto bandidos, corruptos, psicopatas estiverem a solta nas ruas e postando comentários para denegrir a imagem de quem quer trabalhar honestamente e com sinceridade, não se preocupe capitão que Deus está com o Senhor e não se deixe abater por estas mensagens infundadas. Continue sendo o profissional competente e compromissado com a Instituição que o Senhor é. Quem sabe um dia, consigamos descobrir quem foi este covarde e assim ele pocure respeitar quem realmente trabalha. Obrigado... Sou discípulo do Capitão Nascimento. Um dia quem sabe acabamos com todos os corruptos deste país, aí seria uma grande "FICÇÃO",mas pagaria para assistir na melhor poutrona, pois acabariamos com a falta de educação, moradia, saúde, com o desemprego,emfim com a miseria do nosso maravilhoso BRASIL, aí sim o Senhor poderia ser o Capitão que sonha ser todos os dias, tenha fé que Deus está contigo GUERREIRO...
ResponderExcluir