Suposta cobrança pela realização de um parto em maternidade pública foi a polêmica da semana | Blog do Louremar

domingo, 8 de janeiro de 2012

Suposta cobrança pela realização de um parto em maternidade pública foi a polêmica da semana

Antonia Ilnete é moradora da cidade de Conceição de Lago Açu. Grávida, prestes a parir, ela se deslocou para Bacabal. Internada no hospital Veloso Costa, credenciado como a maternidade pública da região, Antonia disse que sofreu maus tratos pelo médico Francisco Guimarães, além de testemunhar que o mesmo lhe cobrou 1 mil reais pela realização do parto.

Segundo Antonia, o fato se deu às vésperas do reveilon. Sentindo dores ela foi inicialmente atendida por uma enfermeira. Depois da chegada do médico, foi examinada por ele de forma grosseira, até mesmo quando da realização do ‘toque’.

A denunciante diz que logo ao ser atendida já começou a sofrer constrangimento: “ Ele começou a me chamar de merda, falar do pessoal de Lago Açu, que aqui [em Lago Açu] é uma merda que não tinha nada”

Na reportagem colhida pelo repórter Israel Oliveira, do programa Bronca Pesada, Antonia diz que o médico Francisco Guimarães ainda a questionou sobre porque não tinha voltado para a sua cidade. Segundo ela, o médico havia anunciado o fim dos partos pelo SUS, o que ele teria chamado de ‘bondade’.

“Ele começou com ignorância comigo.. falou que essa bondade ia acabar a partir desse mês de janeiro. Falou que só ia tirar filho se tivesse dinheiro na mão”.

Denunciante diz que o médico cobrou 1 mil reais

No vídeo, a denunciante afirma que permaneceu no hospital sentindo dores e que o médico disse que não estava no momento de realizar o parto. Segundo ela, ao questionar, algum tempo depois, quanto custaria um parto, recebeu do médico a resposta que o parto seria 1 mil reais.

Ela relata na reportagem que para outra paciente foi cobrado o valor de R$ 1.200 mas que o procedimento terminou sendo feito por 600 reais.




A repercussão do caso

O caso veio à tona, devido à intervenção desastrosa do empresário Alexandre Lavepel. Militante na política de Lago Açu, ele foi chamao pela paciente para tentar resolver o caso. Criou outro. No afã de defender os direitos da paciente, discutiu com o médico terminou por se engalfinhar com o mesmo dentro do hospital.

Durante a semana, o empresário esteve em programas de televisão na cidade de Bacabal explicando o caso. Pediu desculpas pela exaltação, reconheceu o erro e continuou afirmando a denúncia de cobrança por um serviço que deve ser prestado gratuitamente.

Já a direção do hospital Veloso Costa emitiu nota de repúdio. Onde diz que o empresário Alexandre Lavepel agrediu fisicamente, verbalmente e “com ameaça de morte” ao médico Francisco Guimarães. Na nota a direção do Hospital explica que naquele dia o médico havia “realizado 5 partos cesarianos e vários partos normais” e que a paciente “ao ser atendida foi comunicada que não se encontrava em trabalho de parto, ficando em oservação e a cirurgia seria realizada nas primeiras horas do dia seguintes, se fosse necessário”

O caso é grave e deve ser apurado pelas instâncias competentes. O hospital Veloso Costa está prestes a fechar as portas. Em 2011 a direção do hospital acionou judicialmente a prefeitura de Bacabal por causa de um débito de meio milhão de reais (reveja)

Alexandre Lavepel é empresário no ramo de venda de veículos. Pré-candidato a prefeito de Lago Açu, deveria ter evitado chegar ao extremo do embate físico. Não é com truculência que os homens públicos resolverão os problemas por mais complexos ou urgentes que sejam.

15 comentários:

  1. Realmente o emprresário Alexandre errou em agredir o médico, mas essa prática de tratar mal as mulheres em trabalho de parto no hospital Veloso Costa, já vem acontecendo há muito tempo, eu fui testemunha disso, meu parto foi feito lá e sendo particular em 2008, paguei 800,00 reais e as outras ficaram lá sofrendo pq não tinham como pagar, pq eles só fazem quando não tem mais outro jeito e com um ignorância só.

    ResponderExcluir
  2. rapaz, colocando na pele do Alexandre Lavepel, eu aprovo o que ele fez! tem que ser duro mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Nada justifica AGRESSÃO! Não vivemos nos tempos das cavernas.

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia, Louremar sou admirador do seu trabalho, visito dos os dias seu blog para acompalhar a noticias da nossa cidade, infelizmente olho com mta tristeza o que acontece hj em Bacabal, e o caso dessa Senhora infelizmente ñ é unico acontece em todos os sistemas falido de Saúde, o Alexandre errou por tem agredito o medico +, louremar infelizmente se ñ nos auteramos as vezes ñ via p frente, continua com o seu trabalho informando o que os grandes meio de comunicação ñ informar, Parabens. Ass: Oziel Filho

    ResponderExcluir
  5. Alexandre errou realmente isto não se discute, mas eram duas vidas que ele estava defendendo e tenho certeza e qualquer pessoa em seu senso normal defenderia. Agora cabe ao CRM e demais órgãos investigar o caso porque é muito grave e todos sabemos que é praxe no Veloso costa a cobrança para realização de partos, e o SUS ainda paga aos médicos. Fácil acusar, recriminar quando não é conosco.

    ResponderExcluir
  6. É por isso que faço do blog do Louremar uma leitura diária, sempre responsável e mostrando os dois lados da história. Parabéns Louremar por fazer o melhor blog da cidade!

    ResponderExcluir
  7. Bacabal como todos nos sabemos sempre foi e pelo visto sera uma terra sem leis, isso semre aconteceu no Veloso costa, desde os tempos de Inamps quem nao lembra? ate homem paria. Agora Dr. Fco Guimaraes que isso, onde ta sua crenca? o vejo na igreja todos os dias, pra q? Justica seja feita por essa mulher e pelo restante q virao.

    ResponderExcluir
  8. SE ELE FOR PREFEITO DE LAGO AÇÚ DESCENDO DE PARA-QUEDAS, POIS HÁ 10 ANOS ATRAS ELE NEM SABÍA QUE ESSA POBRE-RICA CIDADE EXISTÍA NO MAPA, VAI MANDAR DESCER O PAU NOS POBRES LAGO-AÇÚENSES.

    NÃO SOU DE LAGO AÇÚ, MAS POR LÁ JÁ PASSARAM 3 RASPADORES DE DINHEIRO, E PELA 1º VÊZ PODE SE ENTRAR EM LAGO AÇÚ, SEM PISAR EM COCÔ, ATOLAR O CARRO NO CENTRO, DESVIAR DE CAHORROS, URUBÚS ETC...

    ResponderExcluir
  9. FALAR QUE ELE AGREDIR É ERRADO, É FACIL, MAIS TENHO CERTEZA QUE TODOS QUE FALARAM ISSO, SE FOSSE COM A MULHER, FILHA OU OUTRO PARENTE, O PESSOA FARIA O MESMO, PODE ATÉ SE ARREPENDER DEPOIS, MAIS QUE É UMA COISA QUE TIRA AGENTE DO SERIO ISSO SIM.

    ResponderExcluir
  10. o povo de bacabal tem memoria curta.pois quem acabou com a saude de bacabal foi seu ze dinheiro e seu lisboa,eles fecharam varios hospitais que atendiam o povo da nossa cidade.acorda bacabal.

    ResponderExcluir
  11. Às vezes somos injustos julgando os médicos, uma classe profissional que alivia a dor, que passa por extresse extremos e por grandes responsabilidades. Julgar é fácil!

    ResponderExcluir
  12. Quero prevenir os médicos de Bacabal:o Alexandre Lavepel vai fazer romaria com doentes de Lago Açu fazendo política com interesse próprio,estejam alertas!!!

    ResponderExcluir
  13. Só hoje estou tendo oportunidade de ver e ler essa notícia, parabéns Alexandre, fazendo ou não política, todos que fossem maltrados nesses açogues (hospitais) de bacabal os médicos daqui respeitaria a população, digo médico por que esses q atendem aqui infelizmente nenhum é doutor, pesquise se tem algum com doutorado, se tem ainda não conheço e sie q Dr. Pedro, esse sim faz juz do Dr. q usa.Acorda bacabal, regassa com esses tais, isso sem falar com as mulheres de branco q se dizem enfermeiras, essas é q são brutas e debochas. mais uma vez PARABÉNS!!!!!!! Alexandre Lavepel. quem quer respeito, respeita.

    ResponderExcluir
  14. QUE ESSE MÉDICO O PROCESSE COM TODO RIGOR DA LEI!!!, POIS SÓ PATÍFES IGNORANTES AGEM COMO TAL.

    LEMBRAM QUE EM BACABAL EM BACABAL NOS ANOS 80 A INÍCIO DE 90 EXISTÍAM.

    HOSPITAL BOM PASTOR
    HOSPITAL E MATERNINDADE STA TEREZINHA ( O QUAL NASCERAM METADE DOS ATUAIS BACABALENSES)
    HOSPITAL AMORIM
    HOSPITAL VELOSO COSTA
    HOSPITAL LAURA VASCONCELOS

    ZÉ VIEIRA E LISBOA FECHARAM TODOS !!!, HOJE RESTA APENAS UM PRONTO SOCORRO ESTADUAL, POIS NÃO EXÍSTE MUNICIPAL.

    E O PERSEGUIDO DO MONETO É O VELOSO COSTA.

    E AINDA CHEGA MAIS ESSE AGRESSOR QUE NÃO TEM NENHUM SERVÍÇO PRESTADO A SOCIEDADE DE BACABAL TRAZENDO GENTE DE LAGO AÇÚ QUERENDO FAZER POLÍTICA EM BACABAL.

    ResponderExcluir
  15. Vi que na reportagem feita, existe uma parte em que a denunciante diz que foi atendida por uma enfermeira, mas até onde eu sei, lá só tem técnicos de enfermagem e só tem um enfermeiro que "cuida" de todo o hospital, e que ele só aparece por por aqui em Bacabal de 15 em 15 dias e pisa no Hospital Veloso Costa somente um dia ou pouco mais. É um absurdo isso!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com