O vereador Ilton Viana, 54, tomou a decisão de lançar sua pré-candidatura a prefeito de Bacabal. Ilton é um empresário do setor da construção civil, trabalhava com a fabricação e venda de tijolos até que resolveu ser vereador. Foi eleito para um mandato. Na última eleição ficou como suplente, assumindo a vaga com a saída do deputado federal Alberto Filho.
Ilton é filiado ao PTC, saiu do PSDB quando a legenda passou a formar o bloco de apoio à adminsitração do prefeito Raimundo Lisboa. O vereador recebeu a reportagem do Blog para falar sobre a sua pré-candidatura.
O senhor é mesmo candidato a prefeito de Bacabal? Por que não ser candidato a vereador?
Porque eu vejo que Bacabal precisa de mudança. O Prefeito tá deixando muito a desejar e a gente quer o melhor pra bacabal. quer dizer, nós somos a mudança, nós queremos fazer amudança total do que é pra acontecer e não vem acontecendo. Quer dizer, saúde , educação, habitação e pagamento. Tudo a gente vem a desejar e o povo é um reclame e por isso eu decidi não ser vereador e ser candidato a prefeito. Pra haver essa mudança.
Está chegando o período das articulações, dos conchavos, quando os partidos conversam entre si e há composições. Essa sua decisão de ser candidato pode mudar ou é irreversível?
É irreversível. Inclusive a gente já foi solicitado por vários partidos pra gente compor e eu disse não. É uma decisão que a gente tomou e nós temos um grupo que já vem desde a campanha de deputado estadual, nós continuamos unidos e continuamos crescendo. Estamos fazendo aliança com outros partidos, já somos praticamente dois partidos e a gente tá com esperança de ser a mudança porque o povo quer a mudança. O povo reclama dessa administração aí e a gente sabe o que o povo quer. O povo quer o melhor.
Um dos pontos que os críticos da sua candidatura enfatizam é o fato do senhor não fazer oposição ostensivamente à atual Administração
Faço sim. O único vereador que vem batendo contra essa Administração perversa sou eu. Vez em quando eu estou batendo nessas empresas que o Prefeito contrata, nunca concluiu uma obra. Eu já bati muito, já quis fazer um projeto. Infelizmente uma andorinha só não faz verão. Nós somos dez vereadores mas enquanto eu estou defendendo o povo, batendo contra essa Administração aí, há um ou dois trabalhando pro prefeito e não pro povo.
Como o senhor analisa o desempenho da Câmara? Contribuiu mais com o povo ou com a Administração municipal?
Com certeza com a Administração municipal. Porque o que a gente via, eu ao lado do povo. Tinha outros que eram mas não sei porque que calaram a boca agora. Então eu acho errado. O povo é que bota a gente lá então a gente tem que trabalhar pro povo e não pro Prefeito. Porque o Prefeito não tá nem aí pro povo e não tá nem aí pra um dos vereadores, se eles vão se reeleger ou não. E o povo tá na mente sabendo qual o vereador que tá defendendo o povo
Existem comentários de que a direção regional do seu partido não permitirá que o senhor saia candidato. Vão lhe tomar o partido?
Por causa disso eu paguei caro. Eu filiei mais de 500 pessoas no PSDB. Com perseguição do Prefeito ( Lisboa) sobre a minha pessoa, achou tantos partidos desocupados e que não tinham número de gente filiado que ele podia levar para o lado dele e não levou. Achou por bem tirar o partido de mim que só assim eu não poderia sair pré-candidato. Mas graças a Deus, eu conversando com meu amigo Ferreirinha, ele é presidente de um partido e disse: "não é por isso que você vai deixar de ser candidato, você tem a sigla do partido pra você ser candidato porque eu também quero a mudança, quero a melhoria pro nosso povo".
Em São Luis, nós conversamos com o Edvaldo Holanda (presidente regional do PTC) e ele nos disse que poderá vir gente para ajudar, não pra atrapalhar. Que nós somos pré-candidato do PTC. Gostei muito da nossa conversa, senti a maior firmeza. Ele me disse: "meu filho você é pré-candidato a prefeito, isso eu que estou dizendo e eu tenho palavra". Então hoje eu sou pré-candidato porque o presidente regional me deu a garantia.
Quais as metas do candidato Ilton?
A minha meta principal é mudar a saúde, que nós não temos em Bacabal. depois vem o pagamento que atrasa dois, três meses. É um crime se fazer uma coisa dessas, isso vai mudar. Habitação também que não tem. O Governo Federal ta construindo umas casas acolá e ele disse que tá envolvido mas ele não tem um caco de telha lá nessas casas. Porque por ele habitação não é sonho de ninguém. E o meu sonho é dar casa pra quem não tem. É uma mudança total que eu vejo que não tem. Vem recurso? Vem. Eu não vou desviar um centavo, eu vou aplicar. Nós vamos trazer a saúde de Teresina pra Bacabal. Nossas metas são pagamento, educação e habitação e respeito ao eleitor. Porque não ta tendo respeito ao eleitor.
Com estão as articulações políticas em torno do seu nome?
A gente tem conversado com vários presidentes de partido. Temos promessa boa de eles virem fazer uma aliança com a gente. Porque eles sentem que aqui o povão é que quer, porque o poder maior é de Deus e o povo.
Como as pessoas, o povo e a classe empresarial recebem a sua candidatura?
Eu tenho conversado com todos e sempre saio encorajado porque não tem uma rejeição. Isso é bom. Ninguém dá uma palavra de desanimar, é só “vá em frente” , então é por isso que a gente ta nessa missão.
Os analistas estimam que sejam necessários em torno de dez milhões pra fazer uma campanha em Bacabal com condições do candidato se eleger. Você tem esse dinheiro?
Eu não tenho esse dinheiro. Só que os opositores que dizem isso não confiam em Deus, eles só confiam no dinheiro. Nós não temos dinheiro mas temos a credibilidade, temos trabalho prestado na cidade. Temos conhecimento e prestígio, então isso é tudo. Depois de Deus aprovar a nossa campanha e o povo, aí não precisa dinheiro. Nós não trabalhamos em cima da corrupção, trabalhamos em cima da conscientização, o que é o melhor pro povo. Com isso é que faz a gente levar essa campanha à frente porque a gente vê o desejo, o desejo da mudança e ele vê eu como um cidadão de bem, conhecido, filho de Bacabal que tem um grande trabalho como vereador. Antes de vereador já era empresário. Nós não temos dinheiro, nós temos a credibilidade do povo.
Vereador num se iluda,,,vc num tem chance nem pra vereador imagne pr prefeito,,vc tirou mtos votos pra deputado estadual foi por que o prefeito num vem fazendo uma boa administracao...ai os 9 mil votos q vc tirou era só das pessoas que num gosto da administracao atul...
ResponderExcluirOlha, tá ai uma pedra nos sapatos daqueles políticos que tem dinheiro e se dizem poderosos. Eu sempre disse que Ilton daria um bom vice com chances de eleger um prefeito. A sua vaidade de ser candidato é porque ja tem mais de vinte por cento dos votos.Assim dizem as pesquisas.A coisa é seria, deixaram o homem criar asas e ele subiu.Lisboa não tem candidato e Zé Alberto ainda tá indefinido. Se Zé Alberto não sair candidato,Ilton com certeza será o prefeito de Bacabal e Careca não será o chefe de gabinete.
ResponderExcluirEssa matéria tinha que vir com o alerta:
ResponderExcluirQualquer FALTA de erro nas palavras ditas pelo Vereador deve-se atribuir não a sua oratória perfeita mas sim ao corretor ortográfico do programa de redação do Blogueiro que é muito bom. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Meu caro amigo,ser doutor não implica dizer que será bom administrador. A exemplo do que escrevo teve Zé Vieira vereador quatro anos e oito anos prefeito. Você achou o governo Zé Vieira bom ou ruim?
ExcluirSr. Ilton Viana vá corra nessa luta, mas não faça como a maioria dos pré-candidatos, forme uma ótima assessoria técnica, que não se resume a seguranças de plantão.
ResponderExcluirEsse senhor precisa ser internado urgentemente no hospital psiquiátrico Nina Rodrigues em nossa Capital. Esse homem quer ser Prefeito de Bacabal??? Pelo amor de Deus. Se isso acontecer eu me mudo pro Polo Norte.
ResponderExcluirVa preparando as malas e não se esqueça de levar bastante cobertores.
ExcluirGostaria que voçê fosse candidato a vereador,mas já que vai ser candidato a prefeito boa sorte mas acho que vai ficar em terceiro lugar.Primeiro Zé Alberto,segundo o candidato do prefeito
ResponderExcluirprumode que Ilton nun pode ser prefeito de bacabal ?? num ja tivemos varios iguale a ele na cultura e o povão nun gosta disso, so que ele vai virar Ilha sercado de LADRÃO por todos os lados
ResponderExcluirA intenção do Ilton é muito boa, se ele realmente estiver sendo sincero, mas, numa democracia parlamentar, o parlamento muitas vezes é um entrave para um gestor executar o seu programa.
ResponderExcluirÉ uma decisão que a gente tomou e nós temos um grupo que já vem desde a campanha de deputado estadual, nós continuamos unidos e continuamos crescendo. Estamos fazendo aliança com outros partidos,"já somos praticamente dois partidos". ATÉ ACREDITO EM UM POUCO DE BOA VONTADE DO VEREADOR MAS, O QUE ELE PREGAR COMO "PROPOSTAS" PARA BACABAL SÃO MUITO VAGAS DE COERÊNCIA, VOU DA UM CONSELHO AO VEREADOR EVITE PARTICIPAR DE PROGRAMAS DE TV ANTES DA CAMPANHA POIS QUANDO DO VOCÊ VAI FALAR NA TV AO INVÉS DE GANHAR PERDE SIMPATIZANTES COM SUAS PROMESSAS SEM SENTIDO, NÃO DESCARTO VOTAR EM VOCÊ CONTUDO OUSA O MEU CONSELHO.
ResponderExcluirSr. Blogueiro, a exemplo dos grandes debates entre os candidatos a presidente e governadores, nos telejornais, o sr. poderia esquematizar ou prepapar um debate, cara a cara mesmo, com imparcialidade é claro, entre os candidatos a prefeito, à época do período eleitoral. E já que todas as TV's locais pertencem a grupos políticos, tal debate talvez seria inviável pela TV, mas poderia ser em praça pública.
ResponderExcluirEu quero fazer um desafio ao vereador Ilton, publique nesse blog, e em jornais locais os projetos de relevancia que ele diz ter feito em benefício da população, que mande para os meios de comunicação os discursos em que defende a tais projetos. Se não for assim fica dificil de acreditar nessa diferença que ele diz fazer no legislativo.
ResponderExcluirVerador, antes de querer ser prefeito de Bacabal ou qualquer outra cidade, prucure descobrir quais as atribuições do legislativo, sera um vereador que cupre seu papel de legislador não de assistente social. projeto lei que beneficie a população é o que fica é o que realmente beneficia a população. Não conheço nenhum que v. ex. tenha feito! fiscalizar o executivo é tambem sua atribuição. no entanto tive o desprazer de ouvir o Sr. dizer que votou no projeto de reforma da secretaria de finanças,autorizando o prefeito a individar o municipio em R$ 500.000,00 e ainda da o aval pra individar ainda mais se assim o desejasse. E ir para impressa dizer que votou porque não sabia do que se tratava? E ainda diz que fez diferença como vereador? paciencia !!!!! Me compre um bode!
ResponderExcluirO POVO JA ESTA SABENDO QUE ESSE AI COM CARA DE COITADINHO APENAS VAI SE PRESTAR AO RIDICULO PAPEL DE LARANJA DO PREFEITO SR HILTON LEMBRA DAQUELA REUNIAO QUE HOUVE COM O DR JUNIOR NA NA SEDE DO S A A AE ISSO E RIDICULO
ResponderExcluirHilton, se vc nao tivesse babado tanto esse prefeito, que eu lembro como vc era antes, teria moral agora pra falar do mesmo. Nao estrague mais ainda sua imagem querendo denegrir quem um dia vc defendeu com unhas e dentes. Seja um candidato de propostas pra Bacabal, nao perca seu tempo com quem nao merece que agente fale nem o nome, por q eh desagradavel.
ResponderExcluirVamos aos fatos reais. Zé Alberto, nega a renda que tem para não pagar impostos, por isso foi condenado por doar para a campanha do filho, uma quantia maior que o que atesta os bens em seu nome, ou será se ele pegou empréstimo em alguma financeira?; Zé Vieira, condenado a devolver quase três milhões para a educação por desvio de verba pública; Júnior do SAAE, queimado, sem representatividade, não se elege nem para presidente de Associação; Liduína sempre esteve do lado de quem a beneficiasse, usando da máquina administrativa a seu bel-prazer, perseguindo, demitindo quem era contratado da Secretaria de Educação e não votava nela para vereadora; no MAB, todos que estão ali é na base do leilão, quem der mais eles mudam de lado; Dona Taugi, debilitada pela saúde frágil demonstrada nos últimos meses; Ilton Viana, há pouco tempo era só mais um dos árduos defensores de Lisboa, não tem instrução ou propostas para a população, o que ele demonstra é apenas assistencialismo, mas ajuda sempre, constrói casas, quase faliu a própria empresa com tais obras. Quem é o melhor? Quem é o pior? Todos são farinha do mesmo saco? Nós decidimos, só espero a sensatez, também não quero servir de palhaço, pois é assim que considero quem vota em palhaço, como mais de 1 milhão de brasileiros que elegeu Tiririca. Será se a solução para Bacabal será - Ilton, pior do que tá não fica? pois entre todos que citei, a meu ver os dois melhores nomes são D. Taugi e ele.
ResponderExcluirCaro Amigo Louremar, só pode ser uma piada este vereador querer ser prefeito de nossa cidade.Nada contra a sua pessoa mas,precisamos de um admistrador de visão empresarial,alfabetizado,com visão de mundo globalizado,não podemos arriscar mais o nosso futuro, o tempo urge!!!
ResponderExcluirgostaria que vcs dessem uma sugestao sobre quem deveria ser prefeito de bacabal pq ate o presente momento nao tem ninguem capaz de ser prefeito em bacabal....tdos so entao pensado na bolanda que vem pra bacabal todo mes
ResponderExcluirDe todos os nomes citados para serem candidatos a prefeito o único plausivél é da D. Liduína, que mostrou ser mulher de coragem e sobretudo exemplo de credibilidade. Mulher de carater! então meus amigos vamos ter bom senso na hora da escolha ou na hora de fazer comentarios.
ResponderExcluirSEU VICE SERÁ : MIGUELZÃO, MARGARÍDA OU TÂNIA TOMAZ? QUALQUER UM DESSES ELEGE ATÉ UM DEFUNTO>...KKK.
ResponderExcluir