50 anos do Bar do Bulão | Blog do Louremar

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

50 anos do Bar do Bulão

O Bar do Bulão só não é mais falado do que o Tamió.

Conheci os dois, “seu” Bulão e “seu” Tamió, levado pelo meu pai que gostava de prosear.

Estranharam o “seu”?

No tempo da minha infância tratávamos as pessoas mais velhas por “seu” e “dona”. Ai de quem se referisse apenas ao nome da pessoa. Todos os que fossem mais velhos eram tratados por essa forma respeitosa, mesmo na ausência da pessoa. E como todo mundo era mais velho do que nós crianças, era “seu” e “dona”.

Apelido só para os adultos. Criança não podia tratar pelo apelido, a não ser que já fosse de uso comum e sacramentado. É o exemplo de ‘Tamió’ e ‘Bulão’. Hoje não consigo imaginar dizendo para meus filhos tratarem amigos como o Sérgio Matias ( carinhosamente chamado de cabeção) por “seu cabeção”. Ou o Carlos Henrique ( repórter Big Big para os íntimos) por “seu big big”.

Meu pai não tomava bebida alcoólica mas era freqüentador assíduo dos dois bares. No Tamió, colhia-se sempre alguma piada nova e saímos com um saco de limão, colhidos da plantação que tinha no quintal. O Bar do Bulão sempre tinha novidade. Enquanto os adultos conversavam eu ouvia ou lia jornal. Duas coisas que ficaram no passado: criança não entrava em conversa de adulto e informação da capital só chegava pelo jornal.

Quando conheci o bar do Bulão, o estabelecimento já funcionava onde é hoje, na esquina das ruas Antonio Logo com Manoel Alves de Abreu. Mas nem sempre foi assim. O primeiro bar funcionou onde é o Clube da Melhor Idade. O proprietário era o falecido Tunico Ene. Depois, José Santos, a quem todos conhecem por Bulão, comprou uma casa onde hoje funciona a empresa do Lino, a Elétrica Martins – na Antonio Lobo. A casa era de taipa, eu não lembro, mas sua filha Edileuza dá o testemunho pelos relatos da família.

Além da tradicional cachaça da terra com tira-gosto de camarão, “seu” Bulão vendia gêneros como arroz e açúcar. Sua esposa preparava também refrescos para a venda, já que não havia refrigerante com a facilidade que temos hoje.

Uma vez, voltando do Bar do Bulão, levei o maior susto. Fui comprar açúcar, que era entregue no papel de embrulho. Quando volto para casa, um cachorro resolve me atacar. Era o cão do “seu” Adalberto. Conhecido por “Pão-Duro”, ele vendia carvão na rua Antonio Lobo e não gostava do apelido. Eu tinha ordem para só tratá-lo por “seu” Adalberto. Mas me deu uma vontade enorme de chamar pelo apelido depois que o cachorro dele quase me atacou. Se não fossem as grandes canelas, que me serviram para pular no meio da rua, ele teria agarrado um bom par de ossos.

Da esq. para a dir.: Ivaldo Pouso, Neco Cutrim e do lado de dentro balcão, José Santos - o Bulão.

Se eu tenho histórias para contar, imaginemos quantas não há para serem contadas pela turma que se reúne há 50 anos por ali. A começar pelo próprio Bulão, que chegou a vender cerveja gelada em geladeira movida a querosene quando ainda não existia energia elétrica. Histórias de um dos maiores blocos da cidade, a Turma do Pó que este ano completou 34 anos e que foi criada no Bar do Bulão.

Amanhã será comemorado o Jubileu de Ouro do Bar do Bulão. São 50 anos de história e estórias. A programação vai iniciar a partir das 21 horas com o som do grupo ‘Vamo de Samba’, de São Luis.

13 comentários:

  1. Meu Nome é Luiz Armando meus parabéns turma boa do Bulão meus grandes e maravilhosos amigos de sempre desejo a vcs não 50 mais 1000 anos de alegria e felicidades

    ResponderExcluir
  2. Esse foto que vc postou é uma valiosa relíquia. Faz parte da historia de nosso município. A homenagem aos 50 anos do Bar do Bulão deveria ter uma programação mais especial, não só um pagode. Infelizmente Bacabal é assim mesmo. Sugiro a câmara municipal que crie uma medalha ao mérito para homenagear pessoas e lugares especiais com esse. Chega de render honras para quem vem apenas passar uma chuvinha aqui em nossa cidade e nenhuma relação de amor tem com a nossa terra.

    Alencar

    ResponderExcluir
  3. História muito interessante, história assim deve ir para os anais de Bacabal.
    Tenho boas lembranças de Bacabal, passei uma grande temporada ai, é tão tal que tenho três filho bacabalense, quando cheguei em Baca em 74, o 'seu Tamió' tinha o seu bar, ali perto do comercial Coêlho Dias, não é isso?, depois se mudou para Paulo Romos,! confirme, pro favor. Sempre que puder conte mais história, gostei também de lembrar do avô do Randison.

    ResponderExcluir
  4. Cheguei em Bacabal no ano de 1974 como funcionário do INCRA, e wsempre quando podia ia tomar uma cachacinha no bar do Bulão com o meu colega de trabalho Silveira que ainda hoje mora na rua 28 de julho. O bar do Bulão, com certeza estará nesse dia recebendo a visita do nosso Senador João Alberto que detém uma grande amizade com Bulão.Só me resta aqui, render as minhas homenagens. Valeu Bulão!

    ResponderExcluir
  5. Faltou você mencionar o nosso grande cantor Waldomiro.

    ResponderExcluir
  6. PARABÉNS SR. JOSÉ SANTOS 'bulão"cidadaõ bacabalence.NESTE DIA ESPECIAL que comememoras jubileu de ouro! vc faz parte de nossa história.
    "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios,por isso cante,chore,dance e viva intensamente,antes quea cortina se feche e a peça termine sem aplausos.Em nome da família borges,quero congratular-me desejando-lhes muitas felicidades e apláusos que vcs merecem!

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso este texto e em especial a matéria. Como é bom ler a história de nossa cidade.

    ResponderExcluir
  8. So tenho a dizer parabens galera do Bulão vc são d+ com os pagodes de hj e a tuma do pó de antigamente.
    bjsss galera nos vemos na grande festa.

    ResponderExcluir
  9. PARABENS... esse Bar, BAR DO BULÃO, faz parte da HISTÓRIA, de Bacabal-MA e da mesma forma as pessoas que estão na FOTO, com muita humildade.
    Ass. Edmilson Moura
    Celular (99) 8123-3244
    Bacabal-MA

    ResponderExcluir
  10. Eu como filha e em nome dos meus irmãos, agradeço a você Louremar pela matéria, e também por fazer parte dessa "estória", não só você como o seu pai(Seu Lorenço)que era amigo do meu pai, e por muitas vezes, nós crianças circulavam pelo bar, você na qualidade de companhia do seu pai e eu meus irmãos como ajudante do meu.OBRIGADA !!!!!!!!

    Ass. Edvana Cristina

    ResponderExcluir
  11. Mesmo estando aqui nessa cidade há apenas 20 anos, mas amo suas histórias! Parabéns ao Bulão e aos seus filhos que estão preservando a sua história e levando seu nome às novas gerações.

    ResponderExcluir
  12. Belíssima história de vida tem este homem, humilde mas com uma sabedoria de poucos, trabalhador, empreendedor numa época em nem sabíamos o que representava esta palavra, criou uma familia de causar inveja, com todas as dificuldades lutando, formou todos os filhos e estão ai contribuindo com o desenvolvimento de nossa TERRA!
    Parabéns BULÃO E D. STELA(ESPOSA),
    pARABÉNS BACABAL por este exemplo de Vida!

    ResponderExcluir
  13. Edileuza e família, Eu e Genésio lamentamos muito, era uma figura histórica de Bacabal, uma página que se encerra, frequentei várias vezes aí do Bar do Bulão. Está na gl[oria de Deus.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com