Da: Folha.com, por Fernanda Ezabella
"Reimaginar o Windows". Foi batendo nesta tecla poética que a Microsoft apresentou nesta terça-feira seu novo sistema operacional, o Windows 8, criado para rodar em tablets, desktops e celulares com telas sensíveis ao toque.
A interface é a maior mudança de design desde o Windows 95. No lugar de ícones pequenos e estáticos, a tela de início é um mosaico de painéis móveis, personalizados e atualizados em tempo real, apelidados de "azulejos".
Ainda não há previsão de lançamento, mas a expectativa é chegar às lojas em 2012.
Qualquer computador com Windows 7 poderá rodar a nova versão, mesmo sem monitores touchscreen, via teclado ou mouse. "Eu garanto, é tão agradável que você vai querer tocar todas as telas daqui pra frente", afirmou Steven Sinofsky, presidente da divisão Windows.
Com um sistema operacional único, o conceito é facilitar o compartilhamento de dados entre aparelhos, todos conectados à nuvem, armazenamento na internet à distância. Por exemplo, um aplicativo reúne todas as redes sociais num só lugar. E todos os contatos de sua agenda estão conectados às tais redes --não mostram apenas o telefone e o e-mail, e sim as atualizações e fotos postadas. As possibilidades de multitarefa também foram destacadas. É possível ver vídeos e jogar caça-palavras ao mesmo tempo, ao ler notícias e tuitar com telas abertas lateralmente.
O Windows 8 trará um novo navegador Explorer, no qual desaparecem barras de endereço e outros penduricalhos, usando a tela inteira para o site visitado. Um movimento do dedo na parte inferior faz com que as barras reapareçam.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com