A greve dos policiais militares por melhores salários e condições de trabalho adequadas, tem mostrado uma corrente que tenta a todo custo desestabilizar um movimento legítimo.
Com o intuito de colocar a sociedade contra as aspirações dos profissionais de segurança pública, alguns companheiros da Imprensa produzem textos eivados de rancor, felizmente inócuos. A sociedade maranhense acompanha, ao longo do tempo, o agravamento dos problemas na área da segurança. Sofre todos os dias com esses problemas os quais não foram criados pela paralisação dos PMs e Bombeiros.
Há os críticos de plantão que questionam a legalidade. Esses mesmos não questionam o não-cumprimento, pelo Estado, da decisão judicial do Superior Tribunal Federal que determinou o pagamento do escalonamento vertical.
Quem são os porraloucas?
Analisando a participação dos petistas no movimento, o jornalista Décio Sá escreveu a nota “Os porraloucas do PT”, onde diz: “Com amigos e aliados desses, o governador em exercício Washington Luiz Oliveira (PT) não precisa de inimigos. Enquanto toda classe política tentava colocar água na fervura da greve da PM, o deputado Bira do Pindaré (PT) e o militante Joab Jeremias jogavam gasolina. Bira em discurso na tribuna e Joab, membro da Executiva do PT na cota do secretário Rodrigo Comerciário (Relações Institucionais), endossando as palavras do coronel “balaio” Ivaldo Barbosa em cima de um mini-trio na porta da Assembleia”.
O que se pode depreender da história? Puro esquecimento ou desconhecimento dos fatos. Antes de ser militante, Joab Jeremias é militar. É um soldado formado na cidade de Bacabal no ano de 1994. Não caiu de para-quedas no movimento dos policiais, não é um oportunista. Oportuna foi a assinatura que Joab apôs na ata da convenção petista que aprovou a indicação de Washington como candidato a vice da governadora Roseana. Na noite da convenção, no Centro Social do Ipem, o resultado estava empatado em oito votos. Coube ao militante Joab o desempate. Oportuno foi o abraço que simbolizou o contentamento da militância, tão bem retratado nos blogs.
Os balaios em campanha pelo Estado
Outro que está sendo combatido sob o rótulo de ‘balaio’, denominação àqueles que fizeram parte ou apoiaram o governo Jackson Lago, é o coronel Ivaldo Barbosa. Não sabem ou esquecem os críticos que Ivaldo percorreu o interior, fazendo preleções aos militares durante a campanha eleitoral. Fez promessas. Dentre elas a de um coturno nunca visto no Maranhão, que seria um conforto só para os pés dos policiais. O fato instigou o humor da tropa que passou a comentar que o coturno seria com ar-condicionado e TV, assim o PM ao sentar e cruzar as pernas, teria o entretenimento no próprio coturno.
O soldado Joab, o mesmo Jeremias que hoje é combatido, também viajou para conversar com seus pares. Sempre pregando o discurso da união do PT com o Governo do Estado.
Enquanto assim agiam eram homens de mérito e louvor, estavam lutando por um Maranhão melhor. Bastou que passassem a lutar por um Maranhão melhor ao lado de outros combatentes para que perdessem a importância.
Se analisarmos esses blogueiros e repórteres que criticam os militares, todos podem estar na folha de pagamento do governo ou tem ligações estreita, assim tem a obrigação de defender o indefessível, a falta de cumprimento da lei que manda pagar com escalonamento vertical. Para termos bons serviços na segurança, é necessário pagar bem nossos militares, aparelhar e deixar que todo o aparato sirva ao povo e não aos poucos (helicóptero para politicos passearem).
ResponderExcluirE Lamentavel o tratamento dado aos policiais militares e corpo de bombeiros do Maranhão,pois quando servidores da policia civil ou agentes penitenciarios,que tambem fazem parte do tão falado sistema de segurança publica do Estado entram em greve,ai sim lembram da policia militar.Governo do Estado deixa de ser mesquinho afinal de contas pensem e reflitam que voces estão patrocinando escola de samba do Rio de Janeiro enquanto deixam pais e mães de familias por tres anos sem sequer a reposição das perdas salariais.Por favor valorizem primeiro o que e nosso.
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirSó gostaria de lembrar aos colegas militares que o povo tem os governantes que merecem.
Será que há alguma supresa na forma em que o governo de Roseana Sarney trata os militares?
Pois bem, esse não é seu primeiro mandato, todos já sabiam como ela governa o estado.
No entanto na sua última campanha, muitos dos que agora reclamam estavam todos envolvidos e propagavam por todos os cantos que seria o melhor para o povo do maranhão.
Espero que tudo isso possa levar a uma reflexão. Quanto se tem direito ao voto, não se olha só para o proprio umbigo. E quando se elege alguém ele governa para todos.