O caso da 'Milícia 36', embuste de ambos os lados | Blog do Louremar

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O caso da 'Milícia 36', embuste de ambos os lados

No jargão militar usa-se muito o termo ‘embuste’. É aplicado aos fanfarrões, os empolgados que gostam de criar situações que fogem à realidade.

O episódio da tal ‘Milícia 36’ está eivado de embustes.

Deu-se o caso em uma reunião do deputado federal Edivaldo Holanda, candidato a prefeito de São Luis pelo PTC, com militares da Polícia e do Corpo de Bombeiros. Durante a sua fala, o sargento Bombeiro Jean Marry jacta-se de estar liderando o ‘Comitê dos Militares’.

Expõe aquilo que é a missão do tal comitê. Nas palavras de Jean Marry é algo sublime e suprapartidário, algo que parece submeter até o próprio candidato Edivaldo Holanda. Diz Jean Marry que a missão é “especial”. Adianta que no período que vai da véspera da instalação do tal comitê até o dia da eleição, “os militares tem uma missão e que nós não podemos aqui revelar. Nós sabemos que até o dia da eleição muitas coisas vão acontecer”.

                  Jean Marry        Foto:Louremar Fernandes
É o discurso do embuste. O mesmo de que lançam mão os adivinhos na arte de iludir para tirar proveito. Buscam criar um clima de mistério para subtrair o ouvinte do seu estado normal de consciência para um estágio em que o mistério prevalecerá.  

Em outra parte do vídeo,Jean Marry se refere a um projeto maior:” O comitê 36 é um projeto e nos estamos juntos desse projeto. Não podemos citar aqui o nome do projeto para não despertar os adversários. Mas nós já sabemos o nome do projeto que nós temos para 2014”.

Ora, Edivaldo Holanda é candidato a prefeito com o apoio do ex-deputado Flávio Dino que, por sua vez, é candidato declarado ao governo do Estado. A eleição para Governador será em 2014. Jean Marry poderia ter sido mais claro?

Há no vídeo (veja) um trecho que mais pode preocupar do ponto de vista da sanidade mental do que do ponto de vista da segurança do Estado. É feita referência às ações do tal comitê militar:  “é uma coisa muito louca, é pior do que o grupo que matou o Osama Bin Laden”.

Do outro lado, mais embuste.

A publicação do vídeo na internet e sua sincronizada disseminação na imprensa e redes sociais foi o estopim para um outro embuste. A criação da ideia de que haveria uma ação orquestrada e a ser executada por militares. Mas de quem é a culpa? Os homens do marketing do prefeito João Castelo usaram bem as armas que Jean Marry ofereceu com seu discurso. Na falta de projetos concretos, de discussão séria sobre a realidade crítica da cidade, passou-se a discutir o inverossímil. E não foi a primeira vez durante a campanha.

De um embuste, criou-se outro. Até mesmo órgãos de imprensa ligados ao Governo do Estado passaram a creditar às palavras de Jean Marry a criação de uma “milícia’. Num claro ato de desconstruir a solidez do Governo. Ora, seria possível conceber que a Secretaria de Segurança e as instituições policiais não tenham condições de prever a criação de uma milícia numa capital como São Luis. Seria possível conceber que o Secretário Aluizio Mendes, ainda mais alerta depois do movimento grevista de 2011, não tivesse conhecimento dos passos dos seus comandados? Impossível.

Mas levou-se a publico uma peça criada com o único fito de confundir a opinião pública em favor de um candidato e em desfavor de outro.

Na quarta-feira (23) o candidato Edivaldo Holanda divulgou outra versão do mesmo vídeo. Nesta, o candidato, na mesma reunião, esclarece do que se trata a tal missão e qual o objetivo da criação do tal comitê.


Um comentário:

  1. querido Louremar, enquanto vc se preocupa com esta inesistente milicia, as crianças estão comprando droga na porta da escola, o povo tá morrendo no corredor do socorrão, as ambulancias da SAMU tá de greve, as escolas estão sem aulas, os professores não tem salários, e a merenda escolar sumiu, corra atraz de noticias verídicas meu amor, mais com mentiras sempre acaba mau, vc fica desacreditado, tenha cuidado vc tá falando de um servo deo Deus altíssimo daquele que mergulhou no mar vermelho todos os seus adversários, então meu amor cuidado com a mentira ela é filha do diabo.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com