Se o prefeito de Bacabal, José Alberto Veloso, insistir em aplicar dinheiro público para bancar o Carnaval da cidade vai estar cometendo um tremendo erro.
Em várias cidades, sem a menor cerimônia, os prefeitos tomaram um chá de lucidez e estão cancelando esse tipo de gasto. Começou pelo prefeito de São Luis, Edivaldo Holanda, que destinou a verba que seria para o Carnaval para investir na Saúde. O mesmo aconteceu com os prefeitos de Coroatá e Zé Doca.
Esses prefeitos estão errados? Não. O costume é que o prefeito banque todos o carnaval. É bonito ver o povo dançando ébrio enquanto os postos de saúde estão sem medicamentos. Passada a folia, de volta à vida normal, o povo percebe que o dinheiro poderia ter sido melhor aproveitado.
Em Bacabal, o prefeito recebeu dívidas astronômicas deixadas por Raimundo Lisboa. Para começar, centenas de servidores com os salários atrasados.
Quem lucra com a folia?
O editor deste blog não é contra o investimento das Prefeituras no Carnaval. Desde que esse investimento não seja de 100 por cento, como acontece. Principalmente para favorecer agiotas que investiram na campanha eleitoral, como já foi abordado aqui (releia).
O editor deste blog não é contra o incentivo a blocos tradicionais. A questão é discernir o que é incentivo e o que é o paternalismo. Independe de haver ou não derrame do dinheiro público, o povo sempre brincará o Carnaval. Se as cidades do interior tivessem uma estrutura que justificasse o Turismo, ainda seria uma justificativa. Mas não é essa a realidade.
A realidade é cruel, com municípios endividados pela irresponsabilidade dos ex-gestores e por culpa do povo que não se articula para cobrar. A imprensa faz a sua parte, denuncia. É o que fez o blogueiro Sérgio Matias quando denunciou na semana passada um plano engendrado pelo secretário de Cultura de Bacabal. Ele é um promotor de micaretas e só está no cargo por indicação do presidente do Tribunal de Justiça Guerreiro Júnior (releia).
Para encerrar fica uma sugestão: Que tal fazer um plebiscito, uma rápida consulta popular pra saber se o povo prefere ver os seus irmãos, vizinhos e amigos com os salários em dia ou se prefere o Carnaval?
VAMOS FAZER UMA CAMPANHA PARA QUE OS BLOGUEIROS DE BACABAL FAÇAM ESSE PLEBISCITO: SALARIOS EM DIA OU CARNAVAL?
ResponderExcluirLoremar, Hoje em Bacabal com a situação caotica que estão os Servidor publicos, seria uma tremenda falta de respeito investir no carnaval, pois são 3 dias de folia contra 3 meses de salarios atrazados, o prefeito deve ser coerente em saber o que é prioridade neste momento, e o que ele fizer agora, vai refletir em todo seu mandato, essa historia que amanha o povo esquece, ja não existe mais, o povo lembra e lembra muito bem, não faz, é falar. e continui fiscalizando pois, o povo esta acompanhando o seu blog.
ResponderExcluirÉ ATE UM ABSURDO GASTAR DINHEIRO COM CARNAVAL,TEM MUITAS FAMILIAS QUE VIVEM COM O SALARIO DA PREFEITURA E TA PASSANDO NECESSIDADE,SO NÃO TA PASSANDO FOME PORQUE ALGUMAS PESSOAS SE SOLIDARIZAM E ESTAO AJUDANDO,PREFEITO SEJA COERENTE E NÃO FAÇA UMA COISA,PEGUE ESSE DINHEIRO E PAGUE OS ATRASADOS,MOSTRE QUE O SENHOR FOI MERECEDOR DOS VOTOS O ELEGEU.
ResponderExcluirLouremar nós tambem não somos contra o patrocínio da prefeitura para o evento, mais com 100% é um abuso e o atual SECRETÁRIO DE CULTURA não vai perder a oportuninade, no papel vai ser uma festa monumental, na prática será só mais uma festa de carnaval.Fica uma pergunta ele está no cargo por ser conhecedor da área, pelo seu grau de escolaridade, por ser autodidata ou por ter um QI MUITO FORTE, Quem Indique.Eu acredito que seja QI.
ResponderExcluirPulo carnaval, mas sou realista pra assumir o quanto é absurdo a prefeitura queimar dinheiro no carnaval , e sei tambem , que o prefeito nao tem peito pra chegar e cancelar o carnaval , por medo do bombardeio da mídia e pra nao contrariar os seus eleitores sem noçao de prioridades e da situaçao dos cofres públicos .
ResponderExcluir( B.NETTO)
Carnaval só traz mais desgraça e violência. O povo é conduzido a idolatrar bandas e gastar os trocadinhos que deveriam se alimentar. O dinheiro do município não deveria custear folia. Quem quer folia é que arque com as despesas, não ficar esperando patrocínio do dinheiro público.
ResponderExcluirPELO AMOR DE DEUS QUE MUNDO É ESSE? O POVO SOFRENDO PELO SALÉRIO QUE NÃO RECEBE E PREFEITOS FAZENDO FESTAS? ESTOU TRISTE POIS ESTAMOS MORRENDO E NINGUEM FAZ NADA1 CHEGA DE GASTAR DINHEIRO !! O POVO QUER REMÉDIO, MÉDICOS, INFRA ESTRUTURA NA CIDADE! NÃO AO CARNAVAL FAZ ANO QUE VEM!!
ResponderExcluirquero meu salario em dia, estou passando por grandes necessidades e só eu sei o que mus filhos estao precisando, as aulas ja vao começar e até agora eu nao tive como comprar uma farda nova para ele. isso é só um pouco da desgraça pela qual eu estou passando sao 04 meses sem salario da prefeitura. me enoja ver esse novo prefeito gastar uma fostuna com carnaval e para encher os bolços de algumas pessoas. me ajude prefeito eu só quero o que é meu por direito e como eu tem centenas de funcionarios na mesmo cituaçao. quero meu dinheiro.
ResponderExcluirO q o prefeito tem fazer é pagar os funcionarios atrasados..pq sao todos paisvde familias q tem seus compromissos tbm.carnaval ele pode fazer no outro ano..
ResponderExcluirEngraçado que em pleno atraso da gestão Lisboa ninguém dizia nada e agora é todo mundo querendo sacrificar Zé Alberto. Ê povo sem -vergonha. Porquê não cobraram Lisboa no ato dos atrasos? Vocês merecem mesmo!!!
ExcluirENGRAÇADO QUE A EX PRIMEIRA NAO TA MESMO NEM AI PARA OS FUNCIONARIOS DA PREFEITURA QUE ESTAO COM 5 MESES DE SALARIOS ATRASADOS, ELA VAI CONTINUAR COM O BLOCO PIPOCA DOCE E ELA JURA QUE NOS VAMOS ACREDITAR QUE ELA PEDIU FOI PATROCINIO PARA QUE O BLOCO SAÍSSE NA RUA, OH MAIS QUE O POVO DE BACABAL ESTA COM RAIVA DISSO TA MESMO, BANDO DE PESSOAS QUE NAO TAO NEM AI PARA NINGUEM MESMO.
ResponderExcluirEssas festa com trio aos sábados e domingos sem nenhuma segurança, regadas à lança perfumes e pó não tem nenhum teor educativo ou cultural e estão tirando a identidade da cultura local. É triste ver nossos jovens bêbados e pulando ao som de ritmos sem IDEAIS E nexos sociais. Isso é que é cultura? É insentivo à permissividade de uma liberdade sem responsabilidade.Fica pra segunda FEIRA, ressaca e cacos de vidros como saldo.NÃO ACABEM COM BACABAL!!!!!
ResponderExcluir