Para índios, Belo Monte prejudica água do rio Xingu | Blog do Louremar

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Para índios, Belo Monte prejudica água do rio Xingu

Do: Exame.com
Índios da etnia arara afirmam que as obras da usina de Belo Monte estão prejudicando a qualidade da água do rio Xingu. Após a denúncia, o Ministério Público Federal deu prazo de dez dias para que o Ibama e a Agência Nacional de Águas vistoriem a região.

A construção de uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo está em andamento no sudoeste do Pará. Na semana passada dezenas de máquinas começaram a operar na margem esquerda do rio, para que assim sejam feitas as obras da barragem. Entretanto, os índios arara não estão satisfeitos.

Após perceberam que a água que usam para beber e cozinhar estava suja por terra e cascalho vindos das atividades das máquinas, os próprios índios enviaram uma carta ao Ministério Público Federal, que já informou e solicitou uma ação rápida do Ibama e da Agência Nacional de Águas (ANA).

O consórcio construtor de Belo Monte se defendeu dizendo que não utiliza material industrial e justificou que com as chuvas típicas da região é normal que o volume de terra seja levado para o rio Xingu, mas afirma que não afeta a qualidade da água.

“Oficiamos ao Ibama, à ANA (Agência Nacional de Água), à Funai e à própria Norte Energia pedindo todas as informações para que possamos entender o que foi feito para proteger essas comunidades e o que deveria ter sido feito antes das obras iniciais”, diz Ubiratan Cazeta, procurador da República.

O pior dessa situação é que a obra iniciou antes do programa básico ambiental ser aprovado, afirma o Ministério Público. Com o documento, o Ibama poderia avaliar quais os impactos da construção na natureza. No entanto, ele só foi apresentado recentemente pela empresa Norte Energia, responsável pelo empreendimento.

Assista ao vídeo produzido pelo Movimento Gota d´Água

Um comentário:

  1. e milhares de empregos que esta sendo gerado, são cerca de 100 mil empregos com todos os direitos trabalhista. É ai os brasileiros preferem ir roubar do que aproveitar essas oportunidades. esses atores estão de bolso cheio e os dos operarios estão passando fome. temos é que seguir enfrente essa obra é pra o beneficio do pais.
    e os indios estão lá lucrando o deles e vc aqui vendo eles como coitadinhos.

    cai na real!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com