Durante alguns anos João Alberto foi o líder inconteste em Bacabal e municípios próximos. Nada se fazia, nenhuma decisão era tomada sem que ele fosse consultado. Da sua existência política, dependia a sobrevivência dos demais elementos do grupo.
Contudo, João Alberto sempre primou pela sua amizade com a família Lago. Os “lago limpo” como chegaram a se intitular na época em que se confrontavam com o falecido Bete Lago, que seria “lago sujo”.
Foi João Alberto o responsável pela eleição de Jurandir Ferro do Lago como deputado. Seu poder de convencimento levou o povo a votar num comerciante que não tinha o menor traquejo para a política. Jurandir Lago se elegeu para dois mandatos de deputado estadual. De quebra foi vice-prefeito na trágica administração de Dr.Cazuza e depois na do próprio João Alberto.
Passado o tempo era hora de renovar. Renovação nos grupos políticos geralmente é substituir os pais pelos filhos na arte de seduzir o eleitorado. Assim foi com Jurinha, filho de Jurandir. De um simples motoqueiro foi guindado a Deputado Estadual no ápice da vida política de João Alberto. Na Assembléia está até hoje, só saiu por imposição do próprio João Alberto para ser vice-governador.
Terminou por fazer uma lambança sem igual. Deu logo uma festa para toda a côrte assim que assumiu no lugar de José Reinaldo e inviabilizou a candidatura da sua mãe Taugi como prefeita de Bacabal.
Flávio Dino, Miosótis Lúcio, Luciano Genésio e Alberto Filho |
Mas João Alberto, se tem influência, perdeu o poder. Depois que saiu do Senado nem Jura lhe fazia companhia em suas andanças pela cidade, especialmente pelo bar do Gramichó. O grande líder teve uma sobrevida nos períodos em que substituiu Roseana Sarney.
Agora João Alberto é um candidato. Ainda se diferencia dos demais candidatos a Senador pela campanha com mais poder de fogo e pelo vídeo em que o presidente Lula “Midas” da Silva sapeca nele bons adjetivos.
Para os seus pulilos, Jura e Alberto Filho, o fato parece não fazer diferença. Cada um cuida de si. Jura Filho esqueceu de por o nome do senador nos seus carros de som. Jingle (musiquinha de campanha) de João Alberto, necas. Até Lobão que vive às turras com João Alberto, pede voto para ele. Jura não.
Alberto Filho é outro. Quando dá na teia se manda pelo mundo acompanhado de Zé Reinaldo, Flávio Dino e companhia.
A disputa pela segunda vaga maranhense no Senado está acirrada. A coisa não está fácil. João Alberto sabe disso mas a ele deve-se o mérito de não forçar a barra. Espera pela consciência daqueles a quem lançou na vida pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com