Coligação de Flávio Dino levanta suspeita na eleição | Blog do Louremar

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Coligação de Flávio Dino levanta suspeita na eleição

A diferença de apenas 4.877 votos que levou a governador Roseana Sarney à reeleição foi um dos motivos que levou a coligação “Muda Maranhão”, do candidato Flávio Dino, a solicitar os “logs” das urnas eletrônicas.

Os logs contêm as informações sobre tudo o que ocorreu no dia da eleição em todas as 15.393 seções eleitorais dos 217 municípios maranhenses. Entre os dados obtidos pela coligação, em análise pela coordenação jurídica, estão os horários de início e fim da votação nas seções e a quantidade de votos dados após as 17 horas

Na tarde da sexta-feira (8) um relatório com os detalhes da eleição para governador no Estado foi entregue ao candidato Flávio Dino. Dependendo da análise ele poderá entrar com um pedido no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) na tentativa de reverter o resultado do pleito.

Segundo o advogado Carlos Eduardo Lula, coordenador jurídico da campanha de Flávio Dino, um dos problemas já encontrados é a existência de vários votos dados em sequência em uma mesma seção após as 17 horas, quando a eleição foi encerrada, com curto espaço de tempo entre um e outro. Como o voto é secreto, as informações contidas no log não incluem a quem foram dados os votos de cada urna.

De acordo com Lula, um caso considerado suspeito encontrado até ontem à tarde é o de São José de Ribamar, município de 163 mil habitantes localizado a 32 quilômetros de São Luís. Segundo o advogado, em uma das seções eleitorais da cidade houve 26 votos após as 17 horas, um atrás do outro, com um pequeno intervalo de tempo entre eles. São José de Ribamar tem 75.438 eleitores e concentra 1,7% do eleitorado maranhense. O município é o quarto maior colégio eleitoral do Maranhão, perdendo apenas para São Luís, com 15,4%; Imperatriz, com 3,6%; e Caxias, com 2,3%. Na cidade, o resultado das urnas apontou 53,5% dos votos válidos dados a Roseana Sarney contra 32,1% ao segundo colocado, Flávio Dino.

Com informações do jornal Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com