"A noite tudo encobre"
A demissão de Pedro Abramovay da Secretaria Nacional de Justiça foi apresentada pelo Governo como coisa simples, "a pedidos". Nada disso: é fato da maior importância, início da luta pelo poder dentro do Governo Dilma e do PT.
1 - Márcio Thomaz Bastos, ministro da Justiça e Lula e muito influente em seu Governo, avalizou Abramovay e foi desautorizado. Ficou mais fraco no PT.
2 - O grupo Mensagem ao Partido, liderado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e pelo governador gaúcho Tarso Genro, é minoritário no PT, mas tem ambições de se tornar majoritário. Derrotando Bastos, ficou mais forte.
3 - Abramovay reagiu contra as pressões do secretário Nacional da Justiça de Lula, Romeu Tuma Jr., para que usasse o cargo na campanha. Tuma Jr. é aliado de Cardozo desde quando este era vereador. Cardozo se vingou de Abramovay.
4 - Abramovay está longe de ser bobo. Não diria o que disse sobre penas alternativas a pequenos traficantes primários se o Governo pensasse diferente.
5 - Há um entendimento do Supremo Tribunal Federal que dá suporte às tais penas alternativas para os tais pequenos traficantes primários.
6 - Se o Governo discordasse da posição de Abramovay sobre o tema, não o teria convidado, após afastá-lo da Secretaria Nacional da Justiça, para a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. O convite foi feito e ele o recusou.
A versão oficial não passa de versão oficial. É fraca demais. Para aceitá-la, é preciso não pensar. Se Dilma não gostava de Abramovay, por que o nomeou?
A grande aposta
O ministro da Educação, Fernando Vaidadd, chefão do Enem e do Sisu, foi chamado por Dilma no meio das férias que estava gozando, para resolver a confusão que se havia criado entre os pré-universitários. Mas já anunciou que tem família e pretende voltar às férias o mais rapidamente possível.
Há duas apostas no enovelado de serpentes que é Brasília. A primeira, e mais difícil, é quando ele vai tirar as férias. A segunda, e mais fácil, é o tempo que as férias poderão durar. Parece que terá tempo suficiente para descansar e viajar.
Governo x Governo
A base aliada que apoia o Governo Dilma está cada vez mais parecida com o PSDB: todos juntos, mas de costas para a parede e observando atentamente o punhal nas mãos dos aliados. A Batalha de Furnas é o grande épico da guerra entre os aliados PT e PMDB: o PMDB, que controla a gigante estatal de energia elétrica, quer ficar com ela; o PT, alegando que os peemedebistas levaram a empresa a fechar o ano passado com prejuízo, e que o prejuízo continua neste ano, pede um nome técnico. Paralela a essa, há outra batalha: o PMDB fluminense, que tradicionalmente controla Furnas, enfrenta a concorrência do PMDB mineiro, que quer a empresa como consolação pela derrota em Minas.
Geração de energia? E quem está interessado nisso?
A volta do que não foi
Zuleido Veras, lembra? Zuleido é aquele empreiteiro amicíssimo do ex-presidente Sarney e dono da Gautama, que desde 2007 é acusado, entre outras coisas, de fraudar licitações e pagar propinas a funcionários públicos; já esteve preso no transcorrer da Operação Navalha. Zuleido andava meio sumido.
Mas está de volta: agora, pede autorização à Secretaria do Meio-Ambiente de Goiás para desmatar 490 hectares em Niquelândia. Não é uma hora propícia, essa escolhida por Zuleido Veras, para pedir mais desmatamentos?
Já acharam a culpada
Hercília Luz, 89 anos, filha do governador catarinense Hercílio Luz, que morreu em 1924, recebe até hoje sua pensão: R$ 15 mil mensais. Mal de vida não deve estar: até o ano passado, quando se aposentou, tinha um cartório.
A sra. Hercília desta não escapa: é mulher e idosa. Tem tudo para levar a culpa dessa história de aposentadoria de governadores e dependentes. E, uma vez escolhida a culpada, e devidamente castigada, tudo volta a correr no melhor dos mundos: não se fala mais no assunto e ninguém terá de devolver nada.
Informação inútil
Neste ano ocorrem quatro datas formadas pela repetição de um só algarismo:
1/1/11
1/11/11
11/1/11
11/11/11
Informação mais inútil ainda
Só vale neste ano. Pegue os dois últimos algarismos do ano em que você nasceu, adicione a idade que você completará em 2011 e o resultado será 111. Não serve pra nada, mas não tem gente que ouve discurso do senador Suplicy?
Banqueiro se blinda
Rafael Palladino, ex-comandante do Banco Panamericano, do Grupo Silvio Santos, está blindando sua defesa. Contratou uma assessoria de imprensa, comandada pela jornalista Fernanda de Carvalho, para enfrentar a batalha de imagem que sempre ocorre nos processos judiciais. Silvio prometeu processá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com