Promotor se comprometeu que o Socorrão seria reaberto. Não foi. E agora? | Blog do Louremar

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Promotor se comprometeu que o Socorrão seria reaberto. Não foi. E agora?

No ano passado, depois que voltou a trabalhar como titular da 2ª Promotoria, após sete anos de ausência ( à disposição do Gecoc), o promotor Agamenon convocou a imprensa para anunciar o final da tolerância com o municipio que , mesmo recebendo uma verba milionária do Governo do Estado para construir o Socorrão, nunca entregou a obra pronta. Na época o promotor disse que iria multar o município pelo não-cumprimento dos prazos. Estipulou o prazo de 15 dias para que a administração municipal apresentasse contestação.

Após o prazo a coisa mudou. O promotor foi convencido de que a administração de Bacabal, cujo prefeito é Raimundo Lisboa e a vice-prefeita é a senhora Taugi Lago, está realmente comprometida com a saúde do povo.

Foi bom para o município, para o povo não. O prefeito Lisboa se livrou de ser executado judicialmente e terminar com um processo por improbidade administrativa.

O município não reabriu o Socorrão, na rua Magalhães de Almeida, como havia se comprometido com o promotor público Agamenon Batista.

Nada que o nobre promotor possa lamentar. Ele é apenas mais um a ser desrespeitado. Tal como vem ocorrendo com o povo de Bacabal que espera todos esses anos por um atendimento de saúde que corresponda ao dinheiro que é repassado pelo Ministério da Saúde.

O interessante é que os argumentos apresentados ao promotor Agamenon foram tão consistentes que ele sequer admitia a possibilidade da não-reabertura do Socorrão. Em entrevista à repórter Liliane Braga/TV Mearim, quando indagado ele nem cogitou essa hipótese : “ Não acredito que haja estouro do prazo pelo.... pela boa vontade que o município tem demonstrado no sentido de colocar a coisa para funcionar. O que se aguardou foi uma situação política que iria ser resolvida num período pós-eleitoral, como essa situação não está se resolvendo o município vai assumir e vai tocar a saúde básica, é sua atribuição e eles tem verba pra isso.”

Ouça o áudio em que o promotor Agamenon anuncia a reabertura do Socorrão para janeiro de 2011.




Tem uma expressão popular que para expressar o quanto a pessoa é inexperiente num assunto, se diz que é “muito verdinho”. Ou seja, ainda não é maduro na coisa. Note que a repórter Liliane, já conhecedora de como a administração pública trata a saúde, deixou para o promotor a chance de dizer que estava atento. Ele, muito verdinho em assuntos de Bacabal, viu "boa vontade" e preferiu dizer que não aconteceria estouro do prazo. A única coisa que não estourou ainda foi a paciência do povo.

O video abaixo é parte de uma matéria produzida pelo repórter Nando Sousa e o editor Francisco Wanderson, do programa Ronda da Cidade, mostra exatamente, a situação do prédio onde deveria estar funcionando o pronto-socorro de Bacabal.

8 comentários:

  1. Lourenço Junior31 janeiro, 2011 14:09

    Caro Louremar, olha só quanta ingenuidade de uma autoridade! Realmente só temos a lamentar a falta de compromisso do nosso Prefeito e vê até onde vai essa irresponsabilidade com o povo de Bacabal.O povo tem que deixar de temer uns e outros e mostrar a cara, até no blog quase todos os comentário são de anônimos, pessoal quando não se identifica fica difícil saber quem tá incomodado!
    Vamos mostrar a cara e ir às ruas, reivindicar nossos direitos, e mostrar que o dinheiro é Público e esse tal Prefeito apenas administra, muito mal, por sinal.

    Lourenço Junior

    ResponderExcluir
  2. Agora vão até até a casa ops ! desculpa mansão da rua magalhaes de almeida e veja como ta lá !!

    ResponderExcluir
  3. 1- Quem pensa que o prefeito de Bacabal respeita juízes e promoteres pagou mico.OSocorrão continua como está e cadê a cara da Promotoria ? Espera-se nova desculpa ?
    2- E o caso da criança que morreu por inconpetência médica, continuará impune ? E o povo nada faz ?Se for esperar a Justiça de Bacabal é so ver o que aconteceu com o Socorrão.
    3- Essa turma de vereadores insignificantes deveria deixaros cargos, afinal para que serve essa Câmara ?
    4- ALguém já viu o detalhamento das verbas federais destinadas a Bacaba ? Há até participação no petróleo e incentivos à exportação e o dinheiro para o meu bolso é que não;
    Concluíndo: A maioria que tá aí reclamando de tudo foi a favor da união de Taugi x Lisboa que seria o melhor prá Bacabal, então aguenta sem choro e nem vela!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Aqui juizes, promotores e desenbargadores todos tem medo desse prefeito , e acho que muitos comem na mão dele, porisso o socorrão esta do jeito que esta, e a cidade cada vez pior, temos que mudar isso, em ano de eleição ele vai fazer uma verdadeira maratona para enganar e manipular o povo de Bacabal, mas eu digo e repito sempre, cuidem, quem é corrupto compra votos, e quem vende é tão ou mais corrupto do que aqueles que compram. Roberto da Silva

    ResponderExcluir
  5. O ditado e´ certo o brasileiro tem memoria curta, sera se nao lembras que fatos semelhantes aconteceram na administraçao daquele que se diz 11 e que DEUS e 10 se nao vejamos; vereador joaozinho morre no socorrao de forma misteriosa, Dr francisco carlos degola criança em parto, homem passa 3 dias vindo ao socorrao dado como morto. djane vendedor de merenda morre no socorrao podre vitima de infecçao generalizada, e onde estava o ministerio publico que nao se manifestou, sera se houve omissao por medo... quem sabe

    ResponderExcluir
  6. destruir o patrimonio publico sempre foi crime , menos em bacabal. ze vieira destruiu o calçadao so porque foi contruido por joscimar, destruiu a praça cleomenes falcao pelo mesmo motivo. onde estava o ministerio publico que nao se manifestou. sera que mais uma vez foi por medo eta ministeriozinho publico fraco

    ResponderExcluir
  7. fico muito trista com isso, a nossa cidade era pra ser umas das mais bem administradas do maranhão e no entanto é das mais esquecidas pelo poder público, cadê o Senhor prefeito...

    ResponderExcluir
  8. Caro Louremar, quero lembrar que o prefeito está crente que os professores irão ficar calados quanto ao pagamento do retroativo do piso salarial do professor, ele que fique esperto pois, sua batata esta fritando ou melhor, queimou.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com