Hoje é dia de novo fato polêmico em Bacabal. O juiz Roberto de Paula, titular da 2ª vara vai determinar a mudança de regime no cumprimento de pena dos presos. Os 11 presos cujos processos são originários da 2ª vara serão mandados para casa, onde ficarão em prisão domiciliar.
É a quarta vez que o juiz irá determinar medida dessa natureza. Em todas elas agiu argumentando as péssimas condições em que os presos são colocados nas delegacias, indo contra até mesmo o que reza a Constituição Federal.
A primeira vez foi em abril de 2009. No ano, em dezembro , foram mandados 8 presos para casa.
No mês de março de 2010, Roberto de Paula (foto) interditou as delegacias de Bacabal, Lago verde, Bom Lugar e Lago Açu.
Quanto aos presos, num total de 23, ficaram no xadrez das viaturas aguardando que a Secretaria de Segurança providenciasse a transferência. A situação perdurou durante todo o dia, sem que houvesse uma solução. No início da noite, a Secretaria respondeu que não havia vagas para transferência para nenhum presídio do Estado. O juiz determinou então que os presos fossem entregues em suas casas, para cumprir prisão domiciliar.
Em todos esses episódios, a Secretaria de Segurança do Estado emitiu nota de que em pouco tempo seria retomada a construção do presídio de Bacabal. Até hoje a obra está parada.
Delegacia do 1ºDP - com o gaiolão visto ao fundo Foto: Louremar Fernandes |
A democracia e a base da sociedade garantindo o direito de todos aqueles a ela constituem mas uma coisa e certa o prefeito de Bacabal nao sabe o significado da palavra DEMOCRACIA ele viola o direito de pessoas que passaram neste ultimo concurso todo mundo sabe que ele esta chamando somente os professores que fazem parte de sua panelinha isso e fato...
ResponderExcluirQue bom que vocês em Bacabal podem contar com a coragem e determinação de um juiz como o Dr Roberto Gomes, que em seu pronunciamento no JN ontem disse que o sistema prisional do estado faliu e "o local é de tortura física e moral, em total desrespeito à constituição e aos tratados internacionais de direitos humanos", apresentando em seguida a solução a ser tomada. Parabéns Dr.
ResponderExcluirCarmem Rejane - Paulo Afonso / BA
Acesso esta coluna para elogiar a foto da reportagem. Que ângulo inédito!
ResponderExcluirSobre o tema da reportagem e como cronista tenho um texto com um ângulo de visão diferente. Veja no meu blog: www.blogdocostafilho.blogspot.com