OAB diz que situação das delegacias do Maranhão é alarmante há 10 anos | Blog do Louremar

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

OAB diz que situação das delegacias do Maranhão é alarmante há 10 anos

Do: O Imparcial Online

A situação de descaso com as delegacias e carceragens no Brasil, do qual o Maranhão estava como um dos destaques, foi o tema de uma reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, exibido neste domingo, 30. O raio-X do sistema carcerário no Maranhão mostra a realidade vivida por detentos de três cidades: Bacabal, Miranda do Norte e Santa Inês.

Entre as irregularidades estão: falta de policiais, falta de instalações adequadas para trabalho, falta de computadores, superlotação, mosquitos, mau cheiro, sujeira, falta de celas adequadas, falta de água e banheiros, para citar penas as necessidades mais urgentes.

Luis Antonio Pedrosa, membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), conversou com a equipe de OImparcial Online e disse que a reportagem reflete a real situação das carceragens do estado e afirma que a crise do sistema seria falta de planejamento, já que os recursos existem. “Muita verba é destinada para as carceragens, mas elas são mal empregadas, por isso o estado de calamidade em que o estado vive”, comentou.

Essa realidade, segundo Pedrosa, deve ser denunciada todos os dias pelas pessoas e agentes que estão envolvidos no sistema. “Precisamos de fiscalização constante e denuncias para que esse problema se resolva o mais rápido possível”, comentou.

O membro da Comissão de Direitos Humanos disse ainda que “tudo que foi mostrado é um retrato fiel do descaso, às vezes a situação é bem pior do que as câmeras conseguem captar”.

Para Pedrosa, a situação prisional do Maranhão é alarmante há pelo menos 10 anos. “As delegacias no Maranhão são insalubres, não têm as condições mínimas de funcionamento, que vão desde falta de policiais e questões estruturais, como falta de prédios, e o que piora a situação é que as autoridades não fiscalizam, o que gera um ambiente propício para o descaso”, finalizou.

Um comentário:

  1. Lourenço Junior01 fevereiro, 2011 14:41

    Realmente o que o passou domingo no programa da Globo, não é algo tão Fantástico, isso todos nós sabemos que ocorre em todo o Estado, há muito tempo, só que ninguém quer enxergar!
    Agora que veio à tona em rede nacional, fica todo mundo querendo dar pitaco, principalmente essa comissão de direitos humanos que todo mundo sabe que só serve pra marginal!
    Pq eles nunca se manifestam em favor de vítimas de detentos e marginais? ou no caso da Mayana?

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com