Ao tomar conhecimento da fuga de presos em Bacabal, neste domingo, 10, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, contatou de imediato o secretário de Segurança, Aluísio Mendes, a quem pediu ajuda para captura rápida dos detentos e ampliação e melhoria da delegacia municipal – onde ocorreu a ação.
"O fato é preocupante. A comunidade está em pânico devido a evasão de criminosos de alta periculosidade e porque as grades do cadeião do 1º DP, recuperado há poucos dias, foram serradas facilmente e em pouco tempo", diz o corregedor, que mantém vínculo permanente com o município. O número de fugitivos é incerto, mas pelo menos seis presos deixaram a delegacia durante a madrugada.
Eles saíram para área de contenção dentro do prédio, onde se esconderam e fizeram barulho para chamar o carcereiro e enganá-lo. Como não observou ninguém na cela, o homem imaginou uma fuga por trás da delegacia. Foi dominado assim que entrou na área. Policiais militares que entregavam um homicida conseguiram libertar o carcereiro e abortaram fuga em massa. Cinco presos são apontados como os articuladores da operação .
Guerreiro Júnior diz que a delegacia de Bacabal está novamente com excesso de lotação. Haveria cerca de 27 homens em duas celas. Quem não conseguiu fugir passou a noite no "gaiolão".
"Esse local recém-reformado pela Prefeitura também não oferece segurança", diz.
Cadê o presídio que o secretário Aluisio Mendes prometeu construir em Bacabal em 120 dias e até hoje, já passados 60 dias a obra não foi sequer iniciada ?
ResponderExcluirEsse secretário queria apenas dar uma satisfação a opinião pública e se segurar no cargo, que ele estava "balançando", mas na realidade ele não quer e não vai resolver esse problema, que nem é tão complicado: se não há dinheiro para construir o presidio bastaria reformar a delegacia de maneira que ela pudesse funcionar com segurança como um mini presidio... O que acontece é que o governo não quer fazer nada e só sabe culpar os policiais por todo problema que acontece...
Isso é um absurdo e precisa ser denunciado.
Sou estudante da UEMA e vemos o descaso do governo com a educação e com a segurança, onde só vemos propaganda e nenhuma ação concreta...
Em Bacabal a forma do governo dar uma resposta ao problema da cadeia foi transferir o Delegado Regional, Dr. Henrique Belmute, como se a culpa fosse dele quando na verdade é da estrutura e qualquer delegado que coloquem vai enfrentar os mesmos problemas e vai se desgastar por que não terá recursos para resolver o problema. Mas o dr. Henrique, pelo menos, era honesto e atendia todo mundo, além de não ficar vinculado a nenhum político e não perseguir ninguém. Só dele não ser corrupto ele já tinha a simpatia da população.
Agora o problema do presidio eu quero ver resolvido pois moro perto da delegacia e toda a vizinhança do prédio não tem mais tranquilidade, vivemos com medo de nossas casas serem invadidas de madrugada pelos presos em fuga.
E é por que Bacabal tem até Senador...