Juízes vão julgar em regime de urgência processos criminais de Tuntum | Blog do Louremar

terça-feira, 10 de maio de 2011

Juízes vão julgar em regime de urgência processos criminais de Tuntum

O corregedor-geral da Justiça, Antonio Guerreiro Júnior, anunciou na manhã de hoje, em Tuntum, a formação de força-tarefa de cinco juízes para julgamento com urgência dos processos criminais da comarca e, caso necessário, decretar a prisão de envolvidos.

Ele anunciou as medidas durante ato de desagravo ao juiz Pedro Holanda Pascoal, titular da comarca, e que teve a casa atingida por tiros na madrugada de 8 de abril.

“Os juízes que passam a atuar em Tuntum ainda esta semana já foram contatados e receberam orientação da Corregedoria para dar celeridade aos processos criminais, não importam os nomes relacionados”, informou o corregedor. Parte dos juízes convocados foi à comarca em solidariedade ao colega.

Guerreiro Júnior considera gravíssima a situação da comarca desde o atentado contra o juiz, e defende a força-tarefa da magistratura como forma de prestigiar o trabalho de Pedro Pascoal e reafirmar a autoridade do Judiciário estadual no município a 375 km de São Luís.

“O ato de desagravo e as ações anunciadas oferecem resposta contundente à sociedade tuntuense e brasileira, que demonstraram indignação com o episódio”, comenta. O corregedor diz que a Corregedoria vai atuar com veemência em atos que atentem contra algum membro da magistratura maranhense.

Foram indicados para a equipe de trabalho os juízes Rodrigo Otávio Terças Santos (Tuntum), Ferdinando Serejo (Presidente Dutra), Clênio Corrêa (São Domingos do Maranhão), Marcelo Matos e Oka (Colinas) e Mirella Cezar Freitas (Paraibano).

Pedro Holanda Pascoal é juiz titular de Tuntum desde 7 de julho de 2009 e, no ano passado, foi indicado pelo corregedor Antonio Guerreiro Júnior para coordenar o projeto “Pauta Zero”, criado para desafogar comarcas e varas da capital e do interior com grande acúmulo processual.

Pascoal está à frente das cinco edições do "Pauta Zero" – a sexta começa na segunda, 16, em Balsas – e supervisiona o trabalho de 20 juízes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com