Ministério suspende repasse a municípios. Bacabal novamente está na relação | Blog do Louremar

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ministério suspende repasse a municípios. Bacabal novamente está na relação

O Ministério da Saúde suspendeu os recursos do Piso da Atenção Básica Variável (PAB- Variável) de 34 municipios do Maranhão. O recurso é um incentivo federal de custeio das equipes de saúde da família, saúde bucal e dos agentes comunitários de saúde.

Dentre os municípios, novamente está Bacabal. Em fevereiro o município já havia sofrido a mesma penalidade (releia)

O que não se sabe é a forma como o secretário de saúde Lilio Guêga vai tratar o episódio desta vez. Em fevereiro ao ser chamado pelo prefeito Lisboa para esclarecer o caso, o Secretário disse que não havia problema algum. Mostrando para provar, uma portaria diferente daquela que suspendeu os recursos. Veja no post “Abra o olho prefeito Lisboa”.

Desta feita, a portaria que determina a suspensão da transferência dos recursos é a de número 1.939, de 11 de agosto. A relação dos municípios maranhenses, com as irregularidades encontradas, é a seguinte:



 

11 comentários:

  1. Dileto amigo Louremar Fernandes, antes de tudo, devo previamente dizer que, respeitada às opiniões em contrário, entendo que vc, de forma clara, objetiva e, sobretudo com muita coragem, consegue pautar muitas das atitudes e conversas de todos os segmentos sociais de nossa cidade.

    Ressalto ainda que particularmente, admiro e reconheço a conquista deste espaço merecidamente ocupado pelo seu blog, contudo como seu amigo, que aliás, me orgulho desta condição, sinto-me no dever de: primeiramente parabenizá-lo e que continue prestando este relevante serviço, exercitando o seu dever de cidadão, pois estamos vivendo em um país democrático, e que nos termos do inciso IV, do art. 5º da Constituição Federal, in verbis: é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. Frise-se ainda que, segundo o Professor Agostinho Ramalho Marques Neto, maranhense renomado, “a cidadania exige uma postura ativa, um agir, um fazer”.

    Segundo, e agora parafraseando Geraldo Vandre, “para não dizer que não falei das flores, sugiro que o amigo, divulgue mais intensamente as boas noticias, venha de onde vir, de quem quer que seja, deste ou daquele segmento, em fim.

    É certo que, não existe ciência neutra, assim qual quer divulgação no blog, desta ou daquela natureza, deste ou daquele, tida como elogio ou crítica, ao juízo do interprete, em um dado momento, pode beneficiar ou prejudicar algum, mais esta é a ordem natural das coisas e, não vejo como ser diferente, esta é a dinâmica da vida em sociedade. Talvez este seja o “preço” da democracia. Ainda assim, compartilho da corrente dos que entendem que: “a única liberdade ruim é a que conspira contra a própria liberdade”.

    Portanto, como democrata que sou. Para reflexão, faço a citação seguinte: “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las” Voltaire.

    José de Ribamar Viana
    Advogado

    ResponderExcluir
  2. Tem que suspender mesmo, afinal os recursos não são utilizados. No centro de tratamento odontológico a pessoa desisti todo dia tem uma desculpa, dentista nunca vai, material acabou, o paciente acaba desistindo e o dente caindo

    ResponderExcluir
  3. Louremar porque você que já ajuda Bacabal de uma forma muito serviu , faz o seguinte entra no site do cnes veja os médicos que lá informa seu posto de trabalho que você vai ficar horrorizado com tamanho descaso São médicos que se quer nunca colocaram os pés no posto de saúde . Esse secretário de saúde junto com esse prefeito deveriam estar presos.

    ResponderExcluir
  4. José Rodrigues da Silva19 agosto, 2011 07:41

    Estou achando voce muito maleavel nos seus comentários.Me preocupo como que pode estar acontecendo com você. Afinal o seu blog é nesta cidade o unico que se pode ler e ter a liberdade de comentar.Estou te achando muito frio nessa noticia de suspens~çao dos repasses da saude de Bacabal.

    ResponderExcluir
  5. Caro José Rodrigues. Não está acontecendo nada comigo. Continuo postando as notícias, se está acontecendo algo é com o povo que tem sofrido as agruras e continua dormindo em berço esplêndido. Da minha parte,nao objetivo incitar ninguém a nada. Não sou revoltado para fazer das publicações uma bandeira de luta. Sou triste pelo que vejo, mas se a massa -que é a maior prejudicada - encara com naturalidade, paciência.

    Sou um mero contador de histórias e estórias. Agradeço sua contribuição.

    ResponderExcluir
  6. O que não dá para enteder o que o Lilio Guega ainda faz a frete da Secretaria de Saúde, pelo amor de Deus, um cara com o curriculum vasto que ele tem de Trambicagem, Falcatruas e etc, e que até responde processo Federal ocupa um cargo tão importante como o da Saúde.
    É caro Prefeito, esse Sr. só pode ser muito PODEROSO mesmo ou deve lhe render muitos Votos ou DINHEIROOO$$$$$$... a frente dessa secretaria. Pois creio que seja a unica Justificativa.

    ResponderExcluir
  7. amigo ligue para o Samu de Bacabal é muito difícil lá ter 2 médicos trabalhando já que o sus exige e a verba vem para manter 2 pois um fica no tel e outro na uti móvel . Para imaginar a gravidade disso quantas pessoas já morreram pois deveria ter enviado a uti móvel ? As x até mandaram mais com enfermeiro . . Ligue agora ou vc vá até lá e confirme. Preço do plantão 24hr 1. 300 pilas vai pro bolso de quem ? Kkkk

    ResponderExcluir
  8. Será o porque do reporter Randison Laércio não levar essas notícias ao conhecimento da população através da TV? falava tanto do JR e agora está preso pelo beiço do mesmo jeito dele, você se ACHA O MELHOR DO MUNDO e não tem coragem de chutar o pau da barraca.Tem medo de ficar desempregado? que droga de reporter é você?

    ResponderExcluir
  9. João carvalho21 agosto, 2011 13:16

    Caro anonimo, de 4 que voce quer culpara o Randison Laercio?A emissora de TV não é dele e ele sópode fazer o que é autorizado pelo patrão. Veja bem como estão às coisas na politica do município. Está acontecendo uma grande falta de respeito por parte de Dr. Lisboa contra opovo de Bacabal. Depois de receber inumeros insultos por parte de Zé Vieira e ter ficado calado, Lisboa agora se revela aliado de Zé Vieira. O que randison pode fazer? contestar? e oseu emprego como fica se contestar? Não é facil amigo. Randison hoje é apresentador de televisão de Bacabal mais bem pago, e se perder pra onde vai? Randison esta certo na posição dele, assim como está o Jaime. Tem que se manterem com essa postura de nao elogiar o prefeito e de não atagar. Afinal de contas opatrão deles éZé Vieira...que não sabe rezar.

    ResponderExcluir
  10. A questão é a seguinte, quem trabalha, trabalha porque precisa não porque quer, médico, dentista, enfermeiro é profissional como qualquer outro, não é madre tereza. Até para trabalhar é necessário estar com o salário em dia, como que o profissional vai se deslocar da sua cidade para bacabal custear sua estadia e alimentação sem receber. Por isso que os profissionais estão faltando Por falta de condição para trabalhar

    ResponderExcluir
  11. O triste é que o ministério publico é omisso, todos os dias profissionais da saúde se dirigem até lá para denunciar os atrasos nos salários e a resposta é "o atraso tem que ser de 3 meses para que possamos mandar um ofício a secretaria de saúde, depois de mandarmos vários é que caracterizará improbidade administrativa". Caro colega retenção dolosa de salário é crime. sem falar que isso é a rotina é o "normal" dessa prefeitura.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com