O Clima é tenso entre João Alberto e Lisboa | Blog do Louremar

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O Clima é tenso entre João Alberto e Lisboa

Quando se trata da relação entre políticos é até difícil para a gente escrever a respeito. O que hoje é de um jeito amanhã pode ser completamente diferente. Mas como o ofício de blogueiro é escrever, especular é permitido. Não é crime.

O problema dos políticos é que, mesmo quando todos os sinais apontam para um caminho, eles insistem em dizer o contrário e ainda escalam aquele pessoal do departamento dos “Aspones” para engrossarem o discurso deles. Vimos isso há bem pouco tempo, quando eu divulguei aqui que estava sendo costurada a aliança entre Zé Vieira e Lisboa. Choveram comentários do tipo “eu não acredito” ou “isso nunca vai acontecer”. Nas ruas era só o que se falava e eles negando.

O fato aconteceu, Zé Vieira já foi para a televisão elogiar Lisboa, hoje fatura rios de dinheiro divulgando as ações da Prefeitura na TV Mearim e tudo ficou muito bem para todos. Até para aquele povo que se mostrava perplexo, indignado. Esses, acham a coisa mais natural do mundo os dois homens que já se digladiaram, que se esculhambaram em público, estarem juntos e misturados.



Voltemos à história do iminente rompimento entre o Senador e o Prefeito. O fato é algo aguardado desde que Lisboa e Zé Vieira se associaram. Perguntava-se se João Alberto fora consultado, se a aliança tinha as suas bênçãos. Ele calado.

Mas o que poderia dizer João Alberto? Seu grupo se resume a poucas pessoas, pouquíssimas mesmo. Se reúnem em torno da vice-prefeita Taugi Lago. Esta perdeu todo o seu potencial eleitoral, não só pela aliança que fez de uma hora para outra com Lisboa mas também pela forma passiva como se comportou ao longo de todo o mandato. Taugi hoje é uma rainha da Inglaterra, tem um cargo, ganha para isso, mas se comporta como se não tivesse nada a ver com a coisa. O que João Alberto ganharia rompendo?

No último final de semana João Alberto esteve na cidade. Prestigiou o Jubileu de Ouro do bar do Bulão. Antes disso fez política. Pela manhã reuniu com a cúpula da Assembléia de Deus. O leitor lembra do post em que eu disse que o nome do pastor Raposo é novamente cotado para ser candidato? Então. Não se sabe o teor da reunião que ocorreu a portas fechadas, mas certamente João Alberto não foi ter com os pastores para discutir dízimo e nem para ‘dar testemunho’ de sua fé.

O Senador conversou também com Lisboa e com Taugi Lago. Cada um em seu momento. Com Lisboa foi ríspido, atestam algumas pessoas. O certo é que algo desandou na conversa, tanto que Lisboa convocou uma reunião para a noite do domingo na sua fazenda em São Paulo Apóstolo. Líderes e cabos eleitorais foram chamados. Alguns até estavam de cama, como é o caso do secretário adjunto da Sedel, Rogério Santos. Mas todos foram. Na sua fala o prefeito deixou claro que ainda é autoridade no município e tem o comando do grupo político.

Outro fato anotado é a via-crucis percorrida pelo secretário Júnior do Saae, que atende pelo título de Dr.Júnior. Lançado candidato por Lisboa, caiu nas graças do Senador. Só andavam juntos. Desta vez foi diferente. Durante todo o dia Júnior percorreu a cidade, foi visto até na sala de espera do hotel onde João Alberto se hospeda, na intenção de ser recebido pelo Senador. Lançou mão de uma estratégia, chamou o vereador Serafim Reis para lhe acompanhar. O certo é que João Alberto estava articulando em outras frentes, com quem realmente decide e Júnior – convenhamos -não decide nada.

Júnior só foi se avistar com João Alberto à noite, no Bar do Bulão. Serafim, esse foi recebido. Depois de reunir com o vereador Ilton, agora sem o comando do PSDB, João Alberto convocou o vereador peemedebista para uma reunião.

Dois fatos significativos

Se João Alberto não tinha um nome para apresentar como candidato, a não ser o dele próprio, agora tem. O surgimento do pecuarista Zé Alberto e a sua obstinação em ser candidato a prefeito tiveram um efeito tônico na história. Diz-se que João Alberto o apresentará como candidato.

Outro fato é a decisão do grupo político ao qual o Senador pertence, de operar agora uma mudança prevista somente para o próximo ano. A saída de João Alberto do Senado e sua vinda para uma Secretaria de Governo faz mudar a maneira como ele se comportará no processo da sucessão em Bacabal.

13 comentários:

  1. Eu ainda acredito que é uma forma de João Alberto ser candidato único.

    ResponderExcluir
  2. O Jooão Alberto quebrou todos os políticos que encostaram nele, agora vai quebrar o Zé Alberto. E falta de aviso não é!

    ResponderExcluir
  3. o que é isso? não estou endendendo...rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. se o senador pensa que esse jeito dele de fazer politica aindaq ilude alguem ta enganado ninguem acredita mais em tapinhas nas costas .

    ResponderExcluir
  5. QUE ME DESCULPEM OS SEGUIDORES DE JOÃO ALBERTO MAIS TA NA HORA DELE LARGAR A POLITICA E DEIXAR PRA QUEM TEM IDADE ..

    ResponderExcluir
  6. José Luis-Bosque Aracati14 setembro, 2011 11:21

    A bem da verdade, a união de Lisboa com Zé Vieira, gerou grandes prejuízos para os dois. Lisboa pode perder os pouquissimos votos que ainda tem e Zé Vieira perde mais de 40 por cento dos seus votos. Eleitores obssesivos de Zé Vieira dizem que nem que Zé Vieira ocupe o seu canal de televisão para desmentir a união, mesmo assim não votarão caso ele seja candidato.Quanto a João Alberto a gente ja sabe que ele não fica com Lisboa e o seu unico caminho é a Magalhães ao lado do outro Zé com o que ainda resta do seu grupo que Lisboa tentou esfacelar. Em momento algum João Alberto ficará ao lado de Zé Vieira. Bacabal vai ser passado a limpo. Zé Vieira nunca mais!

    ResponderExcluir
  7. Eh pelo que vejo outra x vai da Limal com Ze Lalau, tudo se repete, jaja comeca as contratacoes pela prefeitura, a torneira da dinheirama se abre...e quando ganha, manda todos correrem , salarios com 4, 5 meses atrasados, faltando tudo nas escolas, hospitais, postos de saude...e assim vai caminhando o nosso Bacabal...E se for Ze Alberto ou Carlinhos, vai gastar alguns bois e tem que ser muito boi pq contra a prefeitura de Baca , sei nao..rssss.. e quando ganha tome roubar e quanto a turma de Joao Alberto nao vs nem falar ne....Povo de Bacabal vcs merecem sofrer,,,Esperar pra ver..

    ResponderExcluir
  8. Política se faz com idéias, argumentação, articulação e principalmente carisma, requisitos quer queiram quer não alguns gatos pingados, o Senador tem, se o Zé Dinheiro que é gagá ainda não largou o osso imagine o João Alberto que é bem articulado no estado todo.

    ResponderExcluir
  9. DR.JUNIOR ESTÁ PREOCUPADO COM A CANDIDATURA DE ZÉ VIEIRA , SERÁ QUE ELE CONSEGUIRÁ DÁ O ESCANTEIO NO VELHO?BRIGA DE PEQUINÊS COM CACHORRO GRANDE.

    ResponderExcluir
  10. Se pro J Alberto está tarde por causa da idade, imagine pra o outro, que é chamado de "velho" pelos seus aliados.

    ResponderExcluir
  11. José Hamilton LIma15 setembro, 2011 12:56

    Lisboa não vai ter nem um lucro contrariando João Alberto. Ele é quem sabe até onde ele pode aguentar. Vem coisa ai pela frente, João não deixa barato.

    ResponderExcluir
  12. Dougival Pereira15 setembro, 2011 16:38

    Na minha opinião, o Prefeito tomou esta atitude pq em nenhum momento ele sentiu espaço no grupo de J Alberto que permitisse sua permanência na política. Ele quer ser Deputado. O espaço pra Estadual no grupo de JA já está ocupado por Jura; O de Federal pelo Alberto Filho. Se ele resolvesse marchar sozinho, seria suicídio político. Então ele resolveu acenar pro seu antigo parceiro.

    ResponderExcluir
  13. Esta briga aí será feia, entre aliados e ex aliados, companheiros e inimigos atuais e antigos, que confusão, e esquecem de como sempre consultar o velho e sofrido povo,meu Deus que cidade é esta que os políticos não dão um pouco de paz.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com