A Rede de Gestão Ambiental do Maranhão – Regeama – realiza hoje uma audiência pública para discutir a criação e implementação do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim.
A mobilização em torno do tema está acontecendo desde o início do ano. A busca é pela revitalização e recuperação da bacia hidrográfica do Mearim. A Regeama programou a realização de oficinas e audiências em vários municípios do Estado. Além da discussão sobre o Comitê Gestor é debatida também a importância da implementação dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente.
Os ambientalistas da Regeama tem convocado todos os segmentos para participarem do processo: secretários municipais de meio ambiente, sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais, educadores, ribeirinhos, religiosos, algumas promotorias de justiça, especialistas da área, Prefeitos.
O grande problema enfrentado pelos ambientalistas que desenvolvem esse projeto, é a falta de compromisso dos administradores e de toda a classe política. Em Bacabal o nível de comprometimento é praticamente zero. É o reflexo de uma administração onde não há ações em favor do meio ambiente. Se o executivo municipal não demonstra preocupação com os principais males que atingem o rio: a poluição e o assoreamento, os membros do legislativo não ficam atrás. Vereadores e deputados parecem ignorar por completo que o Rio Mearim agoniza.
Prefeito, vereadores e deputados tem obrigação de discutir o tema, foram eleitos para zelar pelo povo e o Rio Mearim é que abastece de água e alimento o povo que os elegeu. Aqueles que não tem mandato eletivo e que se engalfinham nos bastidores para serem indicados como candidatos, esses também tem obrigação de tratar do assunto. Deveriam fazê-lo para, no mínimo, mostrarem que tem boas intenções.Mas não o fazem. Na mente arcaica dos nossos políticos, ambientalismo e papo de ecologista, como a maioria do povo via no passado. Era apenas uma matéria para se estudar na escola.
A audiência pública de hoje está sendo realizada no auditório do Fórum de Justiça de Bacabal, das 9 às 17 horas. Como será a freqüência dos políticos na audiência de hoje? Será que pelo menos se dignarão em enviar representantes?
Belo texto, realístico. Apenas uma correção na grafia de "açoreamento", substituindo por "assoreamento".
ResponderExcluirGostaria de saber do observador acima, se existe dupla interpretação entre "assoreamento" como ele observou e o açoreamento que está no texto.
ResponderExcluirFui ao dicionário e o sentido é o mesmo. Com a palavra o dono do blog.