O desafio do MAB | Blog do Louremar

domingo, 30 de outubro de 2011

O desafio do MAB

O Movimento Alternativo Bacabalense realiza hoje o Forum das Oposições. O evento está sendo realizado durante a manhã no Cefram. Seis partidos (PT, PDT, Pc do B, PSB, PSOL, PTC) tem a tarefa de construir uma frente oposicionista. Mais do que um objetivo, é um desafio.

Em Bacabal é tênue a linha que separa situacionistas de oposicionistas. Não há uma identidade. A começar pelo PDT do grande líder Jackson Lago. Quando esteve no poder, Jackson aceitou de bom grado os afagos do prefeito Raimundo Lisboa. A ele entregou o partido em Bacabal e dele fez o presidente da Famem. Cassado, Jackson viu o ‘amigo’ voltar para os braços do grupo Sarney.

Os milhões de reais carreados para Bacabal? foram junto com o Governo cassado para o esquecimento.

Depois de morto Jackson Lago, seu irmão Antonio Carlos Lago assumiu as rédeas de legenda. Com ele, na executiva o ex-vereador Jeferson Santos – governista de carteirinha. O que poderia ser uma conjunção de forças parece algo diferente aos olhos do eleitor.

O PT é um partido que reúne, discute, reúne e discute. A briga interna entre duas facções, uma liderada pelo eletricitário Arnaldo Silva e outra pelo bancário Reinaldo ‘Companheiro’, só fortalecem o partido na teoria. Na hora da decisão, cada um toma um rumo diferente. Na última eleição municipal, enquanto o PT ostentava autonomia em muitas cidades, aqui apoiava o nome do ex-prefeito José Vieira. Reinaldo e sua ala, ficaram com o prefeito Lisboa.

O PSOL não tem tradição na política local. O PTC também não. O Pc do B na cidade poderia muito bem se chamar 'Partido Capitalista de Bacabal', não mudaria a sigla. Os comunistas entregaram o partido nas mãos do secretário de esportes César Brito. Homem rico, como gosta de ostentar, é um dos financiadores da campanha de atual prefeito. Dizem que ainda não foi ressarcido, mas isso não vem ao caso. Se fosse de todo ruim, César não teria mudado do PC do B para o PPS, para continuar dando sustentação ao Governo municipal. Os comunistas terão agora o desafio de mostrar ao eleitorado o que é o PC do B na cidade.

O PSB compõe o Movimento, mas ainda não sabe realmente que rumo vai tomar em nível estadual. Na cidade tem um vereador: Manoel da Concórdia. É o presidente da Câmara e amigo e um dos principais defensores da Administração Municipal.

É um cenário que não impõe o respeito que o tema merece. É uma conjunção de forças que terá como tarefa prioritária convencer o povo de que realmente são homens fadados a mudarem a situação do município. A partir de hoje, terão a obrigação de usar em público a mesma linguagem usada entre as quatro paredes em dias de reunião do MAB.

Perguntar não ofende: todos estão dispostos a isso? Todos estão politizados o suficiente para empunharem a bandeira de um novo projeto para a cidade? O melindre por criticar a péssima gestão do prefeito Lisboa e sua vice Taugi Lago não falarão mais alto do que o senso de cidadania?

Há mais perguntas do que respostas. Talvez o Forum de hoje sirva para equacionar algumas dúvidas.

20 comentários:

  1. Caros COMPANHEIROS e CAMARADAS,valorizem seus PARTIDOS, pois para minha SURPRESA que achava que a MOEDA dessa ELEIÇAO seria a ARROBA DE BOI,por todos os CANDIDATOS serem PECUARISTAS, me enganei a MOEDA chama-se H I L U X (TOYOTA),para comprovar e so passar na rua osvaldo cruz, e voce vera a nova moeda em uma garagem ok,valorize-se A PROXIMA PODERA SER A SUA.

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Vamos então sossegar o faixo e dormir com o inimigo conformadamente. Fazer oposição para que? Melhor obedecer e se conformar em ser pequeno.

    ResponderExcluir
  3. A NÃO SER O ANTONIO CARLOS LAGO, NENHUM OUTRO INTEGRANTE DESSE MAB TEM MOTIVAÇÃO PARA FAZER OPOSIÇÃO AO ATUAL PREFEITO DE BACABAL. POIS ALGUNS FORAM E TEM SE BENEFICIADO DESSE PÉSSIMO GOVERNO MUNICIPAL, POR ISSO É MELHOR O ANTONIO CARLOS LAGO SE JUNTAR COM QUEM REALMENTE É OPOSIÇÃO. COMO CARLINHOS FLORÊNCIO, DR. FERNANDO SOUSA, ERIVELTOM MARTINS E ILTOM. SÓ ASSIM ESSE MOVIMENTO TERÁ SENTIDO.

    ResponderExcluir
  4. O MAB SO TEM UM OPCAO CARLINHOS FLORENCIO

    ResponderExcluir
  5. ESSE MAB E SO BLA BLA BLA

    ResponderExcluir
  6. Essa frente ai não vaia a lugar nenhum. Ja temos exemplos passados. Esse PT é um dos partidos que não sabe o que quer. Se soubesse não teria entregue uma metade pra Zé Vieira na municipal passada, um homem a quem mais eles combateram. Quando começar a esquentar o processo eleitoral os partidos que compões essa tal de MAB, desembocarão para onde tem os milhões. É a hora do salve-se quem puder. Na realidade vai ser um "desafio" pra ver quem pega uma boa fatia do bolo "milhões".Partido politico virou meio de vida em Bacabal. Está igual as centenas de igreja que foram criadas em Bacabal. Nada mais que comércio.

    ResponderExcluir
  7. Volto a frequentar esse espaço de debate para fazer uma tentativa de análise sob a minha ótica a cerca desta publicação. Senão vejamos. Esse movimento intitulado MAB na minha opinião não irá a lugar algum. Basta analisar os seus integrantes, quando digo integrantes me refiro a pessoas e partidos, dos quais podemos citar alguns mencionados no artigo. Jeferson Santos, volta a figurar no cenário político de Bacabal, mesmo que de forma acanhada, apos ter sido derrotado dentro de seu ex-partido nas eleições de 2008 pela então Secretária e hoje Vereadora Liduina. E olha que ele tinha todo o arsenal de campanha a sua disposição tendo em vista que era "cumpade" do então candidato e Prefeito e apoiado pelo Coordenador e "Guru", como alguns chamam (discordo categoricamente das duas alcunhas) Gilberto Lacerda. Depois de ser derrotado nas urnas foi mais uma vez vencido nos bastidores do poder. Liduina assumiu o partido deixando o Corró sem prestígio e sem a sua maior moeda de troca. Trocando por miúdos: Esse ai não influi e nem contribui em mais nada. O PT de Bacabal com todo respeito a alguns de seus integrantes, é uma verdadeira Bagunça. De um lado um "líder" sem expressão que é o Arnaldo. Do outro o conhecido (mais conhecido do que amado por alguns) Reinaldo Companheiro, que dá bom dia até para os postes na rua e que em todas as eleições dá um jeitinho de negociar o seu "prestígio". Resumindo: PT em Bacabal praticamente não existe e se existe não faz diferença alguma. Cesár Brito, esse não há nem o que se falar. Sempre esteve e sempre estará ao lado de Lisboa e ai dele se não estiver junto ao Prefeito. Se resolver bancar o engraçadinho perde todo o seu rico dinheirinho que um dia emprestou. A situação do PSB é um pouco mais complexa, tem a sua frente um politico respeitado e experiente que é o Ex-Vereador Lopes, mas quem realmente manda na sigla é o atual Vereador e Presidente da Câmara Manoel da Concordia. Todos sabem disso, tanto aqui quanto na executiva estadual em São Luis, menos o coitado do Lopes. Mas vamos deixar ele com as suas ilusões e sermos práticos. Quem tem mandado é Manoel. Quem é Presidente e próximo ao Prefeito é Manoel. Quem pode barganhar algo para o partido é Manoel. Ou todos acham mesmo que Manoel arriscaria permanecer em um partido no qual não teria chances de concorrer nas próximas eleições? Manoel não é criança e nem besta como muita gente pensa. Ele só tem a carinha de inocente, mas disso não tem nada.
    Sinceramente a mim esse MAB não convence. Ainda mais com as pessoas que estão no seu comando. Mas isso é assunto para outro comentário em outra postagem. O MAB ainda tem muito pra mostrar e sinceramente na minha humilde opinião não vai conseguir, por dois motivos principais, primeiro porque lhe falta competência para ser oposição em Bacabal e segundo porque vai faltar quem o sustente conforme as eleições se aproximem e os acordos sejam fechados. Vamos viver a realidade e deixar esses ideais Cheguevarianos de lado agindo com os pés no chão e pensamentos na moralidade.

    ResponderExcluir
  8. só pra fazer oposição o eletricitário Arnaldo Silva gosta de ser chamado de "Companheiro Arnaldo" e o bancário Reinaldo de Reinaldo Companheiro". brincadeira a parte e bom lembrar que o PT tem um bom tempo de TV.

    ResponderExcluir
  9. VOCES ESTAO CERTO AI SO TEM DR ANTONIO CARLOS LAGO OS OUTROS SO QUEREM SABER DE NEGOCIATA DR ANTONIO CARLOS O OPCAO E DEP FLORENCIO

    ResponderExcluir
  10. Pode ter bom tempo de TV mais não tem valores expressivos. Do que adianta?

    ResponderExcluir
  11. quem faou que ilton, herivelto, f. sousa c. florencio sao oposiçao, esses ai sao oportunista nao e atoa que jose vieira mandou esses trairas vazar.

    ResponderExcluir
  12. u ultimo comentario prova que nao entende nada de politica ou e um puxa saco do ze dinheiro

    ResponderExcluir
  13. a propósito desse comentário "Pode ter bom tempo de TV mais não tem valores expressivos. Do que adianta?", eu explico: o PT do Companheiro Arnaldo vendeu esse bom tempo de TV para "Seu Zé" por 90 mil reais na eleição passada. O PT do Reinaldo Companheiro deve vender esse bom tempo para o prefeito Dr. Lisboa e deixar o MAB sem tempo de TV nenhum. Fui claro.

    ResponderExcluir
  14. O PSB, é um partido onde ha discursão, as decisões são tomadas em conjunto, não tem dono, nem mandatario. O vereador tem mandato, é presidentew da camara sim, mas não tem autoridade para tomar sozinho decisão pelo partido. O PSB, respeita as pessoa e as instituições porem não é nunca foi e nem sera teleguiado, não importa se quem tem mandato é Vereador, deputado, prefeito etc.

    ResponderExcluir
  15. O PSB, é um partido que discute, que toma decisão em conjuto, é respeitado em sua instancias, o diretorio estradual não toma decisão sem antes conversar reunir, com os diretorios municipais ao contrario de outros partidos não atropela a direção municipal. O vereador Manuel da concordia, tem mandato, é presidente da camara sim, tem o seu valar, mas não tem autorização nem poder para decidir pelo partido a direção a seguir. Dizer que por ter mandato o vereador manda, é no minimo um grande engano. No PSB quem tem mandato não é tudo, seja ele : Vereador, deputado estadual ou federal ou qualquer outro cargo.

    ResponderExcluir
  16. Estive no encontro do MAB, e posso dizer com todas as palavras: O evento superou todas as expectativas, novas propostas e propostas concludentes, algo que sentimos na pele que vai ser realizado!

    ResponderExcluir
  17. Caro Louremar, somente hoje tive como acessar a internet e ler suas considerações sobre o MAB - Movimento Alternativo Bacabalense. Como não poderia deixar de ser, considerações equilibradas a sensatas. Não tenho dúvida que teremos que enfrentar grandes desafios, mas, confesso, tenho um forte sentimento de que o movimento servirá para melhorar as práticas políticas de Bacabal. Algumas dúvidas postas no seu comentários já estão superadas. A politização e conscientização do movimento deram um salto de qualidade. Tenho certeza que teremos na sua trincheira um vigia atento aos deslizes e acertos de todos que tratam e pretendem tratar a coisa pública em Bacabal. Continue assim, para o bem de todos.

    Um abraço do Antonio Carlos Lago

    ResponderExcluir
  18. Na vida há os que lutam os acreditam os que fazem os admiram, pois bem como como acredito em mundo melhor, faço dos anseios a razao de lutar,porque admiro a vontade de mudar, convido vc para assim fazer mesmo sabendo que podemos errar mas a atitude sempre será de acertar, faço esse apelo para a gente construir de mãos dada o municipio que almejamos. porque se ficamos apenas achando que essa ou aquela ideia não vai dá certo é nocivo a vc e ao povo.Faça como eu venha lutar, venha fazer sua parte o MAB e sua alternativa não tenha duvida´ filie-se em um desses partidos ou seja um volutario da vida. Porque lutando conquistamos.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde queridos blogueiros!
    Louremar, o MAB ( Movimento Alternativo Bacabalense ), veio com força total e juntamente com os partidos filiados ao mesmo estão dispostos a lutar por melhorias pela nossa cidade, que há muito tempo não tinha algo tão inebriante como o mesmo ( MAB ), os partidos que ficaram " de fora" deveriam reavaliar, talvez as justificativas destes partidos não coaduna com o propósito nem o desiderato, bom mesmo seria todos numa união total!!!
    Mas o MAB está cada dia mais forte e mais satisfeito em poder saber que a cidade de Bacabal está somando forças para que este venha a se multiplicar!

    ResponderExcluir
  20. Eu fico impressionada com os tais citados como oposição em bacabal , pois vejamos os mais badalados Carlinhos Florencio pupilo de Taugi a varios anos não foi um bom aluno ,derepente torna-se aluno de Ze Vieira ,este lhe foi um otimo professor , se formou em DR.e passou a perna no professor, Iltom todo mundo sabe que ele sempre foi situação basta lhe convidar.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com