Os Policiais Militares e Bombeiros decidiram suspender a greve até o dia 23. A decisão foi tomada depois de uma reunião com o Presidente da Assembléia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, deputados líderes dos blocos e os representantes dos Policiais e Bombeiros.
Participaram da reunião os deputados Manoel Ribeiro (líder do Governo), Bira do Pindaré, Eliziane Gama, Marcelo Tavares, Stênio Resende e Rubens Junior. O capelão PM, Monsenhor Hélio Maranhão também estava presente.
O delegado Jeferson Portela, procurou a liderança do movimento hoje cedo e declarou o apoio dos Policiais Civis ao movimento dos Militares. Jeferson Portela também esteve presente nas negociações com os deputados estaduais.
O delegado Jeferson Portela, procurou a liderança do movimento hoje cedo e declarou o apoio dos Policiais Civis ao movimento dos Militares. Jeferson Portela também esteve presente nas negociações com os deputados estaduais.
O Presidente da Assembléia, deputado Arnaldo Melo, abriu a reunião ouvindo os militares. O coronel Ivaldo Barbosa expôs o histórico das negociações desde o início do ano. O soldado Leite, de Timon, foi o responsável por expor as reivindicações. Ele frisou que a greve foi deflagrada em virtude do secretário de Planejamento Fábio Gondim não ter apresentado uma proposta concreta na reunião de ontem à tarde.
Arnaldo Melo colocou a Assembléia como mediadora do conflito. Ele firmou o compromisso de que os Deputados irão levar as propostas dos Militares para o Governo do Estado. O Deputado Rubens Júnior, propôs que o orçamento não seja votado até que o Governo apresente uma solução para o problema.
O deputado Bira do Pindaré pediu urgência na solução do problema. “É preciso celeridade” disse ele, propondo a formação de uma força-tarefa “que dê respostas imediatas para os Militares e consequentemente para a sociedade”.
O deputado Manoel Ribeiro, líder do Governo na Assembléia Legislativa, disse que vai defender a equiparação dos vencimentos entre Militares e Policiais Civis. O deputado disse que acha “uma injustiça” a atual conjuntura. Ele disse ainda que uma comissão de Deputados irá ao Comando da PM firmar um compromisso para que nenhum participante do movimento seja punido.
Ao final da reunião, os representantes dos militares acenaram com o sinal de boa-vontade de que irão suspender a greve. Eles vão aguardar o prazo solicitado pelo deputado Manoel Ribeiro para a apresentação de uma solução para o problema. No dia 23 os deputados devem reunir novamente os representantes de PMs e Bombeiros para discutir o assunto.
Viaturas de volta para o Quartel
Tão logo foi decidida a greve, na noite de ontem, o comando grevista estabeleceu que os Policiais deveriam se postar na frente da Assembléia Legislativa. Às 3 horas da madrugada começaram a chegar as primeiras viaturas da capital. Os motoristas se recusaram a dirigir as viaturas que ficaram estacionadas e trancadas. Após a reunião com os deputados ficou acertado que os Policiais iriam entregar todas as viaturas no quartel do Comando Geral no Calhau.
ESTES BRAVOS HOMENS E MULHERES JURAM DEFENDER A SOCIEDADE COM RISCO DE SUAS PROPRIAS VIDAS,E POR FORÇA DA LEI SÃO IMPEDIDOS DE REIVINDICAR O QUE TODOS OS TRABALHADORES BUSCAM,REAJUSTES DE SEUS SALARIOS. POIS POR LEI, NAO PODEM SER SINDICALIZADOS,QUE E A UNICA INSTITUIÇÃO QUE TEM FORÇA DE PROMOVER GREVES FORÇANDO OS PATRÕES A RESPEITAREM A DIGNIDADE DO TRABALHADOR,POR ISSO LOUVO A DEUS PELA CORAGEM DESSES BRAVOS E HONRADOS TRABALHADORES POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES DO MARANHÃO QUE DEIXARAM DE SE ACOVARDAR POR VONTADE DE GOVERNANTES E,HONRARAM A ESTA SECULAR INSTITUIÇÃO QUE APARTIR DESTE 08 DE NOVEMBRO DE 2011,SERA RESPEITADA,E, DARA CONSCIENCIA A ESTES GOVERNANTES QUE AUMENTAM SEUS SALARIOS QUANDO BEM QUEREM SEM PERGUNTAR,CONSULTAR OU PEDIR PERMISSÃO AO POVO QUE E VERDADEIRO PATRÃO DE TODOS OS SERVIDORES PUBLICOS ELEITOS NOMEADOS OU CONCURSADOS,PARABENS MILITARES DO MARANHÃO ESTE E O PENSAMENTO DE UMA CIDADÃ MARANHENSE FORÇA E QUE DEUS OS ABENÇOE.
ResponderExcluirOS PODEROSOS DISSERAM QUE APOSTARIAM QUE OS MILITARES NÃO TERIAM CORAGEM DE PARALIZAR SUAS ATIVIDADES AGORA, SABEM QUE TODOS SÃO CAPAZES DE LUTAR POR SEUS IDEAIS
ResponderExcluirEsse dia ficou com certeza marcado para todos os policias militares do MA.Demos um grande passo,porém perdemos uma grande oportunidade.
ResponderExcluirTivemos a chance de lutar ñ só por salários mas tb por carga horária de trabalho semanal, fim do RDE entre outras tantas reivindicações da nossa categoria.
Esse dia ficou com certeza marcado para todos os policias militares do MA.Demos um grande passo,porém perdemos uma grande oportunidade.
ResponderExcluirTivemos a chance de lutar ñ só por salários mas tb por carga horária de trabalho semanal, fim do RDE entre outras tantas reivindicações da nossa categoria.