Pelo Programa deveriam ser construídos 72 hospitais e entregues até dezembro de 2010. Dutra e Simplício visitaram os de nove cidades: Alto Alegre do Maranhão, Matões do Norte, Olho D´Água das Cunhãs, Lago do Junco, Bernardo do Mearim, Marajá do Sena, Peritoró, Lago dos Rodrigeus e Conceição do Lago Açu.
Os deputados afirmaram terem encontrado algumas unidades abandonadas. Outras com problemas estruturais. Apenas uma unidade está funcionando, a de Lago dos Rodrigues, com capacidade reduzida, segundo o deputado Domingos Dutra,
Matões do Norte
Na cidade, o hospital projetado para 20 leitos está abandonado e sem equipamentos. Os deputados encontraram uma plantação de maxixe e fedegoso. Até uma jumenta já pariu no prédio abanadonado, segundo relato dos moradores.
Alto Alegre, Bernardo do Mearim, Peritoró e Lago do junco
Hospital de Olho D´Água das Cunhãs, acesso ruim. |
Conceição do Lago Açu
O prédio não foi concluído. É habitado por cachorros e jumentos. Uma jumenta, prestes a parir, foi encontrada nas dependências do hospital. O material da construtora ainda está no local. Com os salários atrasados e mediante autorização do representante da construtora, os operários venderam vasos, pias e portas.
Olho D´Água das Cunhãs
Na cidade, o hospital está concluído mas não está equipado. O prédio apresenta problemas de infiltração. O muro já foi derrubado em parte. O acesso é difícil. Para chegar até o hospital, os carros pequenos ficaram a mais de cem metros, somente carros traçados conseguiram chegar.
Construtora não pagou os operários
Na maioria dos hospitais visitados houve reclamação sobre o pagamento dos salários dos operários. A empresa responsável pela obra é a Geotec.
Francisco Sena, encarregado da obra em Lago Açu conversa com os deputados |
Em Conceição do Lago Açu o último salário pago aos trabalhadores da obra foi no dia 24 de janeiro de 2011. No dia 24 de novembro do mesmo ano um representante da Geotec, de nome Mauro, esteve na obra e prometeu pagar até o dia 9 de dezembro. Além disso, autorizou aos operários a venderem o material, caso o pagamento não se concretizasse.
Francisco de Assis Vale Sena, é o encarregado da obra. Segundo ele, Mauro deixou um número de celular que nunca atendeyu: “Ele deixou um telefone aqui anotado na parede (8879-2343) para a gente cobrar dele o pagamento. Depois tentamos ligar e ele nunca atendeu. O telefone não funciona”. Durante a visita, vários operários compareceram afirmando que trabalharam sem carteira assinada ou qualquer vínculo formal com a Geotec.
Fiação exposta e moradia para os cachorros, assim está o hospital de Lago Açu |
A repercussão da visita
Depois que a notícia da visita foi divulgada na Imprensa, o secretário de Saúde, Ricardo Murad,
Emitiu nota contestando o levantamento feitos pelos deputados. O Secretário afirmou que o intuito dos parlamentares é denegrir a imagem do governo Roseana Sarney. Segundo ele, os parlamentares “falsearam as informações sem se importar com a verdade” quanto à estrutura e as condições de funcionamento dos hospitais.
O secretário de Saúde informou que os hospitais estaduais de Barreirinhas, Alto Alegre do Maranhão, Peritoró e Timbiras estarão funcionando a partir do mês março (Barreirinhas) e abril os outros três e os demais hospitais do programa estarão prontos até o mês de julho.
Dutra e Simplício reagiram à nota dizendo que renunciam ao mandato se houve alguma manipulação nas fotos e vídeos produzidos durante a visitas aos hospitais.
Dutra e Simplício acionam o Ministério Público
Os deputados Domingos Dutra e Simplicio Araújo entregaram, ontem, o relatório da visita aos hospitais para a procuradora-geral Fátima Travassos. O material, com fotos e o vídeo das diligências foi entregue com um pedido para que os hospitais sejam colocados em funcionamento.
A produção de maxixe, melão e mamona encontrados nos hospitais também foi entregue junto com o material para a Procuradora Fátima Travassos.
Ricardo Murad aceita o desafio dos deputados
Após constatarem a situação dos hospitais e, diante da nota emitida pelo Secretário Ricardo Murad, os deputados Dutra e Simplício instaram que Ricardo faça uma diligência nos hospitais juntamente com a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, Ministério Público e o Tribunal de Contas.
Segundo os deputados, somente nas 9 unidades visitadas, o Governo do Estado gastou em torno de R$ 50 milhões de reais, segundo dados do portal da Transparência.
O Secretário Ricardo Murad aceitou o desafio. Em nota encaminhada ao blog do John Cutrim, Ricardo diz que, atendendo uma solicitação sua, o deputado federal Chiquinho Escórcio aceitou acompanhar o deputado Domingos Dutra e Simplício Araújo, inclusive nas inaugurações que irão ocorrer, já a partir desta quarta-feira (29), das novas unidades do “maior programa de saúde pública em desenvolvimento no Brasil”, onde serão inauguradas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de São João dos Patos, Timon e Codó.
o dq da cidade de lago verde nunca foi inaugurado ,mas já estar sendo gasto um absurdo em dinheiro publico pra ser reformado,isso é o q estar sendo publicado,sabemos q o dinheiro ñ vai pra reforma de hospital nenhum,q essa "REFORMA"é só mais uma desculpa pra pegar o dinheiro publico.o DUTRA é um ser HUMANO BRILHANTE.Sou FÃ dele.Ele sim faz o papel q um verdadeiro politico deveria fazer,msm com todos contra,ele faz bonito,vai atras dos nossos direitos.O hospital aq de lago verde vai servir pra o atual prefeito tentar ganhar votos ,politicar,só vai ser inaugurado perto da eleiçao,isso se for inaugurado...enquanto isso,nós pobres mortais :sofremmos
ResponderExcluirOS NOBRES DEPUTADOS VÃO PEDIR RECURSOS PAA ELES MESMOS DESVIAREM. É O QUE SEMPRE ACONTECE EM NOSSO PAÍS. COM TODO RESPEITO....ESSE DUTRA NÃO É CRIA DE GENTE .
ResponderExcluirLEMBREI-ME DA MINHA INFÂNCIA QUERIDA QUANDO VI ESTA NOBRE E ILUSTRE E CHARMOSA BIROBINHA PASTANDO E DANDO BOBEIRA.
ResponderExcluirGRANDE ABRAÇO A TODOS LAGOVERDENSES. CONTINUEM VOTANDA NESSAS MESMAS FAMÍLIAS. TODA POVO MERECE O GOVERNO QUE TEM JÁ DIZIA CHÊ GUEVARA.
É O ALMEIDA NA FOTO ACIMA?
ResponderExcluir