Da: Folha.com
Para trabalhar como gari em Cambé, no interior do Paraná, não basta ter o ensino básico completo. É preciso conhecer também o bordão de uma personagem do humorístico "Zorra Total" e saber o nome da atriz que interpretou Pereirão na novela global "Fina Estampa".
Essas questões fizeram parte de um concurso público que causou polêmica na semana passada ao testar conhecimentos dos candidatos sobre programas de TV e cantores populares.
A UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), responsável pela prova, elaborou também uma pergunta sobre o nome da música de Michel Teló que inspirou o craque Cristiano Ronaldo a dançar na comemoração de um gol.
As perguntas desagradaram os servidores públicos de Cambé, cidade a 385 km de Curitiba. "Vindo de uma universidade federal, é para ficar assustado", afirmou o presidente do sindicato dos servidores municipais, Carlos Aparecido de Melo. Para ele, o concurso subestimou a inteligência dos candidatos.
A cientista política Rosana Nazzari, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, disse que o teste foi uma afronta aos candidatos. "Existe uma cultura histórica no Brasil de achar que as pessoas mais pobres não têm capacidade intelectual."
Das 40 questões, dez eram relacionadas a assuntos de TV e música popular.
Em nota, a UTFPR disse que as questões sobre "temas de determinada emissora televisiva foram extraídas com base em reportagens publicadas junto à revista Veja" [sic]. As demais questões, diz a nota, eram sobre "notícias de atualidade".
Universidade Tecnológica do Paraná esclarece:
Editoria de arte/Folhapress
|
Em e-mail, o Departamento de Comunicação e Marketing da UTFPR esclare:
Em resposta à notícia veiculada no Blog do Louremar Fernandes, com o título “Concurso para gari tem questão sobre novelas e Michel Teló”, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) esclarece que a responsável pela elaboração da prova deste concurso não é a UTFPR, conforme foi citado na matéria, e sim a Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtef-PR) de Cornélio Procópio.
A Funtef contratou uma Banca Examinadora para a elaboração da prova, que é responsável pela formulação das questões. A Funtef de Cornélio Procópio já divulgou uma nota de esclarecimento, no último dia 30 de março de 2012, em que a banca se posiciona com relação às questões da prova.
A Funtef em Cornélio Procópio esclareceu ainda que há mais de cinco anos vem elaborando provas para diferentes órgãos, levando em conta cargos e níveis de escolaridade exigidos.
Atualizado às 11h do dia 05/04/2012 para acréscimo da nota de eslcareciment da UTFPR.
Num País onde um Programa de nome "BIG BROTHER" tem record de audiência em seu horário e uma música de nome "Égua Pocotó" (MC Serginho) vende mais de 1 milhão de cópias, não fico atônito que tema de tamanha insignicância sirva de parâmetro para a aprovação em um concurso público. EDUCAÇÃO JÁ.
ResponderExcluir