A reportagem de O Dia produziu uma matéria, com fotos, onde mostra como
são tratados os garotos da divisão de base do Vasco da Gama.
Devido à precariedade, a Justiça determinou que as atividades do CT do Vasco, em Itaguaí, estão suspensas a partir desta quinta-feira. Em fevereiro, o adolescente Wendel Junior Venâncio da Silva morreu após passar mal no local. O clube terá que cumprir uma série de determinações no alojamento de São Januário em até 30 dias. O Flamengo, Botafogo e Fluminense também estão na mira dos promotores.
“As condições do alojamento de São Januário e do CT são piores do que as da maioria das unidades destinadas a adolescentes em conflito com a lei. O alojamento tem péssimas condições de higiene e conforto, com infiltrações, camas sem estrado, colchões velhos e armários quebrados. Diariamente, a vida desses jovens é colocada em risco quando são transportados para treinar em um ônibus velho, sem cinto de segurança e com buracos no painel devido à falta de instrumentos”, afirma a promotora Clisânger Ferreira Gonçalves Luzes, da Infância e Juventude.
Ainda segundo promotores, os adolescentes reclamavam de fome e se alimentam em refeitório separado dos funcionários do clube, onde a alimentação é inferior.
Garotos dormiam em camas sem estrado |
“As condições são insalubres. Os alimentos, como a carne, não são bem armazenados, a geladeira tem ferrugem”, conta Clisânger. Entre as medidas da Justiça está a interdição do refeitório. Cerca de 60 adolescentes foram obrigados a tomar banho com garrafas pet por falta de chuveiro e usar um único vaso sanitário com descarga.
Leia mais em: Reportagem flagra o descaso com os garotos do Vasco
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com