Da: BBC Brasil
No Brasil, bons tópicos para começar uma conversa incluem futebol, família, filhos e música. Exemplos de tópicos ruins, a serem evitados, são: Argentina, política, pobreza, religião e a floresta tropical. Se alguém lhe interromper enquanto você estiver falando, não se ofenda, porque interrupções são vistas como "sinais de entusiasmo". Conversas longas e animadas são um hábito apreciado pelos brasileiros e eles falam alto principalmente em ocasiões informais - o que em um primeiro momento pode parecer "estranho para ouvidos britânicos".
As recomendações e observações são da Agência de Comércio e Investimentos da Grã-Bretanha (UKTI, na sigla em inglês) e foram incluídas em um guia oficial publicado para ajudar empresários britânicos que querem se aventurar a fazer negócios no Brasil.
Elaborado em momento em que o governo britânico se esforça para ampliar as relações econômicas bilaterais, o guia contém não só informações práticas sobre como lidar com a burocracia e o intrincado sistema de impostos brasileiros, mas também dicas sobre diferenças na etiqueta de negócios e relações interpessoais. Em 71 páginas, expõe de forma curiosa as diferenças culturais entre os dois países.
"A pontualidade, às vezes, pode ser um problema no Brasil, mas você não deve interpretar atrasos como um sinal de grosseria ou desleixo", diz o documento. "Se estiver atrasado para um encontro, deve ligar para a empresa brasileira para avisar seus interlocutores. Mas esteja ciente de que os brasileiros vão estar fazendo piadas entre eles sobre a fama dos britânicos serem pontuais!"
louremar cade o telejornal local da tv mirante que ano passado vc disse que ia ter telejornal na tv mirante de bacabal?
ResponderExcluir