Roberto Carlos está novamente no topo das paradas de sucesso, ultrapassando, inclusive, a mítica marca de um milhão de discos vendidos, o que não acontecia com o cantor há mais de dez anos. A responsável pelo sucesso é a ultrarromântica “Esse Cara Sou Eu”.
Roberto Carlos com Nanda Costa e Rodrigo Lombardi, protagonistas de "Salve Jorge" Foto: TV Globo/Estevam Aavellar |
A música descreve os sentimentos de um homem apaixonado que idolatra sua amada, como deixa claro o trecho inicial (veja vídeo com a letra abaixo): “O cara que pensa em você toda hora. Que conta os segundos se você demora. Que está todo o tempo querendo te ver. Porque já não sabe ficar sem você”.
Ao mesmo tempo em que faz sucesso nas rádios e na TV, a música gerou piadas nas redes sociais. Em paródias no Facebook, internautas postaram mensagens que diziam que o tal “cara” não é romântico, mas um chato, inseguro e dependente da parceira. Piada ou não, a brincadeira levanta a pergunta: o homem descrito na música “Esse Cara Sou Eu” agrada ou afugenta as mulheres?
Ao falar da sua intenção ao compor a canção no dominical “Fantástico”, na TV Globo, Roberto disse que esse homem é, sim, o ideal feminino. “Essa música eu fiz para falar do cara que toda mulher gostaria de ter. E do cara que eu tento ser”, contou o mais popular dos cantores brasileiros.
"Virando um chato"
No entanto, Lana Harari, psicóloga e terapeuta de casais, pondera que a maioria das mulheres só se encanta por um homem assim durante um período do relacionamento. “No início ou no auge da paixão, é possível um parceiro que dê tantas demonstrações derramadas do seu amor agradar. Mas depois isso pode acabar cansando a mulher. Ele acaba virando mesmo um chato”, analisa.
Quando este comportamento ultrapassa o estágio da paixão, a relação pode acabar entrando num terreno perigoso, de acordo com a psicanalista Luciana Saddi, autora do livro “Perpétuo Socorro” (Jaboticaba), que aborda uma crise amorosa. “O exagero da demanda pode acabar resultando em violência. Alguém que passa o tempo todo pensando na mulher exige dela o mesmo comportamento. Ele fica insatisfeito quando ela não dá esse retorno”, pondera. “A paixão se transforma em perseguição”.
Luciana enxerga traços de imaturidade nesse tipo de homem. “Um indivíduo assim pode ser comparado a um bebê vivendo a fantasia aterrorizante de perder a mãe. Ele é dependente da parceira, sua existência depende dela”, avalia a psicanalista.
Para Luciana, os relacionamentos reais ficam longe dessa versão idealizada de amor da música de Roberto. “É uma ideia de que o casamento vai dar tudo o que você precisa. Mas os casamentos são insatisfatórios, porque é impossível atender todas as demandas do outro. E isso não é um problema, mas uma realidade”, pontua a psicanalista.
“Muitas mulheres desperdiçam a chance de ser feliz com um homem legal porque ficam esperando esse cara que dê conta de tudo”, alerta psicanalista. “O risco é que esse cara pode acabar nunca chegando”, finaliza Luciana.
Leia mais em: O homem de "Esse cara sou eu" é o parceiro ideal?
De tanta análise psicológica é que este mundo está pervertido. Analisam comportamentos das crianças, dos pais, das mães, da família como um todo. Foi-se o tempo da inocência e romantismo, da honra e generosidade, e agora estamos no tempo da violência, desreipeito, falta de amor, etc.
ResponderExcluirSe a mulher não gosta de um cara assim, é porque também ela perdeu sua essência.
CARACAS GOTEI DESSE COMENTARIO, TEM MAIS ESSE PSICANALISTA TA PRECISANDO DE UM PSICANALISTA ELE E DOIDO (EU ADORO ESSA MUSICA PARECE ATE QUE FOI FEITA PRA MIM) EU GOSTARIA DE TER UM "CARA" DESSES
ResponderExcluirGostei desse comentário? Será? Esse cara é você... kkk
ResponderExcluirO cara que paga as contas no começo do mês
Que puxa a cadeira do restaurante
Que pega a conta do almoço para pagar
Que abre a porta do carro para você entrar
tãram ram tãmram ram
O cara que fresca a paciênciaaaaaa
que morre de medo de levar chifranciaaaaaa
que toda hora liga querendo saber onde você estaaaaaa
...........
E aí? quem é esse cara? aí menti, tô falando mesmo, hurum