85% dos consumidores compram por impulso | Blog do Louremar

quinta-feira, 7 de março de 2013

85% dos consumidores compram por impulso

Do: site Delas

De acordo com uma pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) realizada em fevereiro, 85% dos consumidores admitem que compram sem qualquer planejamento. Entre os principais motivos apontados para gastar sem pensar estão a ansiedade (47%) e a insatisfação com a própria aparência (44%). Desta forma, quatro em cada dez entrevistados dizem ter consumido por impulso em momentos de baixa autoestima, tristeza ou angústia.


Tamara Lazarini: 15 vestidos pretos e vidros de perfumes que venciam
ainda fechados.    Foto:Cristina Gallo/Fotoarena
Foi assim também com a nutricionista Tamara Lazarini, 34 anos, que passou a gastar ainda mais depois do fim do casamento, quando entrou em depressão. “Comprar era uma alegria momentânea, uma sensação de prazer enorme, parecia que ia resolver a minha vida. Mas logo depois, isso tudo passava. Era algo fora do controle”, assume ela – que, dois anos depois, com a ajuda de terapia, acupuntura e religiosidade – conseguiu controlar melhor as finanças.
Mas nem todos tomam consciência do problema. Muitos acham natural gastar além da conta e nem percebem que, além de não conseguir resolver os problemas emocionais, ainda por cima estão chegando à insolvência.
O psicólogo Mário Ernesto René Schweriner, coordenador do Núcleo de Ciências do Consumo da ESPM, explica que comprar por impulso é apenas um dos mecanismos de compensação para suprir carências que nada têm a ver com o universo material. “Alguns vão para a igreja, outros se tornam workaholics, outros bebem, outros consomem”, explica.

pesquisa do SPC também mostra que a ansiedade por um evento que se aproxima, como festas, jantares e viagens, é a razão mais decisiva para as compras por impulso entre os consumidores de classes A e B. Por outro lado, a baixa autoestima é o motivo mais citado entre os entrevistados das classes C e D. Problemas no trabalho, questões familiares, desilusões amorosas e até tensão pré-menstrual também foram mencionados como motivadores para abusar do cartão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com