De acordo com uma pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) realizada em fevereiro, 85% dos consumidores admitem que compram sem qualquer planejamento. Entre os principais motivos apontados para gastar sem pensar estão a ansiedade (47%) e a insatisfação com a própria aparência (44%). Desta forma, quatro em cada dez entrevistados dizem ter consumido por impulso em momentos de baixa autoestima, tristeza ou angústia.
Tamara Lazarini: 15 vestidos pretos e vidros de perfumes que venciam ainda fechados. Foto:Cristina Gallo/Fotoarena |
Mas nem todos tomam consciência do problema. Muitos acham natural gastar além da conta e nem percebem que, além de não conseguir resolver os problemas emocionais, ainda por cima estão chegando à insolvência.
O psicólogo Mário Ernesto René Schweriner, coordenador do Núcleo de Ciências do Consumo da ESPM, explica que comprar por impulso é apenas um dos mecanismos de compensação para suprir carências que nada têm a ver com o universo material. “Alguns vão para a igreja, outros se tornam workaholics, outros bebem, outros consomem”, explica.
A pesquisa do SPC também mostra que a ansiedade por um evento que se aproxima, como festas, jantares e viagens, é a razão mais decisiva para as compras por impulso entre os consumidores de classes A e B. Por outro lado, a baixa autoestima é o motivo mais citado entre os entrevistados das classes C e D. Problemas no trabalho, questões familiares, desilusões amorosas e até tensão pré-menstrual também foram mencionados como motivadores para abusar do cartão.
Leia mais em: Compra por impulso atinge 85% dos consumidores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com