Salvatore Coluccio, preso em 2009, seguiu os passos do pai na 'Ndrangheta' |
Da: BBC Brasil
Um juiz no sul da Itália está lançando um programa pioneiro para ajudar filhos de líderes da máfia a escapar da vida do crime, ao retirar a custódia das famílias assim que é cometido algum delito.
"Nós precisamos achar alguma forma de romper este ciclo que transmite valores culturais negativos de pai para filho", diz Roberto di Bella, presidente do tribunal juvenil da região da Calábria, no sul do país.
O local abriga um dos grupos mafiosos mais conhecidos da Itália, a 'Ndrangheta, tido por ser o maior responsável pelo tráfico de cocaína da Europa.
Organizações da máfia sempre se forjam com laços familiares. Isso é especialmente verdadeiro no caso da 'Ndrangheta, o que dificulta o trabalho das forças de segurança que investigam crimes.
"Existe um batismo religioso e um batismo mafioso, que confirma o ingresso na máfia em uma determinada idade", diz Antonio Nicaso, que estuda o tema.
"Isso significa que, em geral, filhos de mafiosos, sobretudo os primogênitos, são predestinados a seguir os passos do pai."
Casamentos forçados
Filhas são, por vezes, convencidas a se casar com filhos de outros mafiosos, unindo grupos criminosos por laços de sangue.
"Algumas cartas escritas por mulheres relatam que suas filhas são obrigadas a se casar com homens que não amam apenas para aumentar o poder da família", diz Nicaso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com