Os Góticos e a polêmica do cemitério | Blog do Louremar

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Os Góticos e a polêmica do cemitério

No madrugada do último dia 10, atearam fogo no cemitério localizado no centro de Bacabal, na rua Getúlio Vargas. Como eu disse era madrugada, apenas um pequeno grupo estava no local, era um grupo de Góticos. Sobre eles pesou a acusação pelo incêndio.

Depois que postei a notícia (reveja) recebi dezenas de comentários. A maioria não foi aceita por mim por se tratar de ataques gratuitos, cheios de bobagens e palavrões. Tanto da parte de quem criticava o grupo de Góticos, quanto dos próprios Góticos. O espaço dos comentários não é para promover a intolerância, é para discussão de idéias. Por isso não aceitei os comentários bobos.

Antes do episódio eu já estava com a intenção de fazer uma matéria a respeito. Depois que comecei a ouvir falar desse grupo que se caracteriza por vestir roupas pretas e por frequentar cemitérios.Vida de blogueiro é corrida, há que ter tempo para lutar pela sobrevivência e para escrever. Muita coisa vai ficando anotada sem tempo para a devida conclusão.

Pela internet, um deles fez contato comigo. É o líder do grupo, Ruan atende pelo codinome de VamppDark. Os nomes são assim mesmo, veja outros: Pedro 'Gótico suicida', João 'Pcicodelico', David 'Vampiro das Almas'.

Aproveitei para fazer uma entrevista que segue após esse rápido histórico que conta a origem e filosofia dos Góticos.

Origem do termo 'Góticos'

No século III d.c., os godos - uma confederação de tribos germanicas - invadiu o Império Romano. Foram os primeiros povos germanicos a se converterem ao cristianismo.

Durante a Renascença, os italianos passaram a achar que a arte classica que admiravam havia sido corrompida na idade média pelos cristãos (os godos) e assim passaram a nominar pejorativamente toda arte medieval de gótica. A palavra se tornou sinonimo de tudo que fosse medieval, sombrio e assustador.

Origem do movimento Gótico

O movimento teve início no Reino Unido no final da década de 70. Derivou do pós-punk. No Brasil, o movimento foi chamado de Dark e depois de Gótico. São pessoas que sofrem ou passaram por algo muito forte.A maioria vive em busca da sua Lenda Sentimental, procurando nos seus sentimento uma razão para viver. Os Góticos vivem num mundo de melancolia.

Os Góticos tem fascinação pela noite. Se caracterizam pela estética sombria, e por vestirem roupas pretas e alguns lilás. As pessoas pensam que por frequentarem cemitérios, os Góticos estejam ligados a práticas esotéricas ou pagãs. É uma idéia equivocada.

Os Góticos em Bacabal

Segundo VamppDark, a primeira vez que uma pessoa se apresentou como Gótico na cidade foi em 1994. Depois essa pessoa deixou a filosofia de lado e ser tornou um “Black Metal”.

Hoje em Bacabal, os Góticos são em torno de 16 pessoas. A idade dos componentes vai de 18 a 25 anos.

‘Vampp’ afirma que não é chefe do grupo, pois não se trata de seite, gangue ou qualquer outra coisa, “é apenas nosso modo de vida”.

Por que a preferência por cemitérios?
Vampp Dark -  lá namoramos, recitamos poesias feitas pro nós, bebemos o que dizemos que é a bebida sagrada: o vinho. E o mais valioso, lá encontramos a paz e é uma forma de protesto. É lá que você percebe o quanto são inúteis os nossos esforços nesse mundo capitalista onde todos colocam o sucesso financeiro acima de tudo e esquecem o quanto somos vulneráveis.

A forma de agir diferenciada, é uma forma de contestar a sociedade?
Vampp Dark - Não. os Góthicos apenas se veste assim com Sobretudo roupas pretas e maquiagem pesada apenas para expressar o que sua alma sente, agimos de maneira diferente da sociedade "normal" apenas por sermos diferente.

Por que agem assim?
Vampp Dark - Agimos assim pelo o simples fato de sermos diferente.

Vocês reverenciam os mortos? por que os cemitérios?
Vampp Dark - Não reverenciamos os mortos, mas eles são os únicos que não vão nos contestar. escolhemos os cemitérios por que gostamos de coisas sombrias, lugares escuros que demonstram tristeza e melancolia, onde a nossa dor pode ser sentida.

O que os Góticos fazem durante o dia? as pessoas acham que agem como vampiros,dormem o dia e zoam à noite
Vampp Dark - No dia-a-dia comum alguns trabalham, outros não, por falta de oportunidade. Como tem muitas pessoas que nos veem de um modo diferente e não oferecem empregos, mas os Góticos digamos : são seres muito mais além. Nossa ideologia nos faz ser diferentes de toda outra pessoa "Normal". Mas em termos de Vampirismo... pode até ser verdade ou não (risos) mas na Noite somos sim os denominados ‘vampiros’.

Quais os dias em que vocês se reúnem?
Vampp Dark - Sabe não tem ora marcada mas os dias mais comuns são as sexta-feira para dar aquele ar de Noite Misteriosa onde tudo pode aparecer ... mas nas praças muitos estão lá

Numa noite em que não estão reunidos, qual o programa?
Vampp Dark - Eu particulamente adoro vinho. Eu como Góthico me denomino um "Lord" pois no seculo XVI os "Lord" e "Condes" quando não se reuniam estavam em suas casas apreciando a noite e suas Lady. Adoro ficar só, ter um momento apenas meu. Ter meus momentos nostálgicos e poéticos. Mas tem outros que preferem fazer coisas diferentes.

Gótico casa? só pode casar com outro do grupo ou da mesma ideologia?
Vampp Dark - Sim, Góthico casa. Eu sempre preferi pessoas que tenha a mesma ideologia que eu, na verdade todos os Góthicos preferem. As Góthicas são seres maravilhosos, mulheres lindas, de classe, que sabem se dar o valor de ser uma mulher. Por isso muitas pessoas até invejam os Góticos e acabam criticando. Mas o amor não escolhe cara e nem um estilo de vida, religião ou cultura. Apenas é preciso você transmitir para uma pessoa a mesma coisa que ela sente por Ti... Góthicos são seres profundos e românticos.

9 comentários:

  1. góticos ou ausência de identidade própria? é cidadão brasileiro mais um efeito da globalização, todo mundo tem que ter seus quinze minutos de fama.

    ResponderExcluir
  2. Kkkk...rpz com tantas coisas q já assombra Bacabal ainda tem isso lá é ? Kkkk

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, que cidade de muro baixo, quer dizer muro de cemitério baixo é esse, tem tanta coisa mais importante pra se fazer, tipo ir roçar uma juquira, menino que é isso

    ResponderExcluir
  4. kkkkkk A PERGUNTA QUE TODO MUNDO QUERIA SABER, O LOUREMAR NÃO FEZ! FOI OU NÃO FOI ELES QUE TOCARAM FOGO NO CEMITÉRIO?
    E ESSA DE BEBER, RECITAR POEMAS, ATA, CONVERSA PRA BOI DORMIR RAPAZ....

    ResponderExcluir
  5. rapaz já que esses góticos gostam de ir ao cemitério,eles deveriam aproveitar e da uma roçadinha de vez em quando lá, uma vez que o prefeito só manda limpar em época de finados.....kkkkkk niiiiilllll

    ResponderExcluir
  6. gostei do espaço cedido pelo louremar, com um mundo tão moderno e preciso abrir a mente de pessoas que nao enxergam ou nao querem enxergar que o mundo esta bem diversificado, sejam os goticos, punks, regueiros, gays, ou so roqueiros! buscam seu espaço e precisam almenos do seu respeito! Não ao preconceito! procurem se informar...

    ResponderExcluir
  7. sao adolecentes, ja fui e isso e bom demais, sou mae de um sei como e, agora essa onda de cemiterio ai, bem feito prefeito mande fazer um cemiterio melhor,para os meninos curtir,kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. goticos e uma coisa muito loca mais eu acho que nao foram eles que tocaram fogo no semiterio pq eles nao iriam tocar fogo no lugar em que eles mais ficam se eles tocasem fogo no semiterio aonde e que eles iriam ficar em casa?nao e porisso que eu acho que nao foam eles

    ResponderExcluir
  9. NA VERDADE ISSO TUDO É SO PARA DA IBOPE PQ NAO PROCURAM SABER AS IDEOLOGIAS ANTES DESSES ACONTECIMENTOS É LAMENTAVEL SANTA IGNORACIA.... SOMOS QUEM PODEMOS SER....

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com