Coronéis rejeitam a aposentadoria e criam um problema para o Governo | Blog do Louremar

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Coronéis rejeitam a aposentadoria e criam um problema para o Governo

O Governo do Estado tem um problema sério para resolver na área da segurança pública. Quatro coronéis da Polícia Militar se recusam a serem aposentados. Estão emperrando a fila dos que aguardam promoção.

Os coronéis Saldanha, Uchoa, Adécio e Linhares entraram com ações na Justiça argumentando a inconstitucionalidade da lei que os conduzirá para a reserva remunerada.

O coronel Linhares está um passo na frente. Ele conseguiu que o desembargador Jorge Rachid concedesse uma liminar favorável à sua permanência na ativa.

Os coronéis argumentam que são muito jovens e que ainda podem trabalhar. Na realidade temem perder de 3 a 4 mil reais em seu vencimentos com a aposentadoria. O problema é que ao pensarem em si, estão prejudicando muitos outros. Qual a legitimidade que os coronéis terão para darem ordens a outros oficiais aos quais eles prejudicaram?

O raciocínio é simples. Se ninguém quer ir para casa gozar a aposentadoria, não existirá vaga para que novos oficiais sejam promovidos a coronel. A fila não anda. Muitos serão os prejudicados. Qual a expectativa que um oficial da PM pode alimentar? Até quando os coronéis pretendem ficar? E os outros coronéis (ao todo são 18), ao completarem o tempo seguirão o mesmo caminho ?

A insatisfação é grande e o Governo precisa resolver o problema urgentemente. Se os coronéis terão perda em seus vencimentos é justo que procurem a correção de outra forma e não impedindo que os tenentes-coronéis aptos à promoção cheguem ao último posto da Corporação.

3 comentários:

  1. os oficiais que se acharem prejudicados,que procurem a justiça para retirar os coronéis da ativa,comos eles ganhâo bem não faz diferença.ficar na reserva ou ativa

    ResponderExcluir
  2. Caro Louremar, essa problemática é mais complexa do que pensamos, essas questões de promoções atinge não só os oficiais como também as praças,quer na PMMA, quer no CBMMA. Agora veja só, se a cúpula está insatisfeita com tudo isso, que quase sempre fica com melhor parte do "bolo". Agora, imaginemos as praças que estão na linha de frente, lidando com todas as mazelas, suportando todo o peso na costas? O Governo precisa dialogar com os segmentos envolvidos para discurtir a fim de propor soluções para tais contendas.
    Feliz Natal a todos!!
    Emerson Pinto

    ResponderExcluir
  3. Louremar, estou muito apreensivo com a possibilidade de não ser mais promovido neste final de ano, mas ainda queima a esperança de que a nossa Governadora edite uma medida provisória de natal, beneficiando a todos os tenentes-coronéis e majores do quadro de acesso, com a criação de novas vagas para coronel, em cargos já existentes. Só assim teríamos um fluxo de promoções sem prejudicar ninguém. O que não concordamos é que simplesmente se prejudique os coronéis mais antigos, porque amanhã seremos nós que amargaremos perdas na reserva.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com