O Gabinete Militar e a crise da segurança | Blog do Louremar

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O Gabinete Militar e a crise da segurança

O termo ‘coronel’ usado no âmbito militar, designa um oficial que já está perto do topo na hierarquia. Nas Polícias dos Estados, o maior posto é o de Coronel.

Usado no jargão político, o termo designa o político que usa práticas antigas como a compra de votos e ainda faz uso de amarras das mais diversas para manter o seu reduto cativo e votando nos seus candidatos.

Primeiro dia da paralisação, Pinheiro Filho conversa com os líderes
Durante o ápice da crise da segurança pública, que resultou na greve dos militares,a referência aos coronéis indicava uma classe que estava distante da realidade. Tanto que os coronéis chegaram a produzir um documento em que prometiam retaliação a todos os participantes do movimento, com a decisão extrema de pô-los para fora da Polícia Militar.

Dentro desse contexto houve três nomes que se constituíram em exceção: Ivaldo Barbosa, Francisco Melo e Pinheiro Filho. Os dois primeiros por serem participantes ativos do movimento paradista, o último pela forma como se portou durante todo o processo.

O coronel Pinheiro Filho, com a autoridade e conhecimento de quem já foi Comandante Geral da PM, conduz com diplomacia o Gabinete Militar da Assembléia. Foi ele o responsável pela permanência dos militares em ordem no prédio da Assembléia.
 No dia 8, quando houve a primeira paralisação, Pinheiro Filho se postou na entrada da Assembléia e dialogou com os manifestantes. Foi um momento de tensão onde o Oficial soube impor a sua autoridade sem precisar ser duro. Conduziu os líderes para a reunião que culminou com a trégua e permaneceu na sala de reunião.

Pinheiro Filho (em primeiro plano) na reunião de domingo à noite
com os Coronéis que foram à Assembléia
No dia 23, quando os militares chegaram à noite na Assembléia, lá estava Pinheiro Filho conversando sempre. Em nenhum momento deixou transparecer que havia deixado de ser militar e respeitou a todos os manifestantes. Também, em nenhum momento, arredou um passo da sua função como homem responsável pela segurança da Assembléia. Não fez concessões, agiu com humanidade. Inclusive quando atendeu a solicitação para que disponibilizasse um suporte para garrafão de água mineral.

Hoje todos reconhecem o seu importante papel para que o episódio se desenrolasse da forma como aconteceu. Não houve um prejuízo à estrutura física da Assembléia, não houve um dano sequer a qualquer parlamentar ou servidor da casa. A sua árdua missão não foi desempanhada de forma solitária, ao seu lado estiveram sempre, o tenente-coronel Silmar e o major Marcelo Jinkings.

A prova do reconhecimento vemos pelos vários posts publicados na Imprensa e pelos pronunciamentos de alguns parlamentares. O mais emocionante reconhecimento foi registrado na noite de sexta-feira. Durante a assembléia geral para definir o final de greve, o soldado Prisco em seu pronunciamento elogiou a atuação do Gabinete Militar na pessoa do coronel Pinheiro Filho. Centenas de pessoas aplaudiram e gritaram o nome do Oficial.

É nesses momentos que vemos o preparo de alguns homens para lidar com cargos de chefia. Homens que sabem cumprir ordens sem sobrepujar seus subalternos e que não colocam o Poder acima do Povo. Que sirva de exemplo.

3 comentários:

  1. Caro louremar seu post hoje é a maior referencia para nós militares,sobretudo no interior do estado. Com a sua credibilidade venho informar a vc que coroneis que estariam indo para reserva no fim do ano deram entrada com pedido de liminar para que permanecem nos quadros da corporação até os 70 anos. Tu já pensou esses coroneis ficarem esse tempo todo nas nossas fileiras será o fim da nossa instituição. Vc que acompanhou de perto essa greve sabe bem o preparo dos nossos atuais coroneis e as suas capacidades de gerenciar a corporação. Divulgue esses fatos e vamos ver o que a sociedade pensa.

    ResponderExcluir
  2. LOUREMAR VC COMO UMA PESSOA INTELIGENTE SABE ME INFORMAR POR QUAL MOTIVO ESSES CORENÉIS QUEREM FICAR ATÉ OS 70 ANOS DE IDADE NA CORPORAÇÃO NÃO SERIA MELHOR ELES FICAREM EM CASA DO LADO DE SEUS FAMILIARES PQ TANTA LOUCURA EM QUERER FICAR? TEM ALGUMA COISA ESTRANHA DIVULGUE TENTE INVESTIGAR...

    ResponderExcluir
  3. caro Louremar, há três anos atrás, tive a oportunidade em ser recebido por esta personalidade, e vivenciei de perto a forma cordial e respeitável para com seus subordinados haja vista então que naquela época, ele era o senhor comandante geral da nossa PMMA, isso faz quem tem respeito própio tem luz própia, é o que faz dele um ser admirável, prova esta se deu no episódio paradista.
    Aproveitando então este espaço para parabeniza-lo, e agradecendo pela atenção proferida a este humilde cabo pm.

    CABO PMMA MACHADO 9CI.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com