Meu pai... há 30 anos | Blog do Louremar

sábado, 26 de janeiro de 2013

Meu pai... há 30 anos


Não há tristeza ao lembrar do meu pai.

Há o sentimento de gratidão. Eu e os meus quatro irmãos somos gratos por sermos seus filhos.

Não há um lugar em que tenhamos andado durante toda a nossa vida para não sermos brindados com palavras generosas a respeito do nosso pai. Se em algum lugar nos olharam de cara feia, foi por demérito nosso, nunca do nosso pai.

Adjetivos como  “bom pai”, “honesto”, “brincalhão”, “amigo”, “trabalhador”, “cuidadoso”, “inteligente” a ele são dados por todos  que o conheceram. Como não sermos gratos?

Quantas vezes não fui melhor tratado ao dizer de quem era filho? Muitas. Na maioria das vezes, pessoas que nos conheceram ainda crianças – a mim e aos meus irmãos – sendo conduzidos por suas mãos para o Colégio de Nossa Senhora dos Anjos, nos olham com admiração por sermos filhos de quem somos.

Há 30 anos, no dia 25 de janeiro de 1983, mais do que de repente, ele partiu. Foram dias complicados em que o esperei na porta voltando do serviço, era um costume. Sempre caseiro e dedicado à família, é o nosso ídolo.

Meu pai, Lourenço Alves, deixou a saudade e a certeza de que vale a pena ser bom e justo. Foi uma herança muito valiosa que temos procurado preservar. É um patrimônio que procuramos legar aos nossos filhos.

Não acho que deva escrever sobre questões pessoais depois da notoriedade que este Blog tomou. Mas desde ontem me inquieta essa condição de não falar de uma pessoa tão importante para todos os que o conheceram.

Não há lugar para tristeza. Há a certeza de que ele está bem. 

Música composta pelo jornalista Sérgio Bittencourt para o seu pai Jacob do Bandolim
Nélson Gonçalves - Naquela Mesa by Nelson Gonçalves on Grooveshark

25 comentários:

  1. Estimado "órfão",
    imagino o sentimento que viveu há trinta anos atrás. Tenho a felicidade de ainda ter junto de mim, meu pai e mãe e a cada dia valorizo-os mais ainda pois sei que um dia hão de partir e não mais voltar.

    Abraço fraterno!

    ResponderExcluir
  2. Altaneira e louvável a homenagem feita. Quantos gostariam e não encontram meios de prestar uma reverencia dessa natureza. Não devida a ausencia de meios tecnicos ou de conhecimentos, mas, pelos antecedentes do antepassado não condizerem com o feito.

    josafá bonfim

    ResponderExcluir
  3. nobre amigo lembro-me da fisionomia do seu pai quando ia deixá-lo no colégio , pois também estudava no colégio de Nossa Senhora dos Anjos naquela época .A um ano e meio perdir meu pai e o sentimento de saudades ainda me cerca por isso me solidarizo com você .

    ResponderExcluir
  4. Caro Louremar...
    Solidarizo-me com você, pois também me reconheço nas suas palavras e sentimentos com relação ao meu Pai.
    É muito importante a homenagem que você presta à memória do seu Pai.
    Digo isso por que sei que você também busca andar em conduta honrosa, séria e honesta. E isto sim é o maior reconhecimento, é maior homenagem que um filho pode fazer aos seus pais: mostrar para a sociedade que preserva a história daqueles que te preparam para a vida.
    Muito daquilo que consta nas suas palavras é retrato de vida de muitas pessoas que conhecemos em Bacabal. Pessoas que herdaram muito mais os exemplos de vida, do que patrimônio material. E este patrimônio moral tem sido de extrema importância para muitas pessoas de nossa época, que hoje alcançam conquistas na vida.
    Hoje, mesmo não estando presente em Bacabal, acompanho a caminhada de todos aqueles com quem convivi, daqueles que foram meus contemporâneos nesta Amada Terra.
    Parabenizo a você e a seus irmãos por este belo reconhecimento, e faço minhas (e dos meus irmãos) as suas homenagens e palavras, para trazer à memória o patrimônio moral que o nosso Pai nos deixou, agradecendo a Ele e a Deus pelos frutos que hoje colhemos.
    Um forte abraço a vocês, a seus irmãos e a todos os nossos conterrâneos. Fiquem com Deus. Amém.

    Agostinho Alves de Araujo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo Agostinho, somos (eu e você) de famílias de bem. Isso é o mais importante. Abraços.

      Excluir
  5. Caro amigo Louremar,

    bela e singela homenagem q vc fez para seu amado pai... não tive a honra de conhecê-lo mas, convivo um pouco com vc e tenho o prazer de ser amigo de Lourenço (seu irmão), através dos atos, pensamentos e atitudes de ambos, vejo q ele foi e criou dois homens de bem...

    Que Deus permita que sua familia continue assim, para engrandecer a ações de seu saudoso pai...

    Um abraço...


    XICO Ridley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Ridley. Procuramos corresponder à educação dada pelo nosso pai e nossa mãe. Abraços.

      Excluir
  6. Caro Louremar,
    Leio o seu blog, quase que diariamente, porém hoje ao ler esta mensagem feita em homenagem ao seu pai, tomo liberdade para destatar alguns adjetivos seus e atribui-los tambem ao meu saudoso pai, que diferente da partida do seu, teve sua vida ceifada em um acidente causado por uma pessoa bêbada que o atingiu quando o mesmo estava sentado na calçada de nossa residência.
    Já são 3 anos 6 meses e 26 dias de muita saudade. Meu pai também foi um homem respeitado, um bom pai, bom cidadão, excelente profissional e assim como você, tambem vi muitas portas se abrirem diante de mim ao dizer de quem era filha. Orgulho-me de ser filha desse homem, que mesmo sendo serralheiro, criou cinco filhos, auxiliado por minha saudosa mãe - Sra.FRANCISCA ALVES VIANA MAGALHÃES- com muita decência, dando sempre aos filhos o melhor. Saudade dos passeios no seu chevette tubarão azul que ia nos deixar todos os dias também no Conasa, que nos ensinou a trilhar o caminho da honestidade, do trabalho, do respeito, a encararmos tudo de frente. Meus pais, realmente foram SÀBIOS e nos deixaram um legado digno de ser seguido.
    Obrigada, por esta homenagem feita ao seu pai, pois nela, você acaba por homenagear também a muitos outros pais, inclusive ao meu.Por este motivo, peço licença a você para deixar aqui a minha assinatura em seu texto e fazer de suas palavras as minhas, prestando ao SR. JOSIAS GOMES MAGALHÃES, este merecido reconhecimento público.

    Que Deus o abençoe.

    Charlene Viana Magalhaes Brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Charlene, não peça licença, o Blog é de todos nós. Sinta-se à vontade para escrever sempre. Abraços a você e ao grande Charles.

      Excluir
  7. Louremar eu tambem conheço você e sua familia, talvez não muito na intimidade, mas quando frequentava a casa de D. Zuleide (costureira) sua vizinha, eu via você seus irmão na janela e nunca passa dali, sempre respeitando ordem de seu pai enviada sua querida mãe que até hoje convive com vocês, portando eu Junior filho de Salete tenho orgulho de prestar essa singela homenagem a você por ter lembrado do seu pai, orgulho muito de um pai hoje levar seu(s)ao colegio, o seu sempre ia a pé, porque naquela epoca ou até hoje pessoas honesta não tinha condução de levar seus filhos ao colegio, eu mesmo levei os meus em uma bicicleta ao conasa nos meados de 80, hoje não sei se amanhã ele os lembrará dessa proeza, mas fica aqui a meus agradecementos a você e ao Charles que conheço tambem lembre sempre de seus pais. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, conte sempre com o blog como espaço para se expressar.

      Excluir
  8. bela homenagem, não tive o previlegio de ter meu pai perto de mim, apesar de o msm ser vivo ainda, mas é e smp foi um pai ausente... faço o maximo pelos meus filhos p q um dia eu mereça tal reverência.

    ResponderExcluir
  9. Cheguei em Bacabal no ano de 1974, conheci o senhor Lourenço quando ainda louremar era uma criança e com ele bati bons papos e conversavamos muito sobre as nossas familias. Um cidadão muito delicado e muito respeitador. Um grande cidadão. Com Josias conversei várias vezes, até porque eu era louco para comprar o seu chevet por causa da sua originalidade. Era um cidadão trabalhador, mas quis o destino que morresse sentado naquele mesmo lugar que sentava todas as noites para pegar um ventinho antes de dormir, assasinado por um motorista irresponsável drogado e embriagado. antes desse fato acontecer, uns cinco minutos antes havia passado e ele estava sentado no mesmo cantinho de todas as noites. Não demorei muito a saber do acidente e respectivamente da sua morte. Dois grandes homens, um que teve uma morte quase que inesplicavel e outro que morreu tragicamente.

    ResponderExcluir
  10. Linda homenagem!!!! eramos vizinho estudei com seu irmão. sei como é perder um pai. Halin Trabulsi

    ResponderExcluir
  11. Os filhos, são reflexos dos pais!

    ResponderExcluir
  12. Elciane Luciano28 janeiro, 2013 10:16

    Louremar,

    fui testemunha ocular da dedicação, zelo e amor com os quais sr Lourenço conduziu seus filhos... não me falta à memória a lembrança dele, segurando os filhos pelas mãos, levando-os ao Conasa...e muitas vezes depois de uma noite de trabalho. Mais que merecida esta homenagem!
    Abçs, Elciane Luciano

    ResponderExcluir
  13. Apesar de não ter tido o privilégio de ter um pai presente fica aqui um abraço não só de um amigo,mas alem disso um abraço paternal porque hoje sei o que significado a palavra PAI PRESENTE PARA UM FILHO, e que esta data não seja de tristeza e sim de ALEGRIA relembrando todos os momentos que viveram juntos.

    ResponderExcluir
  14. Me lembro perfeitamente do senhor Lourenço deixando e buscando os filhos todos os dias no conasa (essa imagem eu tenho muito clara na minha mente),o admirava pela dedicação e pelo zelo que o mesmo tinha pela sua familia , a sua perca foi sentida por todos os alunos e em especial por mim pois sem muita explicação sentia por seu pai um carinho especial .
    Obs: lembro do seu guarda-chuva e de uma caixinha de isopor que ele sempre levava .
    Grande abraço irmão.
    Rusthon

    ResponderExcluir
  15. Fui por muito tempo vizinho de sua familia que por sinal, uma familia humilde porém honrada. Lourimar quero compartilhar esta lembrança com você e toda sua familia as coisas boas podem ate passar mais jamais serão esquecidas. Um grande abraço. FRANÇA

    ResponderExcluir
  16. Lembrar do seu pai é lembrar da nossa própria história... Na porta do Conasa, nos trabalhos de grupo, nas festas da turma.

    A homenagem a seu pai é uma homenagem ao nosso passado e uma reflexão sobre o nosso presente... Especialmente em nossa relação com os nossos, agora velhos, pais.

    Obrigado!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com