Corpo de Bombeiros uma promessa antiga | Blog do Louremar

sábado, 6 de abril de 2013

Corpo de Bombeiros uma promessa antiga

Em 1991 o senador João Alberto estava como Governador do Maranhão. O deputado Alberto Filho, então com 3 anos de idade, ensaiava os primeiros passos.
Foto:CastroDigital

Na solenidade do dia 7 de Setembro, na rua Getúlio Vargas, João Alberto puxou do bolso do paletó uma caneta e assinou o que disse ser a criação de um grupamento do Corpo de Bombeiros para a cidade de Bacabal. Se realmente criou, João Alberto não teve força política suficiente para instalar o tal grupamento na cidade. Como diria um amigo: ‘triste do poder que não pode”.

Passados 21 anos, o garotinho Alberto Filho cresceu. O povo deu a ele um mandato de deputado federal. É o mês de setembro, o pai do Deputado é candidato a prefeito de Bacabal. O parlamentar, de braços dados com o deputado Roberto Costa, repete a mesma história do passado. Anuncia a criação do Corpo de Bombeiros na cidade.

Foram muitas as pessoas que quiseram ver no gesto mais do que um ato para alavancar a candidatura do pecuarista Zé Alberto Veloso, pai de Alberto Filho. Passados cinco meses, o projeto de eleição do pecuarista Zé Alberto deu certo. Sobre o Corpo de Bombeiros nem tanto.

O site do programa Fantástico da Rede Globo anunciou no final desta semana uma matéria ampla: “Enquanto o Brasil ainda se recupera da tragédia na boate Kiss, onde um incêndio matou 241 pessoas, o Fantástico investiga: como funcionam os Corpos de Bombeiros no país ?
Veículos em péssimas condições com painéis destruídos, sem rádios de comunicação e sem cintos de segurança. De cada cem cidades brasileiras, só 14 contam com bombeiros! Em muitos lugares, quando acontece um incêndio, a população tem de se virar!”

Alguém tem dúvida de que a cidade de Bacabal vá figurar na matéria? Em duas oportunidades (em dezembro de 2011 e em outubro de 2012) o fogo consumiu um depósito de garrafas e uma vulcanizadora, respectivamente. Nas duas oportunidades, o veículo usado para apagar o fogo foi um caminhão de uma empresa que faz o esgotamento de fossas.

O assunto voltará a ser debatido. Os políticos talvez posem com ar compungido. E só. Ao povo resta aguardar curioso para saber quem será o protagonista de novas promessas.

As notícias que este Blog não deu

Trecho de um site que reproduziu matéria elaborada pela assessoria do deputado Alberto Filho
No segunda quinzena de setembro de 2012, o deputado federal Alberto Filho visitou um prédio que teoricamente serve de base para a Polícia Militar, com o argumento de que ali serviria para a instalação do grupamento do Corpo de Bombeiros. O editor deste Blog preferiu não dar a notícia. Era notadamente um ato de propaganda que favorecia ao pai do deputado.

No dia 5 de outubro de 2012, o editor do Blog estava em companhia do jornalista Abel Carvalho no restaurante do Brasil Pálace Hotel. Era antevéspera da eleição municipal. Discutíamos o assunto, os cenários com a possível renúncia do candidato Zé Vieira.

Bem próximo começou o incêndio na Vulcanizadora União. Soubemos do fato, recebi fotos via celular, mas preferi não divulgar. Não poderia divulgar sem fazer uma crítica aos homens com mandato parlamentar. Teria que citar a falta de interesse dos deputados votados na cidade e do senador João Alberto. Como disse, era antevéspera da eleição. Qualquer notícia, qualquer crítica poderia servir para desequilibrar o pleito. Decidi por não publicar a notícia do incêndio. O amigo Castro, do portal Castro Digital Publicou as fotos que reproduzo neste post.

Se no primeiro momento, não quisemos favorecer o grupo político do senador João Alberto, com a divulgação de um ato claramente publicitário. No segundo episódio, o incêndio da vulcanizadora, apagado com a ajuda de um carro limpa-fossas, optamos por não prejudicar politicamente.

Poucas horas depois o deputado José Vieira Lins renunciou à sua candidatura e se encarregou de definir a disputa da eleição.

As matérias do portal CastroDigital podem ser vistas aqui e aqui

15 comentários:

  1. Ô MINHA BACABAL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no atual momento a maior preocupação é com a nova logo marca da nova adm..é o que estão postando no face.kkkk.

      Excluir
  2. Louremar,so pra completar sua matéria, o dono do caminhão limpa fossa que apagou o fogo das respectivas lojas mencionadas acima foi entrevistado no começo do mes passado pela reportagem do fantástico onde foi feito um acompanhamento da vida dele e como ele apagou o fogo e isso vai ser passado no fantastico tbm,
    essa noticia foi vinculada através dos comediantes do KeKe isso urgente, que através das imagens a equipe do fantástico entrou em contato com o proprietário.

    ResponderExcluir
  3. ISSO FOI NA CIDADE DE BOCOBAL,KEKE ISSO??KKKKK

    ResponderExcluir
  4. É verdade vai falar sobre bacabal tb...o cara do limpa fossa conheço ele..

    ResponderExcluir
  5. Eu não vou perder mais essa chacota da nossa cidade, eita VERGONHA KKKKK

    ResponderExcluir
  6. Fabiana Carvalho06 abril, 2013 23:30

    Como diz a Narcisa:
    AI QUE LOUCURA!
    AI QUE ABSURDO!
    Enquanto não pegar fogo na prefeitura não vai ter corpo de bombeiros.

    ResponderExcluir
  7. Eu amo a minha Bacabal, mais como eu amo a minha Bacabal, eu te amo ninha Bacabal. Ama tanto Bacabal que não tem nada em Bacabal, só as panelas da Taugi pra matar a fome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AINDA BEM. PARABÉNS PARA DONA TAUGI, MULHER SOLIDÁRIA E UMA MÃE QUE NÃO DEIXA O POVO DE BACABL NA MÃO . RUIM COM, PIOR SEM!!!

      Excluir
    2. EM SE FALANDO DE MERDA NÃO HÁ PESSOA MELHOR.

      Excluir
  8. Essa matéria do fantástico que o fogo de bacabal é apagado com merda alheia vai virar chacota nacional pro resto davida dos bacabalenses..... que vergonha do garaio.... impossível não rir

    ResponderExcluir
  9. A exploracao da materia sobre Corpo de Bombeiros poderia ter sido mais ampla no sentido de mostrar que outras capitais onde a comprometimento do governo com a instituicao da resultado. A exemplo disso temos o Estado do Parana, Rio de Janeiro e Brasilia etc.. O fantastico poderia ter mostrado um bom exemplo e nao somente o caus. A sensacao que deu foi que todos corpos de bombeiros estao precarios junto a populacao.

    ResponderExcluir
  10. eu tava no dia do incendio e nao era so um carro limpa foça nao era 3 carros cheio de merda

    ResponderExcluir
  11. CEM MIL BUNDAS CAGANDO, HAJA CAMINHÕES LIMPA FOSSA PRÁ TANTA MERDA.

    ResponderExcluir
  12. Que tal usar MERDA para asfaltar a cidade. A economia seria grande, quanto ao cheiro........

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com