PEC de deputado maranhense é “péssima” para a sociedade, diz Joaquim Barbosa | Blog do Louremar

sexta-feira, 5 de abril de 2013

PEC de deputado maranhense é “péssima” para a sociedade, diz Joaquim Barbosa


Do: Congresso em Foco

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, fez críticas nesta sexta-feira (5) à Proposta de Emenda à Constituição 37/2011, a PEC 37, que atribui exclusivamente às polícias Federal e Civil a competência para a investigação criminal, além de determinar que o Ministério Público não tem como atribuição conduzir apurações sobre indícios de crime. A proposta foi aprovada em comissão especial, com relatoria do deputado Fábio Trad (PMDB-MS).

Joaquim Barbosa condenou o propósito da PEC 37, de autoria do deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), ao participar de aula magna na Universidade de Brasília (UnB). “Acho péssimo, péssimo. A sociedade brasileira não merece uma coisa dessas”, afirmou o magistrado, em rápida entrevista a jornalistas que o abordaram no evento, sem explicar as razões para tal opinião.

Defendida principalmente pelos delegados de polícia, a PEC 37 sofre forte oposição tanto do Ministério Público (MP) quanto de diversas entidades da sociedade civil, que a batizaram de “PEC da Impunidade”. Eles entendem que a emenda, se aprovada, aumentará a interferência política em inquéritos policiais (já que as polícias Federal e Civil são subordinadas ao Executivo); retirará da investigação um organismo – o MP – que em praticamente todo o mundo civilizado participa da apuração criminal; e representará um retrocesso no combate ao crime.
Os delegados rebatem, argumentando que o Ministério Público brasileiro acumulou poderes excessivos, e que não pode, ao mesmo tempo, investigar e oferecer a denúncia criminal à Justiça. A investigação, alegam os defensores da PEC 37, fica contaminada quando exercida por quem tem a incumbência legal de acusar.

5 comentários:

  1. Ficamos aqui discutindo a atuação de parlamentares analfabetos que nada fazem por não saberem, enquanto eu, trabalhador, mais uma vez chego a minha casa às 10h20min, depois do trabalho árduo, e não tenho água na torneira para tomar um banho decente. Os funcionários do SAAE estão desligando o sistema mais cedo para lavar os filtros e dormirem também mais cedo deixando nós, contribuintes, que trabalhamos à noite sem água para um simples banho. Leonardo, meu amigo, veja o que estão fazendo contigo nessa instituição.

    ResponderExcluir
  2. tinha que ser um deputado do MA, que vergonha, mais uma vez......

    ResponderExcluir
  3. CARLOS RORAIMA08 abril, 2013 13:10

    É verdade, caro editor. No mundo inteiro o MP participa das investigações, só no Brasil é que ele faz isto com exclusividade. Se as investigações não estão a contento, que solicite de quem de direito que faça novas buscas e acompanhem estas investigações, agora tomar para sí esta prerrogativa chega a ser absurdo. Se querem ajudar, cobrem das autoridades que invistam na polícia judiciária, assim terão inquéritos de mais qualidade.

    ResponderExcluir
  4. Até agora ninguém sabe porque os delagados querem investigar sozinhos a criminalidade...

    ResponderExcluir
  5. Será o REinício da DITADURA no País??? não sei só sei que o MINISTÉRIO PÚBLICO TEM UMA GRANDÍSSIMA participação nos crimes desvendado... força MINISTÉRIO PÚBLICOOOO...

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com