Eduardo da Eletromil está sendo procurado pela Polícia do Pará | Blog do Louremar

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Eduardo da Eletromil está sendo procurado pela Polícia do Pará

Eduardo, esposa e filho tiveram a prisão preventiva pedida pelo Ministério Público

Os promotores de justiça de Castanhal, Marco Aurélio Lima do Nascimento (área cível), Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares e Daniel Menezes Barros (área criminal) efetuaram nesta sexta-feira (3), a prisão da diretora comercial da empresa Eletromil no Pará, Ana Cristina Gomes de Lima, durante reunião com o Ministério Público em que prestava esclarecimentos sobre as denúncias de irregularidades nas atividades do estabelecimento.

O pedido de prisão preventiva foi movido pelo Ministério Público do Estado (MPE) e acatado pela juíza da 4ª Vara Criminal da cidade, Giovana de Cássia Santos de Oliveira.

O dono da Eletromil, Eduardo Fernandes Facunde, a sócia e esposa do proprietário, Maria Sailene Gomes Facunde e o sócio e filho do casal, Eduardo Fernandes Facunde Júnior também estão no pedido enviado à justiça e ainda estão sendo procurados pela Polícia Civil. O grupo foi acusado pelo MPE de estelionato e crimes contra a relação de consumo, a ordem tributária e de formação de quadrilha ou bando.

Daniel Barros revelou que investigações feitas em conjunto com o Grupo de Prevenção e Combate a Organizações Criminosas (Geproc) do MPE apontaram que Ana Cristina era, na realidade, sócia do dono e foi definida pelo promotor como “braço direito” de Eduardo Facunde. “Ela chegou a abrir uma empresa no nome dela em Abaetetuba, sendo sócio o seu filho”, informou Barros.

O promotor justificou que a prisão era necessária já que “a ordem social no município de Castanhal e em todo o Pará está seriamente abalada, pois nos outros municípios onde funcionam filiais desta empresa, estão ocorrendo várias manifestações”. Ana Cristina foi definida pelos promotores como “pessoa que ostenta vasto patrimônio em Castanhal, que seria incompatível com sua renda se fosse uma simples funcionária da empresa”.

O CASO - Reclamações contra a empresa já haviam sido recebidas na promotoria de Castanhal, mas as denúncias se intensificaram durante o último dia 31 - o que levou o Ministério Público a pedir, de imediato, a medida cautelar que foi executada na quarta-feira. Segundo declarou Marco Aurélio, as irregularidades denunciadas tinham teor parecido. “Mesmo aqueles que eram sorteados ou que concluíam o pagamento de todas as parcelas contratualmente previstas, deixavam de receber o bem imediatamente. Havia atrasos de meses no cumprimento dessa obrigação, sem que o consumidor fosse indenizado ou obtivesse qualquer compensação pelo descumprimento do disposto no contrato”, afirmou o promotor.

Até mesmo os consumidores que receberam algum valor de volta, “também foram prejudicados, pois precisaram aceitar o recebimento de quantias bem inferiores (às vezes menos da metade) a que faziam jus, que ainda eram pagas em muitas parcelas e sem qualquer atualização monetária”, de acordo com os promotores.

A suposta diretora comercial da empresa presa hoje chegou a declarar para o MPE que desde agosto surgiu a dificuldade de realizar os pagamentos. Entenda aqui como funcionava o sorteio de veículos, que era realizado mensalmente. Nascimento esclareceu que para oferecer este tipo de serviço as empresas precisam de autorização do Ministério da Fazenda e também “é necessária a elaboração de um plano de captação de recursos, que demonstre a capacidade econômico-financeira e gerencial da atividade, bem como preste contas ao órgão, a cada 4 meses”.

Para prestar este serviço é preciso, ainda de acordo com o promotor Marco Aurélio, “ter autorização do Estado, pois tal prática consiste em captar recursos em espécie da população”. A Eletromil não possuía nenhum destes pré-requisitos e oferecia “o que se trata de uma atividade comercial exercida ilicitamente e sem o necessário controle do Estado”, afirmou o promotor.
Na opinião de Nascimento, este problema da Eletromil se trata “de uma fraude, de um estelionato, de uma forma de enganar um sem número de consumidores, por meio ardiloso, cuidadosamente pensado, ajustado e executado por estes sócios e gerente da filial da empresa neste município”.

Os promotores estimam que ao menos dez mil pessoas foram atingidas pelos crimes da Eletromil só em Castanhal, calculando o prejuízo total em trinta milhões de reais. A loja é acusada de ser apenas uma fachada para enganar os consumidores, uma vez que não havia mercadoria no estoque para atender às demandas.

Fonte: Ministério Público do Pará

15 comentários:

  1. E em Bacabal este Eduardo posa de figura importante e bem tratada pelas autoridades de todas as esferas. Mas como sabemos, santos de casa não obram milagres, foi preciso as verdadeiras autoridades de outro estado perceber algo errado pois, aqui em bacabal toda a população sabia, menos as autoridades, é claro.

    ResponderExcluir
  2. Quando eduardo era rico , todo mundo babava, agora todo mundo cai fora, Esse mundo é cruel, Vamos nos reunir e doar 5 mil por pessoa!

    ResponderExcluir
  3. TUDO MENTÍRA!!!
    CESAR BRITO E EDUARDO PARA PREFEITO DE BACABAL!!!

    ResponderExcluir
  4. kkkk, loucura pouca é bobagem! Um bom exemplo de es-te-li-o-na-to!

    ResponderExcluir
  5. esse anônimo que est´q dizendo que tudo é mentira, está completamente por fora das notícias, talvez as busque apenas nos blog's, pois no jornal do maranhão esta notícia do Eduardo "o magnata da eletromil", foi publicada com detalhes e ainda mostraram as pessoas prejudicadas que teriam que recorrer á delegacia e aos juizados de pequenas causas. informe´-se melhor, ou então vc recebeu sua moto no primeiro pagamento. E o que Cesar Brito tem com Eduardo? Apenas a dinheiramo dos cofres públicos.

    ResponderExcluir
  6. Deus ME PERDOE SE EU ESTIVER ERRADO, MAS ELE ESTA COLHENDO O QUE ELE PLANTOU..

    ResponderExcluir
  7. Sou uma cliente da Eletromi,mas nem por isso eu critico a situação de Eduardo,pq hj ele se encontra nessa situação,mas antes as pessoas fikvam adorando,logo pq ele tinha dinheiro e hj vc só vale o que vc tem.Sem lembrar que muitos Bacabalenses hj moram em baixo de tetos conseguidos através da ELETROMIL.Verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podem ate morar embaixo do teto conseguido através da ELETROMIL...Mas foi de graça isso,ninguem pagou por isso?Ou foi presente do dono?

      Excluir
  8. vaqueiro de um fazendeiro que ofereceu até a filha08 fevereiro, 2012 10:29

    hoje fica demonstrado que a sociedade de bacabal é uma das mais hipóclitas ja visto em sua história, quem não lembra das homenagens prestado ao grupo. aquelas milhares de pessoas reunidos no centro cultural apladindo o empresário, os fazendeiros e empresário botando até tepete vermelho pra ele passar em cima,tinha fazendeiro e comerciante que oferecia até as filhas pra ele se saciar. isso tudo é só um pouco que a sociedade mediucle se comporta, mais tem as excessões, não dar pra esquecer do seu concorente que tambem ta sentino na pele as mesmas alfinetadas, onde eram convidados pra todos tipos de eventos, onde sua esposa se reinava de luxo, ao mesmo tempo brega, porque quem nasceu pra ser pobre morre pobre, hoje afirmam-se até pé-de-pano na jogada, mais isso é problema deles. ja se sabem que todos ja moram fora. se um dia votarem a bacabal com dinheiro não se espante, pois os que se dizem grandes na cidade vão botar tapete vermelho na entrada. isso é a sociedade bacabalence a qual tenho que pertencer.

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda vou ver Ele estalando antena encima de casa.....

    ResponderExcluir
  10. Ele tá pagando todas as humilhações que fez os seu funcionarios passar aquele arrogante,todo cartigo para ele é pouco.Bem feito......

    ResponderExcluir
  11. isso e uma bola de neve,o patrimonio que passou pelas maos de eduardo nunca foi dele e sim dos clientes.na verdade nao tinha lucro a cada ganhador era metade de um bem a mais que ele devia

    ResponderExcluir
  12. CADÊ O MONTE DE SANGUE-SUGAS QUE NÃO SAÍAM DA CASA DELE?

    SE FARTARAM !!!

    ResponderExcluir
  13. Q. pena durou tão pouco tempo a pouse da riqueza

    ResponderExcluir
  14. Tudo falado aí ao lado e pura verdade, o povo foi enganado mais uma vez, o brasileiro tem memória curta, vai passar uns tempos escondido e quando voltar vem cantando de galo.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com