Um desabafo nas redes sociais | Blog do Louremar

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Um desabafo nas redes sociais


Um texto de autoria de Lucas Santos, Editor de Imagens,  circula nas redes sociais, em especial no Facebook, analisando o momento administrativo da cidade de Bacabal. O texto foi publico por ocasião da comemoração de emancipação da cidade e tem sido muito discutido e comentado. Por isso este blog reproduz :

Há séculos populações do mundo inteiro são mantidas conscientemente inertes pela política do pão e circo, como ficou conhecida. Uma política que foi criada pelos antigos romanos, que levava comida e diversão ao povo e era o modo com o qual os líderes lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel e conquistar o seu apoio.

A frase pão e circo teve origem na Sátira do humorista romano Juvenal por volta do ano 100 D.C. e no seu contexto original, criticava a falta de informação do povo romano, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos e só se preocupava com o alimento e a diversão. O governo romano precisava diminuir a insatisfação do povo contra os governantes e resolveu organizar espetáculos sangrentos, como os combates entre gladiadores que eram promovidos nos estádios para divertir a população, durante esses combates, pão era distribuído gratuitamente aos espectadores.


O que vemos hoje é o que podemos chamar de uma modernização da política do pão e circo. Ao invés de gladiadores se matando em arenas, vemos grandes bandas e artistas sugando os cofres públicos ao realizarem apresentações em praças, muitas vezes cobrando cachês e fornecendo notas com cifras bem acima dos valores reais de mercado. E ao invés de pão, os governantes embriagam a população com bebidas alcoólicas distribuídas sem distinção.

Em Bacabal é exatamente isso que acontece. Enquanto a população em geral sofre com ruas esburacadas, saúde precária e serviços públicos oferecidos muito abaixo do que se considera ao menos aceitável. O poder público se preocupa em trazer atrações para que lotem o Centro Cultural de pessoas, assim transmitindo uma falsa impressão de satisfação do povo para com o governo.

Mas não é correto comemorar datas festivas de um município como o seu aniversário? Poderia até ser aceitável, correto, acredito que não. Aceitável se o município oferecesse aos seus munícipes o que realmente comemorar. O que estávamos comemorando ontem em Bacabal? Um novo governo? Que se vangloria de praticar pagamentos em dia, uma coisa que não passa de uma mera obrigação do poder publico? Ou será que estávamos comemorando a situação deplorável que se encontram as nossas ruas, com buracos que mais parecem abismos e que só trazem prejuízo e transtornos para a população? Ou melhor, será que estávamos comemorando denuncias diárias de negligencia na saúde e constantes mortes nas casas de saúde que deveriam ofertar ao moradores salvamento e não condenação.

Para o administrador e todos os seus pares, ver uma praça lotada de pessoas que estampam em seus rostos sorrisos que por alguns horas forçam a mente a esquecer as dificuldades enfrentadas em uma cidade como Bacabal, é motivo de comemoração e de vitória para eles que transformaram a essência de administrar para o povo, em uma brincadeira de criança, tentando agradar a todos afagando os seus egos feridos com pão e circo. Ou melhor, apenas com circo.

Mas a grande pergunta  é: Quem nesse circo são os verdadeiros palhaços? O povo ou quem os ludibria com distrações, para que depois possa lhe roubar o pouco de dignidade que ainda lhe resta.
Política do pão e circo, alimentando as mentes vazias, pobres de cultura, respeito próprio, amor ao próximo e a coletividade, a centenas de anos. Parabéns Bacabal e parabéns ao nosso povo.

11 comentários:

  1. Parabéns Lucas Santos pela autoria do texto!
    Muito bom, vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, Lucas, vou observar seu comportamento da qui pra frente, cuidado com uso indevido do "a", os artisgos são uma pragas, as vezes a gente uso artigo onde deveria usar o verbo haver no sentido de tempo passado, mas isso não tira o brilho do texto

    Parabens!...

    ResponderExcluir
  3. parabéns.verdades ditas,verdades aceitas.

    ResponderExcluir
  4. Este texto reproduz a mais pura realidade, não só de Bacabal, mas de todo o País. Teria sido muito mais proveitoso ter investido esse dinheiro gasto em comemorações pelo aniversario de Bacabal em, no minimo, uma operação tapa-buracos, porque convenhamos meus irmãos bacabalenses, as ruas de nossa cidade estão intransitáveis. Um exemplo bem nítido é a Frederico Leda que está praticamente cortada próximo ao semáforo da Getulio Vargas. Este é apenas um exemplo. Acho que primeiro deve vir as obrigações para depois sim, vir as comemorações (PM/94).

    ResponderExcluir
  5. Belo texto, realidade pura não só neste caótico município mas em boa parte de todo país.
    Infelizmente o povo tem grande "culpa" da deplorável situação em que vivem, pois são responsáveis diretos pelos seus representantes...
    O Exmo Sr Prefeito desta "cidade" em seus discursos pobres, não fala em outra coisa se não o de oferecer aos seus, festas, festas e festas...Não há nenhuma manifestação, cobranças por dignidade por parte do povo,...

    E o ciclo vicioso continua..

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o texto,agora como mudar essa pratica milenar dos governantes?

    ResponderExcluir
  7. Concordo com vc Lucas Santos, mas só que isso não acontece somente em Bacabal e sim em todo o Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Lucas, Você está de PARABÉNS pelas sábias palavras escritas. A muito tempo nossa cidade vem sendo massacrada e nossos representantes simplesmente se Esquecem. Até quando teremos que passar por isso?
    POLÍTICA DO PÃO E CIRCO, já está na hora de ser esquecida. ACORDA BACABAL.

    ResponderExcluir
  9. Texto razoável...resta saber de onde foi copiado.poia os esqueletos,lembram bem os macaquinhos da campanha nacional da "não violência a exploração sexual contra a criança e o adolescente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc se preocupa em saber de onde a imagem foi copiada... quanta preocupação com sua cidade, com certeza vc faz parte dessa corja e corruptos.
      Tá recebendo algum???

      Excluir
  10. Com relação a politica de pão e circo, isso é mundial. Olhem onde o futebol é realizado.Os estádios não parecem com o coliseu? E vejam todos os programas assistencialistas do governo.Não parecem algo parecido com do pão?

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com