Do: Último Segundo
Nos últimos quatro anos foram acrescentados ao currículo da educação básica mais sete conteúdos obrigatórios. Em 2007, uma lei introduziu direitos das crianças e dos adolescentes. Em seguida, em 2008, entrou história e cultura afro-brasileira e indígena. Logo depois, vieram filosofia e sociologia – estas como disciplinas para o ensino médio – e, ainda naquele ano, música. Em 2010, uma emenda somou artes regionais e um decreto estabeleceu educação financeira.
Para cada novo componente foi dado um prazo de adaptação válido para escolas públicas e privadas. A obrigatoriedade do ensino de música começa no próximo mês de agosto, mas o Ministério da Educação (MEC) criou apenas este mês um Grupo de Trabalho para estabelecer a metodologia de implantação do conteúdo. Enquanto isso, algumas redes contrataram profissionais, outras investiram em projetos fora do horário de aula e a maioria ainda não se adaptou.
Leia mais em: Música é um de sete novos conteúdos obrigatórios nas escolas
Enquanto isso, em Bacabal a Escola de Música ainda não convocou os alunos para o início das aulas. Conforme alertei, é uma escola que expede diplomas no estilo das organizações 'Tabajara' que só servem mesmo para posar pra foto. Se existisse o interesse da Secretária de Cultura, Carmem Xavier, em transformar a Escola em uma entidade de ensino técnico, a coisa seria bem diferente. Os alunos terminariam o curso com a certeza de que poderiam ser absorvidos pelo mercado de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com