Juiz de São Mateus julga errado e quase provoca um confronto agrário | Blog do Louremar

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Juiz de São Mateus julga errado e quase provoca um confronto agrário

Moradores de Diamantina montaram barricadas com palmeiras
O juiz Marco Aurélio Barreto Marques se julgou incompetente para decidir sobre uma reintegração de posse no município de Alto Alegre.

O juiz já havia decidido pela reintegração de uma área de 1.200 hectares, no povoado Diamantina,em favor da empresa KBF Participações. Comunicada para dar garantia, a Polícia Militar já tinha uma operação preparada com a participação de 100 homens do 15ºBatalhão e do Batalhão de Choque da capital. A operação seria dia 26 de abril.

Na área em questão há aproximadamente 40 famílias que se recusam a sair. Eles movem uma ação em que pedem a desapropriação para fins de reforma agrária. O Incra já sinalizou que isso é possível. Como há interesse da União no imóvel, a causa deve ser apreciada pela Justiça Federal.

Bem que o juiz Marco Aurélio poderia ter sido mais diligente e feito um levantamento da situação antes de decidir em favor da empresa KBF. Por pouco não houve derramamento de sangue. No dia 17 de março, depois que o juiz Marco Aurélio deu ganho de causa à empresa, os advogados Nagib Moreira Lima Neto e Luiz Fernando Pires, resolveram contratar trabalhadores e levaram para fazer a limpeza da área. Os moradores do local insatisfeitos, temerosos de serem expulsos da terra, puseram os juquireiros pra correr e armaram barricadas. Policiais Militares de Bacabal, comandados pelo Major Eriverton, precisaram ir até o local para contornar a situação.

Para a operação de reintegração que estava prevista, até ambulâncias foram solicitadas, já que não se previa um desfecho pacífico. Para o juiz fica o alerta: cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com