Política se faz com elegância | Blog do Louremar

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Política se faz com elegância

Tudo na vida requer elegância. No vestir, no andar, principalmente no tratar com as pessoas.

Há poucos dias, encontrei um grupo de pessoas estupefatas com o comportamento de um assessor do prefeito Raimundo Lisboa. Em um grupinho que se formou em frente à Secretaria de Finanças estava o tal assessor quando passa o pecuarista Zé Alberto, que anda sonhando acordado com a possibilidade de ser candidato a prefeito. O assessor de Lisboa, “analisando” o cenário político disparou: Lisboa já disse na fazenda dele que você não serve nem pra ser vice.

São comportamentos como esse que contaminam as relações entre os seres humanos com as mais terríveis pragas que a humanidade busca expurgar: a intolerância e o ódio. Depois do episódio, que o pecuarista sonhador encarou com um sorriso forçado, a maioria dos presentes se mostrava indignada com a abordagem. Embora tenha feito a coisa parecer natural, Zé Alberto remoeu durante dias a colocação indigesta do rapaz que, sem predicados para se firmar na vida, busca um pouco de luz no poder. Imagina ele que, o poder que blinda os chefes políticos pode irradiar para os asseclas a mesma luminosidade. Não é verdade.

Também não é verdade a colocação feita sobre o prefeito Lisboa. Quando comemorou o seu aniversário em uma de suas fazendas, já contagiado pela emoção, regada por líquidos de origem escocesa, ele comentou o cenário político admitindo em seu grupo 3 candidatos: Júnior do Saae, Taugi Lago e Nonato Chaves. Nessa ordem.

- E o Zé Alberto? Ele quer ser candidato, acentuou alguém. Ao que o Prefeito retrucou para todos ouvirem: Zé Alberto não é candidato do nosso grupo. Quem estiver com ele deve procurar outro caminho.

Embora seja um administrador carente de todas as condições para ser considerado de qualidade, é preciso ser justo e admitir que o homem Raimundo Lisboa não é dado a perseguições nem a rancores. Foi vítima durante muito tempo da intolerância de muitas pessoas, algumas delas hoje são seus mais próximos companheiros. Foi um homem pobre que hoje vive cercado de luxo e riqueza. Esqueceu o quanto pena um ser humano sem condições financeiras, seja para ter acesso a educação, a saúde, a emprego. Mas alguns ensinamentos ele preserva. O respeitos ao falar das pessoas é um deles.

E é disso que a sociedade precisa. De respeito uns para com os outros. Principalmente no mundo da política. Onde estão seres escolhidos para guiar a vida de milhares de outros seres. Embora Zé Alberto tenha encarado o episódio da praça Catulo da Paixão com uma falsa naturalidade, durante os dias que se seguiram remoeu a coisa. Tanto que na primeira oportunidade, o deputado Alberto Filho tentou colocar o tem em discussão. Numa reunião na Prefeitura, a primeira em que se falou na construção da nova rodoviária, ele tentou entrar no assunto. Foi tolhido pelo senador João Alberto. Sabedor que a reunião poderia descambar para um racha, João Alberto interrompeu o jovem deputado dizendo que não era o momento de divergências e sim de união para construir obras.

16 comentários:

  1. Esse assessor é corajoso. Rsrsrsrsrsrsrsrs Com certeza é capaz de fazer qualquer coisa a favor do patrão.

    ResponderExcluir
  2. José Roberto Dias Carvalho, eleitor de Lisboa27 junho, 2011 20:51

    Essa sua matéria parece mais um conto literário. Você é um pouco comico e não faz os seus comentários com firmeza de um profissional que é lido diariamente por centenas de pessoas esclarecidas.Em se tratando de Zé Alberto, precisa você saber que ele é um cidadão de respeito e só burro não entende que a sua expressão "sonhador" soa com um certo tom de deboche. Precisa você saber também, que todos temos o direito de sonhar e o sonho de ser prefeito não é somente dele, é de meia duzia de pessoas e algumas sem dinheiro, sem voto e sem prestigio. Quanto aos comentários da fazenda do Dr. Lisboa é porque tem meia duzia de pessoas inescrupulosas e maldosas que frequentam a sua casa na intenção de ouvir e espalhar tudo o que é comentado.Um pouquinho mais de profissionalismo nos seus comentários te faria mais competente.

    ResponderExcluir
  3. Caro José Roberto,agradeço por você ler o blog. Entenda:
    1. Enquanto esse senhor não for indicado como candidato, será um sonhador. No momento, nem o grupo ao qual ele pertence, está amparando a sua candidatura. É ou não é um sonho?
    2. Sonhos devem ser concretizados por aqueles que os sonham. Não disse no post que esse não o será.
    3. O problema é que algumas pessoas veem deboche em tudo. Repito: Zé Alberto vive sonhando acordado com a possibilidade de ser prefeito. E ele mesmo não esconde isso de ninguém.

    ResponderExcluir
  4. Ambos ai emcima estao errados ze alberto eg um dos homens mais inteligentes q tem em bacabak prova eh o filho deputado federal quem ra songando eh o dr junior

    ResponderExcluir
  5. Ze alberto X dr junior analizem.

    ResponderExcluir
  6. Todos tem o direito de sonhar,não custa nada, até de ser prefeito, ha os que se declaram, outros não, está na vontade do sonhador. Não vejo competência nenhuma para tal cargo, basta cair na simpatia do povo, a prova maior foi do Deputado vendedor de limão, o Ceará hoje no ostracismo e tanto outros despreparados existente na politica do Brasil, do Maranhão e Bacabal.

    ResponderExcluir
  7. José Roberto Dias carvalho28 junho, 2011 13:26

    Macabeu, a eleição de Ceará foi o maior acidente politico que ja houve em Bacabal. Um protesto burro do povo. Ou do povo burro. Na época o protesto deveria ser feito elegendo Dr. Bento Vieira que era candidato. Nosso povo não será tão burro ao ponto de votar em alguém igual a um Ceará da vida. O Ceará foi tão insignificante que quase ninguém lembre do senome.

    ResponderExcluir
  8. Noooooossa Senhoooora. Quem vai protestar votando em Doutor. Principalmente num Doutor arrogante. Protesta-se votando em macacos, rinocerontes e, em pobres. Exatamente pra afrontar os ricos que não fizeram o que prometeram. A eleição de Ceará foi a maior demonstração de serenidade dos eleitores do Maranhão, principalmente de Bacabal.

    ResponderExcluir
  9. De qualidades para ser Prefeito, o cidadão José Alberto só tem a vontade política. Trabalhos para a população se tem eu desconheço. Na verdade, destes que estão a postos no grupo do Prefeito/Senador apenas Taugi Lago tem algum trabalho social feito sem está investida em cargos, mas muito timidamente.

    ResponderExcluir
  10. O engraçado é que o sr José Roberto, não comenta da péssima administração de seu prefeito, ou ele é CC da prefeitura ou cego político que não quer enxergar as tantas burrices cometidas por este administrador. Ou é mais um no tapete dos capachos políticos desta cidade. Acredito que o povo de Bacabal não é burro, mas talvez tenha se deixado levar pelas propsotas deste atual administrador,incompetente e corrupto em sua legislação. Paulo Roberto da Silva.

    ResponderExcluir
  11. José Roberto Dias Carvalho, eleitor de Lisboa ...
    Meu amigo, tenho o desprazer de saber que existe alguém aqui em Bacabal que tem coragem de defender este medíocre prefeito. Muito pior do que o Ceará, é verdade. O maior acidente político da história de Bacabal foi a reeleição desse homem que está à frente da prefeitura. Tudo bem que vc deve ser mais um dos que ganham um salário mínimo para dar a vida em defesa dele, mas paciência, vamos ser honestos, e sinceros acima de tudo. Eleitor dele como vc aqui em Bacabal não tem meia dúzia. Seja mais realista, e vc sim, seja menos sonhador! Olhe para a coletividade e deixe de lado a individualidade! Esqueça os R$ 545,00 que vc recebe ( e ainda assim, atrasado ) e olhe para o Socorrão, para o funcionalismo público sem receber salários em dia; a situação das escolas, muito precárias; a dívida que ele contraiu de quase 3 milhões para a prefeitura; a cidade completamente cheia de buracos, os quais começam a ser tapados com "areia preta"; a saúde, que na verdade, não tem saúde... e outras coisas mais, que se for colocar, passo o dia inteiro e não termino!
    Roberto da Silva Estélio.

    ResponderExcluir
  12. José Roberto Dias Carvalho, eleitor de Lisboa29 junho, 2011 14:04

    Caro Estelio
    Você talvez não seja a pessoa apropriada e e nem muito inteligente a ponto de analisar comentários. No meu comentário, o primeiro, não defendi Dr. Lisboa. Me limitei a falar sobre a matéria que foi feita sobre o sonho de Zé Alberto, que se você não sabe, não é capacho de Lisboa, é um dos maiores cidadãos de bem de Bacabal, um grande empresário, pai de familia exemplar, uma reserva moral viva do nosso município.Quando se fala de um homem digno, se deve falar, mesmo que seja criticando, mais que seja com responsabilidade.Por outro lado, você é tão mediocre quer comparar Dr. Lisboa com Ceará que foi um zero a esquerda...faça-me o favor.Quanto a Lisboa, falei apenas que tem meia dúzia de pessoas que se infiltram em sua residencia para espalaharem tudo o que ouvem. São os maus caráter infiltrados onde não devem.

    José Roberto Dias Carvalho, eleitor de Lisboa.

    ResponderExcluir
  13. José Roberto Dias Carvalho, eleitor de Lisboa29 junho, 2011 14:10

    Caro Louremar
    ainda bem que tem esse teu blog em Bacabal para que possamos discutir opinião. Ao levantar pela manhã e ao deitar à noite, tenho que abri-lo para ver as novidades.Assim como eu tem centenas de pessoas que diariamente fazem o mesmo.

    ResponderExcluir
  14. sou+Zé Alberto para melhoria da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  15. Gostaria q o Ministério Público sequestrasse todos os bens do prefeito, deixasse ele na miséria de onde ele nunca devia ter saído. Nós funcionários só devemos a duas pessoas, DEUS E O MUNDO.Qdo um dia recebermos nosso mísero salário ñ vai dar pra pagar nem os juros q o Banco do Brasil cobra dos emprestimos consignados. Isso é uma miséria! Mais qdo ele ñ se preocupou nem com a família dele, vai agora se preocupar com a família dos outros? até parece. Só sei dizer q o q é dele tá assando!

    ResponderExcluir
  16. dizem que somente junior pode ser o candidato de lisboa pois só ele segura as pontas do prefeito , mas gente o dinheiro é do povo,mas como diz bóris "isto é uma vergonha"

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com