A pobreza do Maranhão no Jornal Nacional. Nada de novo. | Blog do Louremar

sábado, 19 de novembro de 2011

A pobreza do Maranhão no Jornal Nacional. Nada de novo.

O Jornal Nacional, da tv Globo, mostrou ontem uma reportagem sobre a pobreza no Maranhão. A cidade escolhida foi Vargem Grande, com seus 50 mil habitantes.

Trinta e seis por cento da população da cidade vivem com renda de até 70 reais. O que é considerado ‘extrema pobreza’.

Não vimos novidade alguma. A reportagem mostrou o que há em todas as cidades do interior maranhense. Numas em maior intensidade do que em outras: gente morrendo de fome, esgoto a céu aberto, falta de hospital, falta de coleta de lixo, casas de taipa e falta de escola.

É um panorama que nos acostumamos a ver. Esse é o problema. O povo se acostuma e se acomoda.

Não contesta que seja desumano ver nossos conterrâneos vivendo nessas condições.

Quando alguém levanta a voz num microfone de uma rádio comunitária, de uma associação de moradores ou se põe a escrever em um blog, aparecem logo os políticos e puxa-sacos com a história de que “tem interesse político por trás dessa história”.

É lógico que há. Há interesse de que haja uma política mais séria. Interesse de que haja políticos mais sérios. Em todas as esferas.

Ao final da matéria de ontem foi citada uma nota em que o Governo do Estado, segundo a repórter dá “ algumas explicações que influenciariam nesse resultado de o estado ter a menor renda média familiar, de acordo com o IBGE.

Uma das explicações seria o fato de que, no estado, as famílias têm muitas crianças e adolescentes, o que significa menos gente trabalhando, por isso um salário menor e renda mais baixa.

A outra explicação seria a grande concentração da população na zona rural, onde os salários são mais baixos e as rendas também”.

Veja a matéria

4 comentários:

  1. Que desculpa mais esfarrapada essa do governo. É bom lembrar que esse não é um fato isolado no Estado.

    ResponderExcluir
  2. Realmente essa é a realidade de todo o Maranhão que só possui políticos corruptos que não pensam na população e pensam que todos acreditam no que eles falam será que pensam q todo mundo é ingênuo mas o povo não acredita em justificativa mentirosa, quer dizer q o povo é culpado da pobreza? Culpado são os políticos que não investem princialmente em Educação que é a base de todo crescimento da sociedade.

    ResponderExcluir
  3. É FACIL DIVULGAR UMA NOTA COLOCANDO A CULPA NAS MULHERES, ÁS CHAMANDO DE PARIDEIRAS ,DEIXANDO DE ASSUMIR QUE É PURA FALTA DE ADMINISTRAÇÃO POLITICA POIS ESSA FAMILIA GOVERNA O MARANHÃO POR MAIS E MEIO SECULO,DE QUEM E A CULPA AFINAL...POIS O POVO OS ELEGE ESPERANDO QUE GOVERNEM PARA MELHORAR O NOSSO ESTADO,E, ELES DESDENHAM DA POPULAÇÃO,ATE QUANDO O MARANHÃO SERA MOTIVO DE COMPARAÇÃO MEDIOCRE...

    ResponderExcluir
  4. COITADAS DA MULHERES!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, fique à vontade para criticar e sugerior. Denúncias podem ser enviadas para louremar@bol.com.br ou louremar@msn.com